Ensino MédioCombinatória - (uma barbearia) Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
paulo testoni
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1937
Registrado em: Qui 26 Out, 2006 17:01
Última visita: 09-02-23
Localização: Blumenau - Santa Catarina
Contato:
Set 2019 13 16:37

Combinatória - (uma barbearia)

Mensagem não lida por paulo testoni »

Há 11 homens aguardando sua vez em uma barbearia, entre eles André, Bruno e Carlos. Há uma fila de 11 assentos para os clientes. Determine o número de maneiras de arranjar os homens nos assentos de modo que André, Bruno e Carlos não ocupem assentos consecutivos. R = 8!*9*8*7



Paulo Testoni

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2019 13 17:23

Re: Combinatória - (uma barbearia)

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá,

Em primeiro lugar, devemos arrumar os outros 8 homens em fila. Isso pode ser feito de [tex3]8! [/tex3] modos. Por exemplo, uma dessas configurações é

[tex3]\begin{array}{ccccccccc}
\underline{} & \text{H}_1 & \underline{} & \text{H}_2 & \underline{} & \text{H}_3 & \underline{} & \text{H}_4 & \underline{} & \text{H}_5 & \underline{} & \text{H}_6 & \underline{} & \text{H}_7 & \underline{} & \text{H}_8 & \underline{} \\
1 & & 2 & & 3 & & 4 & & 5 & & 6 & & 7 & & 8 & & 9\\

\end{array}[/tex3]

Em seguida, teremos [tex3]9[/tex3] lugares disponíveis para colocar André. Depois de escolhido seu lugar, haverá [tex3]8[/tex3] modos de arranjar Bruno. Por fim, teremos [tex3]7[/tex3] lugares para Carlos.

A resposta é [tex3]8!\cdot 9 \cdot 8 \cdot 7.[/tex3]

Mais tarde eu mostro uma outra solução. Mas a ideia é selecionar três lugares de modo que não haja lugares consecutivos (viewtopic.php?f=2&t=76151) e depois arrumar André, Bruno e Carlos. Agora, basta arrumar as outras oito pessoas nos lugares restantes (8! modos).

Última edição: MateusQqMD (Sáb 14 Set, 2019 10:59). Total de 1 vez.
Razão: acrescentar exemplo.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Set 2019 13 17:27

Re: Combinatória - (uma barbearia)

Mensagem não lida por csmarcelo »

É curioso o que está acontecendo. Em todos os meus anos de fórum, até uns dias atrás não havia visto uma única questão que estivesse relacionada ao Primeiro Lema de Kaplansky. Agora, quase todo dia tem uma.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Set 2019 13 17:34

Re: Combinatória - (uma barbearia)

Mensagem não lida por csmarcelo »

A forma a qual o Mateus se refere, é justamente aplicando o Primeiro Lema de Kanplasky, que ele referenciou na mensagem.

Existem [tex3]C^{11-3+1}_{3}=84[/tex3] formas de escolher os lugares de André, Bruno e Carlos, de forma que não sejam consecutivos.

Depois de escolhidos esses lugares, basta permutarmos, de forma independente, os três rapazes e os oito restantes.

Assim, temos um total de [tex3]84\cdot3!\cdot8!=8!\cdot9\cdot8\cdot7[/tex3] maneiras de arrumar as 11 pessoas na fila.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2019 14 10:59

Re: Combinatória - (uma barbearia)

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Pois é.. também percebi isso. Alguns problemas acabam saindo de outra forma, como é o caso desse. Inclusive o gabarito sugere isso.

Paulo, fiz uma ligeira edição na minha primeira mensagem para melhorar a visualização da resolução.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”