Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioGeometria Plana - Área da região hachurada Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joaovitor
sênior
Mensagens: 31
Registrado em: 16 Out 2019, 17:39
Última visita: 17-04-24
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Out 2019 19 16:20

Geometria Plana - Área da região hachurada

Mensagem não lida por joaovitor »

Na figura, [tex3]ABCD[/tex3] é um quadrado de área igual a 225 cm², [tex3]E[/tex3] é o ponto de interseção entre a diagonal [tex3]BD[/tex3] e o semicírculo de diâmetro [tex3]AD[/tex3] , e o segmento [tex3]CF[/tex3] é tangente ao semicírculo. Sabendo-se dessas informações, qual é a área do triângulo hachurado formado pelos pontos [tex3]DEF[/tex3] ?
Resposta

22,5 cm²
Anexos
Quadrado ABCD.png
Quadrado ABCD.png (8.26 KiB) Exibido 1722 vezes

Editado pela última vez por joaovitor em 19 Out 2019, 17:54, em um total de 1 vez.
"Então persite
A mente é fértil, pra sonhar não tem limite"

- Mc Kevin
Avatar do usuário

DanielDC
1 - Trainee
Mensagens: 66
Registrado em: 19 Set 2019, 12:50
Última visita: 30-01-23
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 38 vezes
Out 2019 21 22:59

Re: Geometria Plana - Área da região hachurada

Mensagem não lida por DanielDC »

Vamos usar geometria analítica para resolver essa questão. Vou partir do pressuposto que você esteja familiarizado com equações de circunferência e interseção de circunferências.

Coloque o ponto A sobre a origem (0,0) e acompanhe o raciocínio. Devemos achar as coordenadas dos pontos D, E e F, em seguida usar a fórmula que calcula a área do triângulo delimitado por esses três pontos. Dois desses pontos já temos, note que temos [tex3]D(15,0)[/tex3] , [tex3]E(\frac{15}{2}, \frac{15}{2})[/tex3] , falta descobrir o ponto F. Agora observe que temos a semicircunferência de diâmetro AD em que a equação da circunferência é [tex3](x-\frac{15}{2})^2+y^2=(\frac{15}{2})^2\implies x^2+y^2-15x=0.[/tex3]

Agora observe que, de geometria, sabemos que a distância CD é a mesma da distância CF. Logo, para encontrarmos o ponto F, precisamos fazer a interseção da circunferência anterior com a circunferência de raio 15 centrada em C, note que a equação dessa circunferência é [tex3](x-15)^2+(y-15)^2=15^2[/tex3] . Observe a figura abaixo (os pontos estão diferentes da figura do enunciado).
geoan.png
geoan.png (30 KiB) Exibido 1663 vezes
Agora, basta resolver o seguinte sistema de equações:

[tex3]\begin{cases}
x^2+y^2-15x=0 \\
(x-15)^2+(y-15)^2=15^2
\end{cases}[/tex3]

Rapidamente esse sistema é resolvido e você achara que os pontos que satisfazem a interseção são [tex3](3,6)[/tex3] e [tex3](15,0)[/tex3] (já conhecido na figura.

Agora, basta calcular a área do triângulo delimitado pelos pontos [tex3](3,6)[/tex3] , [tex3](\frac{15}{2}, \frac{15}{2})[/tex3] e [tex3](15,0)[/tex3] .

Devemos calcular o determinante da matriz abaixo e em seguida dividir por 2.
[tex3]\frac{1}{2}\Big|D\begin{pmatrix}
3 & 6 & 1 \\
\frac{15}{2} & \frac{15}{2} & 1 \\
15 & 0 & 1 \\
\end{pmatrix}\Big|=22,5[/tex3] .

Editado pela última vez por DanielDC em 22 Out 2019, 10:34, em um total de 2 vezes.
Razão: erro de digitação
Avatar do usuário

Autor do Tópico
joaovitor
sênior
Mensagens: 31
Registrado em: 16 Out 2019, 17:39
Última visita: 17-04-24
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Out 2019 22 13:38

Re: Geometria Plana - Área da região hachurada

Mensagem não lida por joaovitor »

Daniel, muito obrigado por postar sua resolução via geometria analítica. Apesar de não ser uma matéria que eu vi muitas coisas a fundo, sua resolução continua sendo de grande valia. De qualquer forma, eu agradeço, pois, quando eu terminar o Fundamentos do Iezzi (de Geometria plana), provavelmente eu iniciarei com o de analítica ou espacial. Enfim, valeu demais.Tmj

"Então persite
A mente é fértil, pra sonhar não tem limite"

- Mc Kevin
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Médio”