Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioConjuntos Numéricos Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

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rumoafa
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Mai 2018 17 14:27

Conjuntos Numéricos

Mensagem não lida por rumoafa »

Considere os conjuntos U = {x ∈ Z / |x| < 30}, A = {x ∈ N* / x ≤ 15} e B = {-50, -48, -46, -44, -42, ... 48, 50}, onde N* = N - {0}. Seja [tex3]A^{c}[/tex3] o complementar de A em relação a U e [tex3]\emptyset [/tex3] o conjunto vazio. A cardinalidade do conjunto S=([tex3]A^{c}\cup \emptyset [/tex3] ) [tex3]\cap [/tex3] B é

a) 21
b) 22
c) 23
d) 24
e) 25
Resposta

letra b
Agradeço desde já!

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PedroCosta
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Mai 2018 19 19:44

Re: Conjuntos Numéricos

Mensagem não lida por PedroCosta »

Interprete conjuntos como uma coleção. Veja como ficaria o esquema abaixo:
Nova Imagem de Bitmap.jpg
Nova Imagem de Bitmap.jpg (17.8 KiB) Exibido 2731 vezes
O que nós queremos é a parte marrom. Como obtê-la? A maneira mais conveniente é usar a linguagem dos intervalos:
U = {[tex3]x \in \mathbb{R}|-30<x<30[/tex3] }
A = {[tex3]x \leq 15[/tex3] }
Represente os conjuntos em intervalos. Você obterá isso:
[tex3]A^{C} = U-A = \{-30< x \leq 0 \ \vee 15< x <30\}[/tex3]
A sacada agora é olhar para o conjunto B:
B = {-50, -48, -46, -44, -42, ... 48, 50}
Nós temos aqui uma PA de termos pares de razão 2. Como queremos [tex3]A^{C}\cap B[/tex3] (parte marrom), temos que selecionar os valores que são comuns. Uma tática é fazer no braço, a outra é fazer por PA:
1º intervalo)
[tex3]a_1 = -28[/tex3] (Primeiro termo par)
[tex3]r = 2[/tex3] (Razão para encontrar um valor correspondente de B em [tex3]A^{C}[/tex3] )
[tex3]a_n = 0[/tex3] (Último termo par)
Daí:
[tex3]a_n = a_1 + (n-1)r\\
0 = -28 + (n-1)\cdot 2 \Longrightarrow n = 15[/tex3]
2º intervalo)
[tex3]a_1 = 16[/tex3]
[tex3]r = 2[/tex3]
[tex3]a_n = 28[/tex3]
Daí:
[tex3]a_n = a_1 + (n-1)r\\
28= 16 + (n-1)\cdot 2 \Longrightarrow n = 7[/tex3]
Logo, a cardinalidade é a soma dos valores encontrados: 22.
-
Nota: Sinto que não ficou tão claro assim. Se tiver dúvida em qualquer passagem ou parte do assunto, só mandar.

"Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim."
Charles Bukowski
Movido de Pré-Vestibular para Ensino Médio em 28 Mai 2018, 12:54 por ALDRIN

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