Ensino MédioAnálise Combinatória Tópico resolvido

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Shan
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Set 2019 11 08:39

Análise Combinatória

Mensagem não lida por Shan »

Determine o valor de x em :

Cx-3,2=15
Resposta

x=3




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MateusQqMD
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Set 2019 11 08:59

Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá,

Não tem muito segredo. Basta desenvolver a equação pedida e avaliar a igualdade.

[tex3]C_{x-3,2} = 15[/tex3]

[tex3]\frac{(x-3)!}{2!(x-5)!} = 15[/tex3]

[tex3]\frac{(x-3)(x-4)(x-5)!}{2!(x-5)!} = 15[/tex3]

[tex3]\frac{(x-3)(x-4)}{2!} = 15[/tex3]

[tex3]x^2 -7x -18 = 0 [/tex3]

De sorte que [tex3]\cancel{x = -2}[/tex3] ou [tex3]x=9.[/tex3]

Penso que o gabarito esteja com falha.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

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MateusQqMD
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Set 2019 11 09:01

Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Nota: para chegarmos ao gabarito mostrado o correto deveria ser [tex3]C_{x+3,2} = 15.[/tex3] Como o desenvolvimento é exatamente igual ao feito acima, deixo como dever de casa para você! :)


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

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Shan
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Set 2019 11 09:12

Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por Shan »

Ah sim ! Obrigado , está mesmo !!O gabarito está 3..... Me explica um negócio colega , eu poderia desenvolver no do denominador , para cortar o (x-3)?



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MateusQqMD
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Set 2019 11 09:25

Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

De nada. Não. Isso não seria possível, pois o desenvolvimento de um número fatorial sempre é feito subtraindo uma unidade do número dado até chegarmos ao 1.

Por exemplo, o desenvolvimento de [tex3](x-5)![/tex3] é [tex3]\begin{matrix} \[ (x-5) \] \cdot \underbrace{ \[ (x-5) - 1\] } \\ \hspace{2,5cm} x-6 \end{matrix} \begin{matrix} \cdot \underbrace{ \[ (x-5) - 2\] } \\ \ x-7 \end{matrix} \cdot \cdot \cdot 1[/tex3]

Ou seja, estamos, na verdade, ficando cada vez mais longe do [tex3]x-3.[/tex3]



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