Ensino MédioÁlgebra

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:18124)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2017 08 12:25

Álgebra

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:18124) »

Resolva:

[tex3]t²-9.2^t+32=0[/tex3]
Resposta

t=2




Avatar do usuário
Andre13000
3 - Destaque
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb 18 Mar, 2017 17:30
Última visita: 02-03-22
Jul 2017 08 17:47

Re: Álgebra

Mensagem não lida por Andre13000 »

Reorganizando a equação obtém-se que

[tex3](3\cdot2^{\frac{t}{2}}-t)(3\cdot 2^\frac{t}{2}+t)=2^5[/tex3]

Antes de levarmos em conta esta última equação, vamos impor algumas restrições para a solução. Primeiro observemos que a função exponencial cresce muito mais rápido que uma quadrática. Então verifica-se não há soluções para t>3. Também verifica-se que a função quadrática, quando considerada apenas nos reais, sempre é positiva. Em breve, quero dizer que se tivermos que a função fica positiva quando t=0, então também não há solução para t<0. Beleza, temos que a solução está entre 0 e 3. O único problema é que eu não tenho a informação de em que conjunto deve-se resolver a equação. Senão já matava de cara que a resposta é 2 e não pode ser um. Como a função é totalmente decrescente, não pode haver mais de uma raíz no intervalo 0,3 então realmente 2 é a única raíz.



“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”