Ensino MédioBolas idênticas em linha

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
paulo testoni
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1937
Registrado em: Qui 26 Out, 2006 17:01
Última visita: 09-02-23
Localização: Blumenau - Santa Catarina
Contato:
Dez 2019 10 14:37

Bolas idênticas em linha

Mensagem não lida por paulo testoni »

De quantas maneiras podemos arranjar 4 bolas vermelhas idênticas, 4 bolas azuis idênticas e 4 bolas verdes idênticas em fila de tal forma que cada bola seja a adjacente a pelo uma da mesma cor? R; 120



Paulo Testoni

Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: Qua 18 Nov, 2009 20:24
Última visita: 15-08-22
Dez 2019 20 10:13

Re: Bolas idênticas em linha

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

Bom, para que as bolas sempre tenham pelo menos 1 identica de mesma cor, só podemos agrupá-las de forma que fiquem sempre 2 de mesma cor juntas ou as 4 de mesma cor juntas, pois se por um acaso 3 ficassem juntas, a 4ª bola ficaria isolada. Podemos considerar que existem então 6 pares de bolinhas coloridas, sendo que estes pares possuem repetições.
Assim, temos que calcular as permutações de 6 elementos, sendo que possuem 2 elementos vermelhos iguais, 2 verdes iguais e 2 azuis iguais:
[tex3]P_6^{2,2,2}=\frac{6!}{2!.2!.2!}=\frac{6.5.\cancel{4}.3.\cancel{2}.1}{\cancel{2}.1.\cancel{2}.1.\cancel{2}.1}=6.5.3=90[/tex3]
Bom, essa foi a solução que encontrei, não bateu com teu gabarito. Pelo menos a ideia de agrupar em pares me parece fazer bastante sentido, se alguém puder me indicar onde ficou o furo do meu raciocínio eu agradeço.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”