Ensino Médio(I.E. Superior de Brasília-DF) Porcentagem sobre venda de Sorvetes

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
royal
sênior
Mensagens: 26
Registrado em: Sex 30 Mar, 2018 11:49
Última visita: 21-05-18
Abr 2018 02 14:54

(I.E. Superior de Brasília-DF) Porcentagem sobre venda de Sorvetes

Mensagem não lida por royal »

I.E. Superior de Brasília-DF Houve uma vez um verão no qual uma certa indústria
sorveteira trocava 10 palitos de sorvete por um sorvete de palito. De acordo com tal fato,
analise e julgue os itens seguintes, sabendo que o preço de cada sorvete de palito era de
R$ 2,00.
( ) Com R$ 20,00 era possível comprar 11 sorvetes de palito.
( ) O preço de um palito era de R$ 0,20.
( ) Se uma pessoa tivesse R$ 2,00 e 9 palitos de sorvete poderia comprar dois sorvetes
de palito.
( ) Para atender a tal promoção a indústria sorveteira foi obrigada a produzir 10%
acima de suas vendas.
( ) Um aumento de 10% no preço de venda dos sorvetes seria exatamente o acréscimo
necessário na receita da indústria para cobrir os custos dos sorvetes entregues pela
promoção.
Resposta

V, F, V, V, V
OBS: Eu não entendi por que o preço de um palito não é 0,2, se 10x 0,2 = 2, justamente o valor de um sorvete. Bom, eu acho que quando se dá um sorvete, se dá também um palito, então são 10 palitos que equivalem a um sorvete + 1 palito .. enfim, preciso da ajuda de vocês.

Meu raciocínio é o seguinte: 10 palitos = 1 sorvete + 1palito (sorvete de palito)
=> 10p = 1s + 1p
10p - 1p = 1s
1s = 9p

1s = 2 reais

=> 1s = 9p
2 = 9p
2/9 = p
p = 0,22

Está correto? Me esclareçam, por favor.

Última edição: royal (Seg 02 Abr, 2018 15:06). Total de 2 vezes.


''A firmeza de propósito é um dos mais necessários elementos do carácter e um dos melhores instrumentos do sucesso. Sem ele, o gênio desperdiça os seus esforços num labirinto de inconsistências.'' Philip Chesterfield

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”