Ensino MédioSoluções de um polinômio

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
alevini98
3 - Destaque
Mensagens: 422
Registrado em: Sex 21 Jul, 2017 16:23
Última visita: 12-07-20
Dez 2017 24 11:30

Soluções de um polinômio

Mensagem não lida por alevini98 »

Encontre os valores de [tex3]k[/tex3] em que a equação [tex3]\log(x^4+1)=\log(kx)+\log(x^3+3x+1)[/tex3] apresenta soluções reais.



Eu não consegui achar todos os valores. Se alguém quiser ver como comecei a resolver o problema só abrir o spoiler abaixo. Coloquei escondido porque há a possibilidade de alguém querer resolver sem ser "influenciado" por outro caminho/método, pois às vezes atrapalha mesmo.
Resposta

[tex3]\log(x^4+1)=\log(kx)+\log(x^3+3x+1)\\(k-1)x^4+3kx^2+kx-1[/tex3]

Primeiro eu separei em três casos:

[tex3]\boxed{a=0\\a>0\\a<0}\to k=1\\\to k>1\\\to k<1[/tex3]

Para [tex3]k=1[/tex3]

[tex3]3x^2+x-1=0\\\Delta=1-4\cdot3\cdot(-1)\\\Delta=13[/tex3]

Como [tex3]\Delta >0[/tex3] , então a equação apresenta soluções para [tex3]k=1[/tex3] .

Para os outros dois casos eu pensei em tentar pelo discriminante, mas depois percebi que não dá, pois além de chegar numa equação do quinto ou sexto grau, mesmo assim não há a certeza de achar todas as soluções para [tex3]k[/tex3] .

Então eu pensei em fazer por cálculo mesmo, até porque em várias escolas do exterior essa matéria é introduzida ainda no terceiro ano do ensino médio.

Eu pensei em derivar a equação,

[tex3]f(x)=(k-1)x^4+3kx^2+kx-1\\f'(x)=4(k-1)x^3+6kx+k[/tex3]

Dessa forma eu saberia onde estão os pontos da concavidade, então eu poderia saber se intersecta o eixo x ou não. Posso fazer isso a partir do momento em que separei em três casos.
Veja que se a concavidade fosse para cima, caso os pontos que eu acharia da derivada estivessem abaixo do eixo x ou nele mesmo, então certamente haveria ao menos uma solução.

O problema é que eu teria de resolver essa equação do terceiro grau, para poder achar x em função de k. Se alguém souber outro caminho...
Obs.: olhei no Desmos e parece haver soluções, aproximadamente, quando [tex3]k[/tex3] estiver no intervalo [tex3](-\infty,-13]\cup [0.4,+\infty)[/tex3]

Última edição: alevini98 (Dom 24 Dez, 2017 11:42). Total de 3 vezes.



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Dez 2017 24 14:01

Re: Soluções de um polinômio

Mensagem não lida por undefinied3 »

Também não to conseguindo encontrar uma maneira que garanta a existência de soluções reais. Acho difícil que realmente tenhamos que resolver a equação para então analisar quando as soluções são reais. Provavelmente tem alguma ideia que garanta isso mais facilmente. Por outro lado, algumas coisas a se observar:

Condição de existência:
[tex3]x^3+3x+1 >0[/tex3]
Essa é uma equação meio complicada de resolver... A ideia é fazer [tex3]x=t-\frac{1}{t}[/tex3] , porque... bem, é uma estratégia que já vi antes e aparentemente funciona aqui.
[tex3]t^3-3t+\frac{3}{t}-\frac{1}{t^3}+3t-\frac{3}{t}+1=0[/tex3]
[tex3]t^3+1-\frac{1}{t^3}=0[/tex3]
Que seria uma biquadrada em [tex3]t^3[/tex3] . Resolvendo, temos [tex3]t^3= \frac{-1 \pm \sqrt{5}}{2} \rightarrow t= \sqrt[3]{\frac{-1 \pm \sqrt{5}}{2}}[/tex3] . O que é mais chatinho agora é perceber que a única raiz que convém é [tex3]t=\sqrt[3]{\frac{-1+\sqrt{5}}{2}}[/tex3]
Com isso, a C.E. se torna [tex3]x>t-\frac{1}{t}[/tex3] , pois trata-se de uma equação cúbica de única raiz real.
A outra C.E é [tex3]kx>0 \rightarrow [/tex3] aqui abrimos em dois casos
[tex3]t-\frac{1}{t}< x < 0 \rightarrow k<0[/tex3] e [tex3]x>0 \rightarrow k>0[/tex3]



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Autor do Tópico
alevini98
3 - Destaque
Mensagens: 422
Registrado em: Sex 21 Jul, 2017 16:23
Última visita: 12-07-20
Dez 2017 25 22:52

Re: Soluções de um polinômio

Mensagem não lida por alevini98 »

[tex3]x^3+3x+1>0[/tex3]
Ao invés de resolver essa equação cúbica por esse seu método, eu preferi utilizar o método de Newton-Raphson. Claro, não será a raiz, mas dá para chegar bem perto disso. Pegando o inteiro mais próximo da raiz (zero nesse caso) e aplicando o método duas vezes cheguei em [tex3]-\frac{9}{28}[/tex3] , que realmente dá bem perto da raiz, segundo o Wolfram Alpha.

Também posso afirmar que [tex3]x^3+3x+1[/tex3] tem apenas uma raiz, pois derivando,

[tex3]3x^2+3[/tex3]

E procurando pela "volta" que o gráfico dá, cujo nome não me lembro,

[tex3]x=\sqrt{-1}[/tex3]

Isso nos diz que o gráfico não faz a "volta", e, sendo uma função de grau ímpar, ela tem pelo menos uma raiz, sendo nesse caso a única.

