Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioÂngulo da bissetriz no triangulo retangulo Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Set 2019, 13:54
Última visita: 29-01-24
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 1 vez
Set 2019 23 14:14

Ângulo da bissetriz no triangulo retangulo

Mensagem não lida por Menitham »

Calcular o angulo da bissetriz sabendo de duas medidas

Nova-Imagem-de-Bitmap.jpg
Nova-Imagem-de-Bitmap.jpg (5.44 KiB) Exibido 2195 vezes
Resposta

Gabarito : e)

Editado pela última vez por Menitham em 23 Set 2019, 15:26, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 680
Registrado em: 04 Mar 2019, 16:34
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 119 vezes
Set 2019 23 15:21

Re: Ângulo da bissetriz no triangulo retangulo

Mensagem não lida por LostWalker »

Normalmente exercícios do tipo possuem duas forma de resolução, uma Geometria Analítica e outra em Geometria Plana. Se alguém conseguiu em Geometria Plana eu gostaria que explicasse, normalmente é uma abordagem mais rápida.

Por Geometria Analítica temos

Vamos definir que essa Bissetriz tenha um valor [tex3]y[/tex3] e vamos usar Lei dos Senos para os dois triângulos

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Triângulo com lado [tex3]3[/tex3] :

[tex3]\frac{y}{\sen90^\circ}=\frac{3}{\sen x}\,\,\,\therefore \,\,\,y=\sen90^\circ\cdot\frac{3}{\sen x}[/tex3]


Triângulo com lado [tex3]5[/tex3] :

[tex3]\frac{y}{\sen(90^\circ-2x)}=\frac5{\sen x}\,\,\,\therefore\,\,\,y=\sen(90^\circ-2x)\cdot\frac5{\sen x}[/tex3]

*Esse [tex3]90^\circ-2x[/tex3] se refere ao terceiro ângulo do Triangulo Maior (que envolve os dois pequenos)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Igualando:

[tex3]{\color{Red}\cancel{\color{Black}\sen90^\circ}}^1\cdot\frac{3}{\color{Red}\cancel{\color{Black}\sen x}}=\sen(90^\circ-2x)\cdot\frac5{\color{Red}\cancel{\color{Black}\sen x}}[/tex3]

[tex3]{\color{Green}\frac35}=\sen(90^\circ-2x)[/tex3]

*Você deve reconhecer esse [tex3]\frac35[/tex3] ele vem de [tex3]\sen 37^\circ[/tex3] , sim, pra ITA/IME você precisa saber disso decorado, ademais, ele vem do famoso triângulo Pitagórico, o [tex3]3, 4, 5[/tex3]

[tex3]{\color{Green}\sen37^\circ}=\sen(90^\circ-2x)[/tex3]

[tex3]37^\circ=90^\circ-2x[/tex3]

[tex3]2x=53^\circ[/tex3]


[tex3]\color{MidNightBlue}\boxed{x=\frac{53}2}[/tex3]

[tex3]\color{MidNightBlue}\mbox{Alternativa E}[/tex3]

"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Avatar do usuário

lookez
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 31 Mar 2019, 16:46
Última visita: 21-03-24
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 129 vezes
Set 2019 24 13:00

Re: Ângulo da bissetriz no triangulo retangulo

Mensagem não lida por lookez »

LostWalker escreveu: 23 Set 2019, 15:21 Normalmente exercícios do tipo possuem duas forma de resolução, uma Geometria Analítica e outra em Geometria Plana. Se alguém conseguiu em Geometria Plana eu gostaria que explicasse, normalmente é uma abordagem mais rápida.
Não entendi o que quis dizer, sua solução foi geometria plana + trigonometria.

E por plana a questão sai bem naturamente, fazendo um teorema das bissetrizes você coloca um cateto em função do outro no triângulo maior, depois faz pitágoras pra achar os 3 lados e descobre que é o triângulo 6-8-10, múltiplo do 3-4-5. A partir disso encontra o tamanho da bissetriz com outro pitágoras e pode encontrar qualquer ângulo do problema com trigonometria básica, o interessante é que a questão requere que você aproxime os ângulos do 3-4-5 pra 37° e 53° para chegar no gabarito, eles são na verdade 36,xxx.. e 53,xxx.. O IME e o ITA não costumam fazer essas aproximações em questões de geometria, geralmente a reposta ficaria algum arccos ou arcsen.
Editado pela última vez por lookez em 24 Set 2019, 13:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

LostWalker
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 680
Registrado em: 04 Mar 2019, 16:34
Última visita: 10-04-24
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 119 vezes
Set 2019 24 15:04

Re: Ângulo da bissetriz no triangulo retangulo

Mensagem não lida por LostWalker »

lookez, eu fui rever meu comentário e foi realmente um equivoco meu, Lei dos Senos é de fato da Geometria Plana, eu erroneamente achei que ele se tratava de Geometria Analítica.

Já sobre esse arredondamento, antes de arredondar, eu havia chegado (nas minhas anotações):

[tex3]\frac35=\sen(90^\circ-2x)[/tex3]

[tex3]\frac{3}{5}={\color{Red}\cancel{\color{Black}\sen90^\circ}^1}\cos(2x)+\sen(2x){\color{Red}\cancel{\color{Black}\cos90^\circ}^0}[/tex3]

[tex3]\frac{3}{5}=\cos(2x)[/tex3]

[tex3]\frac{3}{5}=1-2\sen^2(x)[/tex3]

[tex3]\sen^2x=\frac15[/tex3]

Então eu parei aí, não havia uma resposta aparente, até eu notar o [tex3]\frac35[/tex3] e usar a aproximação, tirando esse modo, não havia nenhuma que satisfazer-se a questão, pelo menos não por esse modo de resolver.
Editado pela última vez por LostWalker em 24 Set 2019, 15:05, em um total de 1 vez.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
Movido de IME / ITA para Ensino Médio em 04 Out 2019, 13:16 por ALDRIN

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Set 2019, 13:54
Última visita: 29-01-24
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jun 2020 19 07:04

Re: Ângulo da bissetriz no triangulo retangulo

Mensagem não lida por Menitham »

lookez sera que sai essa resolucao que voce comentou? Seria de muita ajuda
Editado pela última vez por Menitham em 19 Jun 2020, 07:04, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

jvmago
5 - Mestre
Mensagens: 2719
Registrado em: 06 Jul 2017, 14:54
Última visita: 01-05-24
Agradeceu: 374 vezes
Agradeceram: 1012 vezes
Jun 2020 19 19:27

Re: Ângulo da bissetriz no triangulo retangulo

Mensagem não lida por jvmago »

Uma saíde geometrica, aplciando o teorema da bissetriz interna temos
[tex3]\frac{3}{AC}=\frac{5}{AB}[/tex3]

[tex3]\frac{AC}{AB}=\frac{3}{5}[/tex3] OORA o cateto e a hipotenusa estão na proporção 3 para 5 então ele é pitagorico tal que

[tex3]2x=53[/tex3]


[tex3]PIMBADA[/tex3]

Editado pela última vez por jvmago em 19 Jun 2020, 19:29, em um total de 1 vez.
Não importa se você é magrinho ou gordinho, alto ou baixo, o que te difere dos outros é quando expõe seus conhecimentos.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Médio”