Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioNúmero real e raizes de uma função quadrática Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

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Auto Excluído (ID:20047)
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Set 2019 11 15:49

Número real e raizes de uma função quadrática

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20047) »

Determine m para que a equação do 2 grau [tex3]mx^2-2(m-1)x-m-1=0[/tex3] tenha uma única raiz entre -1 e 2.

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MateusQqMD
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Set 2019 11 16:22

Re: Número real e raizes de uma função quadrática

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá,

Seja [tex3]f(X) = mX^2 - 2(m-1)X -m -1[/tex3]

Para as raízes serem reais, o discriminante deve ser [tex3]\geq 0,[/tex3] ou seja,

[tex3]\Delta = \left[ - 2(m-1) \right ]^2 - 4\cdot m\cdot(-m -1) \geq 0 [/tex3]

[tex3]\Delta = -8m^2 - 4m +4  \geq 0\,\,\, \forall \,\, m \in \mathbb{R}[/tex3]

Pelo Teorema de Bolzano,
Se tivermos uma função [tex3]f,[/tex3] contínua num intervalo ]a, b[, e se [tex3]f (a). f (b) < 0,[/tex3] então existe uma quantidade ímpar de raízes nesse intervalo.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/h ... sequence=1

Daí, por [tex3]f[/tex3] ser do segundo grau, essa raiz será única

[tex3]f(-1).f(2) < 0[/tex3]

[tex3](2m -3)(-m +3) < 0 [/tex3]

Faça o quadro de sinais e conclua que [tex3]m < \frac{3}{2} [/tex3] ou [tex3]m > 3.[/tex3]

Por fim, da condição de existência de [tex3]f,[/tex3] [tex3]m \neq 0.[/tex3]

[tex3]S = \left\{ m \in \mathbb{R}\,\, |\,\, m < \frac{3}{2}\,\, \text{e}\,\, m \neq 0  \,\, \text{ou} \,\, m > 3 \right\}[/tex3]

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Movido de Pré-Vestibular para Ensino Médio em 17 Set 2019, 12:25 por ALDRIN

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