O WolframAlpha eu utilizo apenas pra me orientar e conferir os cálculos, os quais eu faço no papel mesmo.

Quanto às aproximações, optei por elas porque acho muito difícil conseguir um método que ache os intervalos exatos de [tex3]k[/tex3] . Passei o dia tentando, mas não consegui nada. :?

Bem, partindo das condições de existência como você começou (e que por sinal eu tinha esquecido de considerar ali em cima :oops: ),

[tex3]\log(x^4+1)=\log(kx)+\log(x^3+3x+1)[/tex3]

[tex3]\log(x^4+1)\implies \mbox{D}=\mathbb{R}[/tex3]

[tex3]\log(kx)\implies kx>0\begin{cases}k>0\iff x>0\\k<0\iff x<0\end{cases}[/tex3]

[tex3]\log(x^3+3x+1)\implies x>-\frac{9}{28}\mbox{(isso aqui é aproximado)}[/tex3]

Eu separei a equação em duas funções,

[tex3]f(x)=\log(x^4+1)\\g(x)=\log(kx)+\log(x^3+3x+1)[/tex3]

Para que haja raiz,

[tex3]f(x)=g(x)\\f(x)-g(x)=0[/tex3]

Eu pensei o seguinte: sendo fixo o gráfico da função [tex3]f(x)[/tex3] , para um [tex3]k[/tex3] pouco maior do que zero [tex3](\sim0,1)[/tex3] , ela sempre ficará acima de [tex3]g(x)[/tex3] , mas conforme eu for aumentando o valor de [tex3]k[/tex3] a função vai subindo sem entortar. Então, se eu achar a coordenada de x onde essas duas funções são mais próximas, eu posso achar o menor valor positivo de [tex3]k[/tex3] .

Aqui colocarei o valor de [tex3]k[/tex3] como 1, mas é somente para facilitar o cálculo.

[tex3]\log(x^4+1)=\log(x)+\log(x^3+3x+1)\\\log\left(\frac{x^4+1}{x^4+3x^2+x}\right)=0[/tex3]

Agora eu iria derivar pra achar o ponto mais próximo entre as funções pra um valor de [tex3]k[/tex3] em que as funcoes não se intersectariam. Pra [tex3]k=1[/tex3] elas se intersectam (como mostrei no primeiro post), mas mesmo assim iremos achar o valor de x em que as funções [tex3]f(x)[/tex3] e [tex3]g(x)[/tex3] mais e aproximam (considerando a distância vertical entre elas).

Ao invés de derivar o log, eu vou "mexer" um pouco nessa equação e tirar a derivada desta, pois as raízes das duas serão as mesmas.

[tex3]\log\left(\frac{x^4+1}{x^4+3x^2+x}\right)=0\\\frac{x^4+1}{x^4+3x^2+x}-1=0[/tex3]

Derivando,

[tex3]\frac{6x^5+3x^4-4x^3-6x-1}{(x^4-3x^2+x)^2}[/tex3]

[tex3]\frac{6x^5+3x^4-4x^3-6x-1}{(x^4-3x^2+x)^2}=0\\6x^5+3x^4-4x^3-6x-1=0[/tex3]

Ao primeiro ver, os inteiros mais próximos das raízes supostamente seriam zero, 1 e -1. Porém, optarei pelo 1, pois mesmo o zero sendo mais próximo da raiz não posso utilizá-lo no denominador. E não utilizarei o -1 pois procuro uma raiz positiva, pra bater com a condição de existência, já que estabeleci um [tex3]k[/tex3] positivo.

Pelo método de Newton-Raphson, (realmente desisti de achar o intervalo exato :( )

[tex3]x_{n+1}=x_n-\frac{f(x)}{f'(x)}[/tex3]

Aplicando apenas uma vez chego à aproximação [tex3]\frac{13}{12}[/tex3] . Não apliquei uma segunda vez pois daria bastante trabalho à mão. E, conforme o WolframAlpha, há apenas uma diferença de [tex3]\sim0,02[/tex3] de uma das raízes.

O problema desse método é que não sei afirmar se essa seria a única raiz positiva, isto é, o único ponto e, caso houvesse outras raízes, o que apresenta a menor distância entre as duas funções. Mas dando uma "colada" no WolframAlpha dá para saber que é sim.

Então, o ponto que apresenta a menor distância entre as funções [tex3]f(x)[/tex3] e [tex3]g(x)[/tex3] seria perto de [tex3]x=\frac{13}{12}[/tex3] . (Lembrando que é para um valor pequeno de k, entre 0 e 1, pois maior que isso as duas funções iriam se intersectar).

No momento estou pensando em um jeito de lidar com o [tex3]k[/tex3] agora. Talvez tenha de ir testando, mas vou pensar.

Se alguém tiver alguma ideia ou outro caminho, ou mesmo tiver visto algum erro de cálculo ou algo assim nesse meu post, poste aqui por favor.

Última edição: alevini98 (Seg 25 Dez, 2017 23:01). Total de 2 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Simulado-Epcar) Polinômio
    por AngelitaB » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1365 Exibições
    Última msg por NathanMoreira
  • Nova mensagem (Simulado-Epcar) Polinômio
    por AngelitaB » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1177 Exibições
    Última msg por NathanMoreira
  • Nova mensagem Polinômio de chebyshev
    por padeli675 » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    401 Exibições
    Última msg por undefinied3
  • Nova mensagem Polinómio representativo da soma do volume de 2 paralelepípedos
    por Carlosft57 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    501 Exibições
    Última msg por Carlosft57
  • Nova mensagem Polinômio
    por simonecig » » em Ensino Médio
    0 Respostas
    204 Exibições
    Última msg por simonecig

Voltar para “Ensino Médio”