Ensino MédioAlinhamento de 3 pontos

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
flavio123
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb 30 Dez, 2017 15:51
Última visita: 31-12-17
Dez 2017 30 17:54

Alinhamento de 3 pontos

Mensagem não lida por flavio123 »

Pessoal, estudando a condição de alinhamento de três pontos, tive uma dúvida. Sei que para saber se três pontos estão alinhados, basta calcularmos o determinante de uma matriz, onde as duas primeira colunas terão o valor de x e y, a terceira coluna será 1 e o valor do determinante deve ser igual a 0. A minha dúvida é, porque 1 na terceira coluna?




Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Dez 2017 30 19:14

Re: Alinhamento de 3 pontos

Mensagem não lida por undefinied3 »

Na verdade esse determinante calcula a área de um triângulo cujos vértices estão nos três pontos especificados. Se a área for zero, não há triângulo, o que só ocorre para pontos alinhados.
Esses um's são colocados simplesmente para dar certo. Na verdade, o processo é o contrário: não é que o determinante calcula a área, mas sim que calcularam a área e foi observado que pode-se montar esse determinante para ser mais fácil de visualizar.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Dez 2017 30 20:04

Re: Alinhamento de 3 pontos

Mensagem não lida por joaopcarv »

Eu também ouvi de um professor do cursinho algo como que o 1 não altera nada, logo eu pensei, deve ser em relação à dimensão da matriz ou algo assim, isso de produto vetorial, não sei, mas na verdade acho que não tem nada a ver haha



That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”