Ensino Médio[Duvida] diagonais que passam pelo centro

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
saviobranco
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb 06 Dez, 2014 08:43
Última visita: 17-08-15
Fev 2015 08 14:38

[Duvida] diagonais que passam pelo centro

Mensagem não lida por saviobranco »

Boa tarde galera .
Gostaria que alguém explica de forma convincente porque um poligono de lados ímpar não tem nenhuma diagonal passando pelo centro.

Se a demonstração formal for muito complica pode explicar por uma indução vulgar , ou qualquer outro artifício mesmo.

Não consigo nem mesmo ter uma imagem na minha cabeça do porque que o fato deveria sempre acontecer.




Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2015 08 18:24

Re: [Duvida] diagonais que passam pelo centro

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

Se uma diagonal passar pelo centro ela será diâmetro da circunferência circunscrita ao polígono regular (estou assumindo ele ser regular porque nem todo polígono tem centro) então ela será um eixo de simetria do polígono. Teremos x vértices em um semiplano dela e x vértices no outro semiplano dela totalizando 2x+2 vértices ao todo, logo ele terá 2x+2 lados que é par. Acho que é isso.

PS: se ele não for regular essa afirmação é falsa.
Posso pegar uma circunferência, marcar dois pontos diametralmente opostos, colocar mais três pontos quaisquer todos distintos entre si e construir um pentágono não regular, mas que tem uma diagonal passando pelo centro.

Última edição: Auto Excluído (ID:12031) (Dom 08 Fev, 2015 18:24). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”