Ensino MédioRecorrência linear de coeficientes variáveis Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 12 23:49

Recorrência linear de coeficientes variáveis

Mensagem não lida por undefinied3 »

Eu não tenho nem certeza se dá pra colocar isso no ensino médio mas...

Alguém sabe resolver esse tipo de recorrência?

[tex3](n+1)A_{n}=(n-10)A_{n+1}[/tex3]

Mesmo depois de isolar os termos, os coeficientes ficam em função de n e eu não encontrei um jeito de transformar a recorrência em uma com coeficientes constantes. Procurei alguns métodos e na wikipédia tem um que fala para dividir por um produtório. Tentei desse jeito mas não consegui, porque não dá certo sair aplicando ideias que não se entende.
Eu sei que resolução de recorrências está intimamente ligado com resolução de equações diferenciais. O problema é que eu não cheguei a estudar equações diferenciais de coeficientes variáveis porque... ainda não ta na hora, não estou na faculdade. Por outro lado, parece que a recorrência ainda fica num meio termo que não dá pra usar totalmente as mesmas ferramentas que se usa pras equações diferenciais. Nesse caso, qual seria a saída?

O gabarito parece ser [tex3]A_n=\alpha*\prod_{i=0}^{10}(x-i)[/tex3]

Última edição: undefinied3 (Seg 12 Jun, 2017 23:49). Total de 1 vez.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 14 09:59

Re: Recorrência linear de coeficientes variáveis

Mensagem não lida por undefinied3 »

Escrevo essa mensagem para ter mais do que 20 caracteres.
Up!



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2017 15 13:24

Re: Recorrência linear de coeficientes variáveis

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

é a mesma ideia de soma telescópica mas para um produto
[tex3]\frac{A_{n+1}}{A_n} = \frac{n+1}{n-10}[/tex3]
faça o produto de [tex3]n[/tex3] indo de [tex3]1[/tex3] até [tex3]N[/tex3] e deixe [tex3]A_1 =\alpha[/tex3] arbitrário.
[tex3]\prod_{n=1}^N \frac{A_{n+1}}{A_n} = \frac{A_{N+1}}{A_1} = \frac{A_{N+1}}{\alpha} = \prod_{n=1}^N\frac{n+1}{n-10}[/tex3]
repara que se [tex3]N =10[/tex3] vai dar problema, um jeito de contornar é impor N<10 ou começar com n>10 e N>n
dai você trabalha aquele produto. Supondo N<10:
[tex3]A_{N+1} = \alpha \frac{(N+1)!(9-N)!}{(-1)^N9!}[/tex3]
ai pra encontrar [tex3]A_{m}[/tex3] chame [tex3]N+1=m[/tex3] . Note que o gabarito do problema que você apresentou considera que [tex3]A_n=0[/tex3] pra todo [tex3]0<n<10[/tex3]

Última edição: Auto Excluído (ID:12031) (Qui 15 Jun, 2017 13:24). Total de 2 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”