população de Itapipoca era um quadrado perfeito. Depois, com um aumento de 100 habitantes, a população passou a ser uma unidade maior que um quadrado perfeito. Depois, com outro aumento de 100 habitantes, a população voltou a ser um quadrado perfeito. A população original era um múltiplo de:
a) 3 b) 7 c) 9 d) 11 e) 17
Eu fiz da seguinte forma:
[tex3]x^2+100=y^2+1[/tex3]
[tex3]x^2+200=z^2[/tex3]
[tex3]x^2+100=y^2+1[/tex3]
[tex3]y^2-x^2=101[/tex3]
[tex3](y+x).(y-x)=101. 1[/tex3]
[tex3]\begin{cases}y+x=101\\y-x=1\end{cases}[/tex3]
[tex3]x=50\\y=51[/tex3]
Só que não deu certo, gostaria de saber onde errei.
Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
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Prof. Caju
Ensino Médio ⇒ Encontrar o valor do múltiplo Tópico resolvido
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Dez 2017
21
12:15
Re: Encontrar o valor do múltiplo
Boa tarde!
Você errou aqui:
[tex3]
x^2 + 100 = y^2 + 1 \therefore y^2 - x^2 = 101
[/tex3]
O correto é [tex3]y^2 -x^2 = 99 [/tex3] , de onde segue que:
[tex3]
(y+x) \cdot (y-x) = 99 \cdot 1 \rightarrow \begin{cases} y+x = 99 \\ y-x = 1 \therefore y = x+1 \end{cases}
[/tex3]
e portanto [tex3]x = 49 [/tex3] , o que implica em [tex3]P = 49^2 [/tex3] , que é um múltiplo de 7.
Abraços,
Pedro.
Você errou aqui:
[tex3]
x^2 + 100 = y^2 + 1 \therefore y^2 - x^2 = 101
[/tex3]
O correto é [tex3]y^2 -x^2 = 99 [/tex3] , de onde segue que:
[tex3]
(y+x) \cdot (y-x) = 99 \cdot 1 \rightarrow \begin{cases} y+x = 99 \\ y-x = 1 \therefore y = x+1 \end{cases}
[/tex3]
e portanto [tex3]x = 49 [/tex3] , o que implica em [tex3]P = 49^2 [/tex3] , que é um múltiplo de 7.
Abraços,
Pedro.
Editado pela última vez por PedroCunha em 21 Dez 2017, 12:19, em um total de 1 vez.
"Por céus e mares eu andei, vi um poeta e vi um rei, na esperança de saber o que é o amor..."
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