Ensino MédioMódulo Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

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Autor do Tópico
jose carlos de almeida
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Módulo

Mensagem não lida por jose carlos de almeida »

Se [tex3]x[/tex3] é um número real tal que [tex3]x < 2,[/tex3] a expressão [tex3]\frac{sqrt{x^2 - 4x + 4}}{x - 2}[/tex3] equivale a:

a) [tex3]1[/tex3]
b) [tex3]{-} 1[/tex3]
c) [tex3]x - 2[/tex3]
d) [tex3]0[/tex3]
e) [tex3]x - 2[/tex3] se [tex3]x\neq 2[/tex3]

Última edição: jose carlos de almeida (Ter 21 Nov, 2006 20:12). Total de 1 vez.


JOSE CARLOS

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paulo testoni
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Re: Módulo

Mensagem não lida por paulo testoni »

Hola José.

Se você elevar toda a fração ao quadrado, fica:
  • [tex3]\Large\frac{x^2 - 4x + 4}{x^2 - 4x + 4}\large=1[/tex3]
Letra (a).

Última edição: paulo testoni (Qua 22 Nov, 2006 09:19). Total de 1 vez.


Paulo Testoni

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caju
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Re: Módulo

Mensagem não lida por caju »

Olá José e Paulo,

Elevar ao quadrado pode ser uma armadilha, pois se o número fosse [tex3]{-}1,[/tex3] ao elevar ao quadrado daria 1 também. Ou seja, nada podemos afirmar se o quadrado deu [tex3]1.[/tex3]

Vou resolver de uma outra maneira.

Veja que dentro da raiz temos um produto notável. Podemos rescrever a expressão do enunciado como sendo:
  • [tex3]\frac{sqrt{(x-2)^2}}{x - 2}[/tex3]
ou também poderíamos escrever
  • [tex3]\frac{sqrt{(2-x)^2}}{x - 2}[/tex3]
Daria no mesmo. Mas qual é o correto?

O enunciado diz que [tex3]x<2[/tex3] , ou seja, [tex3]x-2<0[/tex3] e [tex3]2-x>0[/tex3]

Portanto, se quisermos cortar a raiz com o quadrado interno, devemos ter um valor positivo dentro do quadrado. Portanto, vale a segunda opção:
  • [tex3]\frac{sqrt{(2-x)^2}}{x - 2}[/tex3]

    [tex3]\frac{2-x}{x - 2}[/tex3]

    [tex3]\frac{-(x-2)}{x - 2}[/tex3]

    [tex3]{-}1[/tex3]
Resposta: letra (b).

Atenciosamente
Prof. Caju
WebMaster TutorBrasil.com.br

Última edição: caju (Qua 22 Nov, 2006 11:30). Total de 1 vez.



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