Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioProgressão aritmetica Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
eder10
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jan 2019, 13:52
Última visita: 28-11-19
Jan 2019 21 14:10

Progressão aritmetica

Mensagem não lida por eder10 »

pessoal, boa tarde,

Trabalho cinco dias e folgo um.

Iniciei minhas atividades em 05/04/2000. A partir disso preciso saber quais serao meus dias de folga em janeiro de 2019.

Se aplicar a regra da p.a. terei que calcular desde 2000. Imagino ter outra maneira de fazer isso.

Se puderem ajudar.

Obrigado.

Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Jan 2019 22 11:43

Re: Progressão aritmetica

Mensagem não lida por Brunoranery »

Nos números complexos temos a seguinte configuração:
i^0 = 1
i^1 = i
i^2 = -1
i^3 = -i

Esses números vão se repetindo, ou seja, é uma sequência que sempre repete, portanto o i^4 também é -i.
Para calcularmos nessa situação, pegamos o expoente, dividimos por 4 pois a sequência tem 4 termos e o resto vai indicar qual vai ser a equivalência. Vou exemplificar:

i^10: Pega o 10, divide por 4. O resto é 2, logo i^10 é o mesmo valor que i^2, portanto i^10 = -1.

Fiz isso apenas para exemplificar. Colocando em sua situação, você deve descobrir quantos dias EXATOS se passaram desde 2000. Aproximações não dão certo. Assim, o dia 5° vai ser o primeiro dia. Portanto, se você trabalhou no dia 5, 6, 7, 8 e 9 e folgou no 10, quer dizer que na sequência você trabalhou o 1°, 2°, 3°,4° e 5° da sequência, folgando no 6° e trabalhando novamente no 7°. A sua sequência tem 6 termos, sendo 5 dias de trabalho e 1 folga. Para calcularmos, vamos dizer que o primeiro termo é o 0, assim fica: 0°,1°,2°,3°,4°,5°. Pensando assim, veja qual é o dia que você quer descobrir. Se fosse o 16° da sequência, você faria 16/6 e isso daria o resto 4. Isso quer dizer que no dia 16 você vai ter uma folga equivalente ao do 4° termo da sequência, ou seja, será o 5° dia de trabalho e no outro será folga.
No 26° dia da sequência, só fazer 26/6 que dá resto 2. Resto 2 é equivalente ao 2° termo, que é o 3° dia de trabalho dos 5.
Fazendo isso você descobre quais dias do ano irá trabalhar. Mas já te digo que vai demorar muito, pois se passaram 19 anos e você precisa da quantidade exata de dias. Boa sorte!

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
eder10
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jan 2019, 13:52
Última visita: 28-11-19
Jan 2019 22 16:00

Re: Progressão aritmetica

Mensagem não lida por eder10 »

Ok, entendi.
Só uma dúvida, e para calcular do primeiro ao quinto dia de trabalho , onde o resto será menor que 1(um) ?
Por exemplo, para calcular o dia 8, que é o termo 3, seria 3/6 = 0,5 mas e aí ?

0 - 1 - 2 - 3 - 4 - 5
5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Médio”