Ensino MédioGeometria analítica

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
nosbier
Elite
Mensagens: 240
Registrado em: Seg 29 Ago, 2016 17:23
Última visita: 25-03-24
Jun 2017 20 15:01

Geometria analítica

Mensagem não lida por nosbier »

Pessoal, eu resolvi o item A dessa questão, porém fiquei na dúvida se realmente está correta.
Já o item B, não consegui.

A resposta ao item que eu encontrei foi: Avião A: 8x - 5y - 54 = 0 e Avião B: 2x + y + 6 = 0

POderiam ajudar?

Valeu

Marcos trabalha no Aeroporto Internacional de São Paulo. Sua função é controlar o tráfego aéreo na região próxima ao aeroporto onde, devido ao grande número de decolagens e aterrissagens, o risco de colisão é muito maior. Durante um único turno de trabalho, Marcos deve analisar centenas de trajetórias percorridas pelos aeroplanos que aparecem na tela do radar, à sua frente. Se os cursos de dois aviões se aproximam perigosamente, Marcos deve avisar a um deles para alterar a sua rota. Para desempenhar sua tarefa com sucesso, Marcos necessita conhecer com precisão, a rota percorrida por cada aeroplano e o instante em que os aviões passam por cada ponto deste percurso.
Analisando sua tela de trabalho, Marcos percebe que o avião A, esta seguindo uma trajetória dada pela equação x = -12 + 5t e y = - 30 + 8t; e o avião B, segue a trajetória dada pela equação x = 2 - t e y = -10 + 2t. Baseado nessas informações, responda:
a) Quais as equações na forma geral que representa a trajetória dos aviões A e B?
b) Qual é o ponto onde as trajetórias dos aviões se cruzam?




Avatar do usuário
314159265
2 - Nerd
Mensagens: 384
Registrado em: Qui 23 Fev, 2017 11:48
Última visita: 19-08-20
Jun 2017 21 04:36

Re: Geometria analítica

Mensagem não lida por 314159265 »

Como assim não conseguiu? O mais difícil você já fez. Com as equações das duas trajetórias, é só deixá-las em função da mesma incógnita e igualá-las. Dessa igualdade vai sair o valor de uma incógnita. Daí você substitui ela em qualquer uma das duas equações de trajetória e acha a segunda incógnita.

Última edição: 314159265 (Qua 21 Jun, 2017 04:37). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”