Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioSoma de vetores - Método poligonal - Dúvida Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: 18 Jun 2018, 13:27
Última visita: 01-11-21
Agradeceu: 41 vezes
Agradeceram: 15 vezes
Fev 2019 17 12:11

Soma de vetores - Método poligonal - Dúvida

Mensagem não lida por Vithor »

Gostaria de entender a fórmula do método poligonal, segundo vários sites que eu visitei a fórmula poligonal funciona assim:
1.º Junte os vetores, um pela origem, outro pela extremidade (ponta). Faça assim sucessivamente, conforme o número de vetores que precisa somar.
2.º Trace uma linha perpendicular entre a origem do 1.º vetor e a extremidade do último vetor.
3.º Some a linha perpendicular.

Gerando a fórmula : R = D1 + D2

Porém nessa questão

02-(UFAL-AL) A localização de um lago, em relação a uma caverna pré-histórica, exigia que se caminhasse 200 m numa certa direção e, a seguir, 480 m numa direção perpendicular à primeira. A distância em linha reta, da caverna ao lago era, em metros,

Não é possível utilizar essa fórmula para resolução do mesmo, sendo necessário utilizar o teorema de Pitágoras, por quê?

Se eu vou traçar uma linha perpendicular para fazer com que o método poligonal funcione eu sempre gerarei um triângulo retângulo, caso o problema seja sobre 2 vetores, então a fórmula " R = D1 + D2 é inútil, pelo menos no caso de problemas de 2 vetores ela simplesmente não tem utilidade.

Avatar do usuário

jpmp2702
1 - Trainee
Mensagens: 53
Registrado em: 08 Mar 2017, 13:25
Última visita: 27-02-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 18 vezes
Fev 2019 17 14:48

Re: Soma de vetores - Método poligonal - Dúvida

Mensagem não lida por jpmp2702 »

Acho q vc entendeu errado a formula-> a soma dos vetores é igual ao tamanho da reta resultante (com direção e sentido da mesma), como no exercício vc tem um triângulo retângulo, a hipotenusa vai ser igual a soma dos 2 vetores, entendeu? Vc n pode só somar os valores dos vetores quando eles tem direções diferentes

Editado pela última vez por jpmp2702 em 17 Fev 2019, 14:50, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: 18 Jun 2018, 13:27
Última visita: 01-11-21
Agradeceu: 41 vezes
Agradeceram: 15 vezes
Fev 2019 17 17:15

Re: Soma de vetores - Método poligonal - Dúvida

Mensagem não lida por Vithor »

jpmp2702 escreveu: 17 Fev 2019, 14:48 Acho q vc entendeu errado a formula-> a soma dos vetores é igual ao tamanho da reta resultante (com direção e sentido da mesma), como no exercício vc tem um triângulo retângulo, a hipotenusa vai ser igual a soma dos 2 vetores, entendeu? Vc n pode só somar os valores dos vetores quando eles tem direções diferentes
Pois então, no caso do problema a resposta é o tamanho da reta resultante - hipotenusa - porém a resposta não é a soma dos 2 vetores como você disse e sim a soma dos [tex3]\sqrt[2]{2 vetores^2}[/tex3] , ( teorema de Pitágoras )

"Vc n pode só somar os valores dos vetores quando eles tem direções diferentes" Então no site que visitei ela está indicada de forma errada. Pois a fórmula está sendo apresentada em um quadrilátero que obviamente possuí ao menos 2 vetores com direções diferentes.

https://www.todamateria.com.br/vetores- ... atematica/
Editado pela última vez por Vithor em 17 Fev 2019, 17:16, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

jpmp2702
1 - Trainee
Mensagens: 53
Registrado em: 08 Mar 2017, 13:25
Última visita: 27-02-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 18 vezes
Fev 2019 17 17:35

Re: Soma de vetores - Método poligonal - Dúvida

Mensagem não lida por jpmp2702 »

Não, o site esta certo, só não está mt claro:
olha, sejam:
Vetor A = A (para a direita)
Vetor B = B (para cima)
O vetor resultante é:
vetor R = vetor A + Vetor B [tex3]\neq [/tex3] A + B
Por isso q existe o metodo do polígono:
Com p vetor A para cima e o vetor B para a direita, se vc juntar os 2 e colocar uma reta q inicia na origem de um e no final do outro (vetor R), vc vai ter um triangulo retângulo, assim, se vetor R = R :
Vetor R = vetor A + vetor B
[tex3]R^{2} = A^{2}+B^{2}[/tex3] (pitagoras)
Editado pela última vez por jpmp2702 em 17 Fev 2019, 17:38, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: 18 Jun 2018, 13:27
Última visita: 01-11-21
Agradeceu: 41 vezes
Agradeceram: 15 vezes
Fev 2019 17 17:54

Re: Soma de vetores - Método poligonal - Dúvida

Mensagem não lida por Vithor »

Entendi agora. Você me clareou obrigado!
Estou confundido o módulo do vetor com o vetor em si.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Médio”