Ensino MédioTriângulo baricentro Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2016 08 18:45

Triângulo baricentro

Mensagem não lida por undefinied3 »

Olá. Gostaria de saber o seguinte:

Tendo um triângulo ABC, eu traço a reta AD tal que o ponto D é ponto médio do segmento BC, ou seja, AD é mediana. De um outro vértice, o B por exemplo, eu traço o segmento BE, de maneira que esse segmento divida AD no ponto T tal que AT=2x e TD=x, ou seja, razão 2 pra 1, como faz o baricentro. Mesmo sem a informação que a reta BE é mediana ou que ela também seja divida na razão 2 pra 1, é possível afirmar que o ponto T é baricentro?
Anexos
Ideia.png
Ideia.png (8.82 KiB) Exibido 506 vezes



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2016 08 19:52

Re: Triângulo baricentro

Mensagem não lida por undefinied3 »

Consegui resolver, era mais simples do que eu pensava. Basta traçar uma paralela à AD em C. Estendendo BE até tocar a paralela em um ponto P por exemplo, CP será 2x pois TD é base média do triângulo BCP. Pelo caso ALA, os triângulos AET e CTP são congruentes e, portanto, AE=EC



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”