Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioCombinatória - arranjo simples Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
nina
Pleno
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Fev 2013, 22:37
Última visita: 08-03-23
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Jul 2015 07 00:18

Combinatória - arranjo simples

Mensagem não lida por nina »

Dispondo de algarismos do sistema de base 10 (0,1,2...9) pergunta-se:

Quantos números naturais de 4 algarismos distintos são ímpares?
Quantos são pares?
Resposta

Ímpares: 2240
Pares: 2296


Alguém por gentileza poderia me dizer o que estou errando?
Fiz assim:
Não pode começar por zero, então temos para o primeiro algarismo apenas 9 opções.
O segundo algarismo pode ser qualquer um, menos o primeiro já que têm que ser distintos... e assim por diante.
9 x 9 x 8 x [tex3]\alpha[/tex3] onde [tex3]\alpha \in[/tex3] {1,3,5,7,9} Ou seja 5 opções.
Tendo fixado um ímpar e multiplicando pela quantidade de ímpares, terei 9x9x8x5=3240
Por que está errado?
Obrigada desde já.

Editado pela última vez por nina em 07 Jul 2015, 00:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

fabit
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1494
Registrado em: 24 Ago 2007, 12:38
Última visita: 08-04-23
Localização: RJ
Agradeceram: 198 vezes
Jul 2015 07 10:26

Re: Combinatória - arranjo simples

Mensagem não lida por fabit »

A questão toda segue o princípio multiplicativo.

___ x ___ x ___ x ___
A quarta posição tem que ser 1, 3, 5, 7 ou 9 (5 possibilidades): ___ x ___ x ___ x _5_.

A primeira posição não pode ser zero. Nem pode ser igual ao algarismo que já "queimamos" no preenchimento da quarta posição (10-2 possibilidades): _8_ x ___ x ___ x _5_.

A segunda posição pode ser zero, mas não pode ser igual a nenhum dos dois algarismos já "queimados" no preenchimento da primeira e quarta posições (10-2 possibilidades): _8_ x _8_ x ___ x _5_.

Finalmente, a terceira posição pode ser zero, mas não pode ser igual a nenhum dos algarismos já utilizados anteriormente (10-3 possibilidades): _8_ x _8_ x _7_ x _5_.

[tex3]8\times7\times8\times5=56\times40=2240[/tex3] .

Para responder à segunda parte da questão, é recomendável aproveitar o resultado obtido na primeira parte.

O plano é obter o total de números de 4 algarismos distintos (pares e ímpares tudo junto). Subtraindo 2240 desse total, encontramos os que "não são ímpares". Ou seja, sobram os pares.

Obs: se fosse começar do zero para achar os pares sem achar os ímpares antes, a estratégia ainda pode ser a mesma, mas o grande mestre, saudoso, Professor Morgado julgava ser mais didático atingir a resposta de modo construtivo. Assista no Youtube, o "PAPMEM" "Problemas de Contagem" "Morgado" (acho que é 2002 ou 2003, antes da quimioterapia). Fácil de achar o video. Acho que essa questão é resolvida lá, provavelmente com 4 algarismos, exatamente como está aqui.

Voltando à vaca fria: o total de números com 4 algarismos distintos é assim: _9_ x _9_ x _8_ x _7_. Dá [tex3]81\times56=4536[/tex3] , dos quais 2240 são ímpares.

Então os pares são 4536-2240=2296.

Editado pela última vez por MateusQqMD em 03 Dez 2021, 13:44, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
SAUDAÇÕES RUBRONEGRAS HEXACAMPEÃS !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário

ragefloyd
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Abr 2021, 09:41
Última visita: 20-12-21
Nov 2021 26 01:40

Re: Combinatória - arranjo simples

Mensagem não lida por ragefloyd »

Perdão reviver o post milenar, mas alguém poderia calcular os pares sem subtrair os ímpares do total? Eu estou tentando entender como o número de pares é diferente do de ímpares aqui.

O último algarismo deve ser um par, ou seja, deve estar em [tex3]\{0,2,4,6,8\}[/tex3] , 5 opções:
___ ___ ___ _5_

O primeiro pode ser qualquer número, exceto 0 e o número utilizado para o último, ou seja, 8 opções:

_8_ ___ ___ _5_

O segundo pode ser qualquer número, exceto os dois já utilizados, ou seja, 8 opções:

_8_ _8_ ___ _5_

O terceiro pode ser qualquer número, exceto os três já utilizados, ou seja, 7 opções:

_8_ _8_ _7_ _5_ [tex3]\therefore n=8\cdot8\cdot7\cdot5=2240[/tex3]

Mas esse resultado é absurdo, pois o número total é 4536 e o de ímpares é 2240, logo o de pares deve ser 2296

De onde vieram esses pares a mais? Não consigo encontrar o erro e isso é relevante pois se a questão pedisse os pares primeiro, eu claramente erraria.

Edit: Eu tentei decompor 2296 pra ver qual produto resultaria nele, mas um dos fatores primos é 41, o que parece indicar que é impossível calcular o número de pares diretamente. Agora que eu não entendi nada mesmo hahaha
Editado pela última vez por ragefloyd em 26 Nov 2021, 01:49, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário

fabit
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1494
Registrado em: 24 Ago 2007, 12:38
Última visita: 08-04-23
Localização: RJ
Agradeceram: 198 vezes
Nov 2021 27 00:50

Re: Combinatória - arranjo simples

Mensagem não lida por fabit »

O erro é que uma das condições do princípio multiplicativo foi violado. A primeira decisão tinha 5 opções mas a segunda tinha um número de opções que depende daquela que foi adotada na primeira.

Dos 5 pares, um era o 0. Se foi ele que você colocou na casa das unidades, seu leque na segunda decisão é diferente do leque que terá com qualquer outro dígito escolhido na primeira decisão.
SAUDAÇÕES RUBRONEGRAS HEXACAMPEÃS !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário

ragefloyd
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Abr 2021, 09:41
Última visita: 20-12-21
Nov 2021 29 18:39

Re: Combinatória - arranjo simples

Mensagem não lida por ragefloyd »

@fabit Ahhh, sim, faz sentido. Então em casos em que uma escolha tem um número diferente de opções dependendo de uma escolha anterior o princípio de contagem não funciona. Muito obrigado pela resposta, fiquei muito tempo quebrando a cabeça com isso.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Arranjo Simples
    por rah » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    3036 Exibições
    Última mensagem por ttbr96
  • Nova mensagem Arranjo Simples
    por rah » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    676 Exibições
    Última mensagem por danjr5
  • Nova mensagem Equação - Arranjo simples
    por leomaxwell » » em Ensino Médio
    3 Respostas
    1414 Exibições
    Última mensagem por Optmistic
  • Nova mensagem Equação - Arranjo simples
    por leomaxwell » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    859 Exibições
    Última mensagem por danjr5
  • Nova mensagem Arranjo simples
    por leomaxwell » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    776 Exibições
    Última mensagem por paulo testoni

Voltar para “Ensino Médio”