Ensino MédioEquação com 2 incógnitas Tópico resolvido

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Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por legislacao »

Sabendo que x.y = 40

x -x = [tex3]\frac{30}{y}[/tex3]


A minha dúvida surge a partir daqui. Eu posso passar o y pro outro lado multiplicando somente o x que está negativo? Dessa forma:
x-x.y = 30
x-40=30
x=70

Ou eu preciso passar o y pro outro lado multiplicando os dois "x"?, dessa forma:

(x-x) .y = 30
x.y -x.y = 30
x.y - 40 = 30
x.y = 70




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csmarcelo
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Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Precisa multiplicar todos os termos. Mas, antes disso, há um problema: [tex3]x-x[/tex3] é zero.




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Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo escreveu:
Ter 21 Mai, 2019 14:15
Precisa multiplicar todos os termos. Mas, antes disso, há um problema: [tex3]x-x[/tex3] é zero.
Entendi. Em relação a x-x=0, eu tirei essa equação de um exercício de física de ultrapassagem, e cada X representa uma velocidade, portanto não são valores iguais, mas eu não soube como representar isso. Obrigado!



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csmarcelo
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Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Você pode usar o "_". Três exemplos:

[tex3]x_1[/tex3]
[tex3]x_A[/tex3]
[tex3]x_{\text{carro }A}[/tex3]



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Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo escreveu:
Ter 21 Mai, 2019 14:23
Você pode usar o "_". Três exemplos:

[tex3]x_1[/tex3]
[tex3]x_A[/tex3]
[tex3]x_{\text{carro }A}[/tex3]
Aah sim, verdade. Se eu resolver da forma abaixo, está correto?

Sabendo que [tex3]X_a[/tex3] .y = 40

[tex3]X_a - X_b = \frac{30}{y}[/tex3]
[tex3]X_a = \frac{X_b+30}{y}[/tex3]
[tex3]X_a[/tex3] . y = [tex3]X_b+30[/tex3]
40 = [tex3]X_b+30[/tex3]
40-30 = [tex3]X_b[/tex3]
[tex3]X_b[/tex3] = 10



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csmarcelo
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Mai 2019 21 19:02

Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Do lado esquerdo, [tex3]x_b[/tex3] não era dividido por ninguém. Ao passar para o outro lado e dividi-lo por [tex3]y[/tex3] , você alterou a expressão.

É como se tivesse feito o seguinte:

[tex3]7-4=\frac{9}{3}[/tex3]

Portanto

[tex3]7=\frac{4+9}{3}[/tex3] , o que já não é uma verdade.
Última edição: csmarcelo (Ter 21 Mai, 2019 19:02). Total de 1 vez.



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Mai 2019 21 19:09

Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo escreveu:
Ter 21 Mai, 2019 19:02
Do lado esquerdo, [tex3]x_b[/tex3] não era dividido por ninguém. Ao passar para o outro lado e dividi-lo por [tex3]y[/tex3] , você alterou a expressão.

É como se tivesse feito o seguinte:

[tex3]7-4=\frac{9}{3}[/tex3]

Portanto

[tex3]7=\frac{4+9}{3}[/tex3] , o que já não é uma verdade.
Entendi, muito obrigado! Existe alguma forma de eu resolver essa equação obtendo apenas um valor numérico, sem nenhuma incógnita?



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csmarcelo
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Mai 2019 21 19:43

Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Não tem como. O máximo que dá pra dizer é que [tex3]x_b\cdot y=10[/tex3] .



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Re: Equação com 2 incógnitas

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo escreveu:
Ter 21 Mai, 2019 19:43
Não tem como. O máximo que dá pra dizer é que [tex3]x_b\cdot y=10[/tex3] .
Ok, obrigado.




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