Ensino MédioExercício sobre retas. Parcialmente resolvido! Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
diegobel
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 23 Jul, 2017 14:36
Última visita: 16-02-18
Localização: Curitiba,PR
Jul 2017 29 11:58

Exercício sobre retas. Parcialmente resolvido!

Mensagem não lida por diegobel »

Olá pessoal. Estou com uma dúvida sobre este exercício de retas que encontrei no livro de Cálculo do professor George B. Thomas.O exercício é assim:

"Neste exercício se investiga como encontrar a distância de um ponto P(a,b) a uma reta L: Ax + By = C. Sugerimos que se trabalhe em grupos de dois ou três.

(a) Escreva uma equação para a reta M passando por P perpendicularmente a L. "

Pois bem, eu consegui chegar a resolução da letra a da seguinte maneira:
Considerando L: y = [tex3]\frac{-Ax}{B} + \frac{C}{B}[/tex3]

Pela condição da perpendicularidade, o coeficiente angular de M deve ser m=[tex3]\frac{B}{A}[/tex3] , e também considerando que (x1,y1) = (a,b).
Assim sendo, e considerando a equação y-y1 = m(x-x1), a equação atende os requisitos quando:
M: y = [tex3]\frac{B}{A}[/tex3] (x-a) + b

Verifiquei no livro de respostas e está correto.

Tive dificuldades na letra b. É assim descrita:

"(b) Determine as coordenadas do ponto Q em que M e L se cruzam."

A primeira dúvida é como determinar Q(x,y).
Pensei da seguinte maneira: estipular que Q(x,y) seria o ponto final para M e L, já que consigo estabelecer os pontos iniciais de ambas as retas.
Para a reta L, o ponto inicial fica no eixo das ordenadas, em que: (x1,y1) = (0,[tex3]\frac{C}{B}[/tex3] ).
Assim como o ponto inicial de M: (x1,y1) = (a,b).
Considerando o mesmo coeficiente angular para a condição de perpendicularidade, entendo que Q terá o mesmo ponto para X e para Y final para ambas as retas. Então, se eu igualo as equações e determino uma relação algébrica entre as duas equações para que elas tenham o mesmo valor de Y.
Ficam assim descritas:
[tex3]\frac{B}{A}[/tex3] x - [tex3]\frac{B}{A}[/tex3] a + b = [tex3]\frac{-A}{B}[/tex3] x + [tex3]\frac{C}{B}[/tex3]
Junto tudo o que tem denominador em comum. Ficaria:
[tex3]\frac{Bx-Ba}{A}+b = \frac{-Ax+C}{B}[/tex3]
Cruzando, fica:
B²x - B²a + Bb = -A²x + AC
Isolando x:
b²a + Bb - AC = -A²x - B²x
Desenvolvendo:

[tex3]\frac{B²a+ AC - Bb }{A² + B²}[/tex3]

Galera, eu enrosquei aqui. A resposta do livro diz que:

[tex3]\frac{B²a + AC - ABb}{A² +B²}[/tex3]

A diferença da minha resposta para a resposta do livro(valor de x no ponto Q) é que tem um A que multiplica Bb. É evidente que é um erro que estou cometendo ao desenvolver a equação algébrica. Eu agradeceria muito se pudessem desenvolver a equação até a resolução correta para eu ver no que estou errando. Desde já agradeço muito!

Última edição: diegobel (Sáb 29 Jul, 2017 13:59). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jul 2017 29 12:29

Re: Exercício sobre retas. Parcialmente resolvido!

Mensagem não lida por undefinied3 »

Repare que em [tex3]\frac{Bx-Ba}{A}+b=\frac{-Ax+C}{B}[/tex3] , você até pode "multiplicar cruzado" se colocar toda expressão do lado esquerdo no mesmo denominador; no caso, aquele fator [tex3]+b[/tex3] não está no denominador A, então devemos colocá-lo:
[tex3]\frac{Bx-Ba+Ab}{A}=\frac{-Ax+C}{B}[/tex3]
Agora é só continuar com o que você fez.

Pra evitar esse erro, note que "multiplicar cruzado" é apenas multiplicar os dois lados da expressão por [tex3]AB[/tex3] a fim de cortar os denominadores. Multiplicando por AB já fica claro que irá aparecer [tex3]ABb[/tex3]



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
diegobel
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 23 Jul, 2017 14:36
Última visita: 16-02-18
Localização: Curitiba,PR
Jul 2017 29 12:47

Re: Exercício sobre retas. Parcialmente resolvido!

Mensagem não lida por diegobel »

Olá undefinied3. Consegui desenvolver e achei o valor do Y do ponto Q também e condiz com a resposta do livro. Muito obrigado undefinied3, você me ajudou muito.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”