Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioImagem de uma função constante Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10079
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 184 vezes
Agradeceram: 1310 vezes
Jun 2019 03 23:47

Imagem de uma função constante

Mensagem não lida por petras »

Minha dúvida seria qual a maneira correta de se expressar a imagem em notação algébrica e de intervalos quanto temos funções constantes em funções de mais de uma sentença? (Considerando os Reais)
Quais estariam corretas e justificar as que não estão corretas
É uma dúvida teórica portanto não há gabarito.


a) f(x) =[1 se 0 < x  ≤ 1
         2 se 1 < x ≤ 2

Im ={y ∈ R |y=1 ou y =2}
a) Im = {y ∈ R |y = 1 e y = 2}
b) Im = [1] U [2]
c) Im = {1} U {2}
d) f(x) ∈ {1, 2}
e) f(x)= 1 ou 2

b) f(x) = 5 se x < -3. -2x-2 se x ≥  -2
f) Im = (-∞, 2) ∪ [5]
g) Im = (-∞, 2) ∪ {5}
h) Im = {y ∈ R | y < 2 ou y = 5}

Editado pela última vez por petras em 04 Jun 2019, 10:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Jun 2019 04 09:41

Re: Imagem de uma função constante

Mensagem não lida por csmarcelo »

a) f(x) =[1 se 0 < x ≤ 1, 2 se 1 < x ≤ 2]
Im ={y ∈ R |y=1 ou y =2}
Acredito que essa seja a minha preferida.
Im = {y ∈ R |y = 1 e y = 2}
O uso da conjunção "e", nesse caso, é incorreto. Ela determina que ambas proposições devem ser verdadeiras simultaneamente. Relacionando os conectivos lógicos com a teoria dos conjuntos, a conjunção "e" equivale ao símbolo de interseção, enquanto a conjunção "ou" corresponde ao simbolo de união. Dessa forma, [tex3]y=1[/tex3] e [tex3]y=2[/tex3] equivale a [tex3]\{1\}\cap\{2\}=\emptyset[/tex3] .
Im = [1] U [2]
Achei muuuito estranha. Nunca vi essa notação e, particularmente - e talvez seja o motivo de nunca a ter visto -, acho inadequado utilizar notação de intervalos para representar algo que não é um intervalo.
Im = {1} U {2}
Nada de errado, mas também acho um pouco estranha. Inadequada, talvez.
f(x) ∈ {1, 2}
Não é usual, mas acho melhor que a anterior.
f(x)= - 1 ou 2
Supondo que o hífen foi um erro de digitação, apesar de ser totalmente compreensível, a notação me parece um pouco informal demais.

b) f(x) = 5 se x < -3. -2x-2 se x ≥ -2
Im = (-∞, 2) ∪ [5]
Também estranha pelo uso de notação de intervalos para representar algo que não é um intervalo.
Im = (-∞, 2) ∪ {5}
Ganhou o segundo lugar.
Im = {y ∈ R | y < 2 ou y = 5}
Minha preferida.

Na verdade, eu utilizo os conectivos lógicos da lógica proposicional para conectar equações. Logo, se fosse eu respondendo de fato as questões, escreveria:

1) [tex3]Im(f)=\{y\in\mathbb{R}\ |\ y=1\vee y=2\}[/tex3]
2) [tex3]Im(f)=\{y\in\mathbb{R}\ |\ y\leq2\vee y=5\}[/tex3]

[tex3]\vee[/tex3] corresponde à conjunção "ou"
[tex3]\wedge[/tex3] corresponde à conjunção "e"

Bem, no fim das contas, pelo menos no caso que você expôs, acho que é mais uma questão de qual notação é mais adequada do que qual é a notação correta. Como um professor corrigindo uma questão, eu aceitaria a maioria das opções. É claro que existem outras questões. Por exemplo, uma má notação pode trazer problemas futuros, inclusive para o desenvolvimento de um raciocínio que se apoie nela, mas acho que não precisamos chegar a tanto aqui.

Editado pela última vez por csmarcelo em 04 Jun 2019, 09:42, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10079
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 184 vezes
Agradeceram: 1310 vezes
Jun 2019 04 10:01

Re: Imagem de uma função constante

Mensagem não lida por petras »

csmarcelo,

Grato csmarcelo. Quanto ao uso do e ou ou também concordo com você. Essa questão vi na internet através da resolução por vídeo onde foi usado o "e" mas também discordei do uso dele.

O uso do colchete para um valor unitário também nunca tinha visto mas pesquisando vi que é comum em outros países. Aqui o comum seria o uso de chaves.
Avatar do usuário

csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Jun 2019 04 10:13

Re: Imagem de uma função constante

Mensagem não lida por csmarcelo »

petras escreveu: 04 Jun 2019, 10:01 O uso do colchete para um valor unitário também nunca tinha visto mas pesquisando vi que é comum em outros países. Aqui o comum seria o uso de chaves.
Bom saber!
Essa questão vi na internet através da resolução por vídeo onde foi usado o "e" mas também discordei do uso dele.
Aí está errado mesmo. Seria como dizer que, se [tex3]x^2=4[/tex3] , então [tex3]x=2[/tex3] e [tex3]x=-2[/tex3] , o que não é possível. Sim, ambos são valores possíveis para [tex3]x[/tex3] , mas a incógnita não pode assumir ambos valores simultaneamente.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
petras
7 - Einstein
Mensagens: 10079
Registrado em: 23 Jun 2016, 14:20
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 184 vezes
Agradeceram: 1310 vezes
Jun 2019 04 11:42

Re: Imagem de uma função constante

Mensagem não lida por petras »

csmarcelo,
Mas também concordo com você. Não usaria colchete para um conjunto unitário visto que o intervalo pede dois extremos. Prefiro a chave.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Médio”