Ensino Médioprobabilidade em jogo de cartas

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
LdoSul
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Sex 06 Mai, 2016 10:08
Última visita: 12-06-16
Mai 2016 06 11:55

probabilidade em jogo de cartas

Mensagem não lida por LdoSul »

olá pessoal,
sou um projetista de jogos de tabuleiro com uma dúvida sobre probabilidade, e creio q o lugar mais adequado pra postar essa minha pergunta é aqui, seguinte:

a)-Tenho um baralho de 10 cartas composto por 7 cartas escritas SIM e 3 cartas escrito NÃO.
b)-O jogador "compra" 5 cartas aleatórias desse baralho de uma só vez.
c)-Qual a probabilidade desse jogador ter comprado PELO MENOS 3 cartas escritas SIM?

Pq de eu estar perguntando isso: no meu jogo eu simulo uma votação, então, no caso, as 5 cartas compradas representam 5 votos feitos por personagens hipotéticos do tabuleiro. O que eu estou tentando descobrir é qual seria a proporção de cartas SIM / NÃO necessária para eu ter um cenário onde, em 70%-80% das vezes, houvesse pelo menos 3 cartas escritas SIM entre as cartas "compradas".

Me deculpem se esse n for o lugar correto pra perguntar isso, agradeço a atenção.




Avatar do usuário
jedi
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 985
Registrado em: Qui 11 Jul, 2013 14:57
Última visita: 14-04-24
Mai 2016 08 18:37

Re: probabilidade em jogo de cartas

Mensagem não lida por jedi »

Você pode calcular o numero de combinações totais das carta, e calcular a quantidade de combinações onde tem pelo menos três cartas "sim"

P=\frac{C_3^7.C_2^3+C_4^7.C_1^3+C_5^7}{C_5^{10}}

P=\frac{35.3+35.3+21}{252}=\frac{231}{252}=0,916

Última edição: jedi (Dom 08 Mai, 2016 18:37). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”