Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
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Ensino Médio ⇒ Dúvida em questão.
Moderador: [ Moderadores TTB ]
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Abr 2023
04
09:42
Dúvida em questão.
Um carro se desloca numa trajetória retilínea e a equação horária de seu movimento é dada por: [tex3]s = 5t^2+80t+2[/tex3], com s em km e t em horas. Essa equação é valida até o carro atingir 100km/h, que é a máxima possível, pois o carro tem um controlador de velocidade. Este será acionado quando:
(A) t = 1 h
(B) t = 2 h
(C) t = 3 h
(D) t = 4 h
(E) t = 5 h
Dúvida: essa questão me parece estranha de algum modo algébrico. Tomando a própria definição de velocidade média, basta fazer s/t = 100, ou seja, [tex3]\frac{5t^2+80t+2}{t}=100[/tex3], que dá raízes bem estranhas. Não possuo o gabarito.
Edit: Eu coloquei t = 0 e resultou em s = 2 km, ou seja, começou-se no km 2. Daí, a distância percorrida é (s-2), que nos faz chegar em [tex3]5t^2-20t=0[/tex3], isto é, [tex3]t=4[/tex3]. Procede?
(A) t = 1 h
(B) t = 2 h
(C) t = 3 h
(D) t = 4 h
(E) t = 5 h
Dúvida: essa questão me parece estranha de algum modo algébrico. Tomando a própria definição de velocidade média, basta fazer s/t = 100, ou seja, [tex3]\frac{5t^2+80t+2}{t}=100[/tex3], que dá raízes bem estranhas. Não possuo o gabarito.
Edit: Eu coloquei t = 0 e resultou em s = 2 km, ou seja, começou-se no km 2. Daí, a distância percorrida é (s-2), que nos faz chegar em [tex3]5t^2-20t=0[/tex3], isto é, [tex3]t=4[/tex3]. Procede?
Editado pela última vez por Deleted User 29599 em 04 Abr 2023, 10:17, em um total de 3 vezes.
Abr 2023
06
12:11
Re: Dúvida em questão.
MateekX,
Não, não procede.
Primeiramente, note que o movimento é retilíneo, MAS NÃO UNIFORME. Ele é UNIFORMEMENTE VARIADO, como mostra a própria função horária do deslocamento, que é quadrática!!!!!!!!
Isto significa que temos uma ACELERAÇÃO a ser considerada, VELOCIDADE AUMENTANDO até atingir os 100 km/h e, em momento algum, o exercício dá a entender se o veículo já estava ou não acelerado quando iniciou a contagem temporal, quando t = 0 e s = 2,0 km!!!!!!!!!!
Vamos montar uma tabela da função horária para os 4 tempos com as 4 posições registradas conforme a respectiva equação:
t (em horas) ---------------- s (em Km)
0 ----------------------------- 2,0
1 ----------------------------- 87
2 ----------------------------- 182
3 ----------------------------- 287
4 ----------------------------- 402
Note que, entre zero e 1 hora, o carro percorreu 85 km, nos dando uma velocidade média de 85 km/h.
Porém, de 1 hora para 2 horas, ou seja, com mais 1 hora de deslocamento, o carro percorreu mais (182-87) km = 95 km, ou seja, uma velocidade média de 95 km/h.
Isto significa que, de uma hora para a outra hora, o carro aumentou sua velocidade em uma quantidade de 10 km/h, ou seja, sua aceleração é de 10 km/h^2!!!!!!!!!!!
Esta sim, a ACELERAÇÃO QUE É CONSTANTE, E DE 10 KM/H^2!!!!!!!!!!!
Seguindo esta tendência, quando o deslocamento completar sua terceira hora, o carro terá incrementado em sua velocidade mais 10 km/h, perfazendo um total de 105 km/h!!!!!!!!!
No entanto, veja que o enunciado afirma que ao atingir a velocidade final de 100 km/h, o padrão de movimento muda e o carro pára de acelerar, passando a manter a mesma velocidade!!!!!!!!!
Por dedução lógica, isto significa que o momento de acionamento do controlador de velocidade acontece ANTES DO VEÍCULO COMPLETAR 3 HORAS DE VIAGEM!!!!!!!!!
Portanto, isto se dá com 2 horas completas de movimento, com incremento de alguns minutos.
Em se tratando de horas "cheias", são 2 horas, ou seja, resposta letra "B"!!!!!!!!!
No entanto, convém destacar que este cálculo que fizemos de aceleração não é nem preciso e nem exato, pois consideramos as velocidades MÉDIAS na determinação da aceleração INSTANTÂNEA, o que gera distorções de resultado, pois entre os km 2 e 87 consideramos para o cálculo da velocidade que o carro se moveu com rapidez CONSTANTE até atingir o km 87 para só daí acelerar para 95 km/h e considerarmos a velocidade novamente CONSTANTE até o km 182 para então parar. Mas sabemos que não é isto o que aconteceu na prática, mas sim o carro vem acelerando INSTANTANEAMENTE a cada segundo e a cada metro percorrido até atingir os 100 km/h!!!!!!!!!
Como o carro acelera INSTANTE A INSTANTE até a velocidade final, diferente de ANDAR CONSTANTE, ACELERAR E VOLTAR A ANDAR CONSTANTE, isto significa que o tempo total até atingir 100 km/h deve ser ainda menor do que 2 horas e um punhado de minutos adicionais!!!!!!!!!
Mas então, como calcular com precisão e exatidão o tempo gasto e pedido pelo exercício???????
Para isto, precisaremos abandonar os cálculos com velocidade e aceleração MÉDIAS e teremos que usar cálculos com velocidade e aceleração INSTANTÂNEAS, ponto a ponto, hora por hora e quilômetro a quilômetro!!!!!!!!!!
Não se faz isto com Matemática de Ensino Médio. Precisamos usar o Cálculo Diferencial e Integral!!!!!!!!
Podemos obter a função velocidade instantânea como sendo a derivada primeira da função posição e a função aceleração como derivada segunda da posição:
[tex3]v_{inst} = lim_{\Delta{s} --> 0}\frac{ds} {dt} = 10t+80[/tex3]
[tex3]a_{inst} = lim_{\Delta{s} -->0}\frac{dv_{inst}} {dt} = 10 \frac{km} {h^2}[/tex3]
Note que a aceleração INSTANTÂNEA coincide com a aceleração MÉDIA, ou seja, 10 km/h^2!!!!!!!!!!
No entanto, os resultados para deslocamento mudam. Para a velocidade final de 100 km/h, temos um tempo gasto dado por:
[tex3]v_{inst} = 10 \frac{km} {h^2}t+80\frac{km} {h}[/tex3]
[tex3]100 \frac{km} {h} = 10\frac{km} {h^2}t+80\frac{km} {h}[/tex3]
[tex3]10\frac{km} {h^2}t = 100 - 80 = 20\frac{km} {h}[/tex3]
[tex3]t = \frac{20\frac{km} {h}} {10\frac{km} {h^2}} = 2,0h[/tex3] !!!!!!!!!!!!
Note que, na prática, o veículo alcançou a velocidade final em exatas 2 horas da marcação no cronômetro e este, quando acionado em t = 0, se deu com o carro já iniciando os registros em 80 km/h, ou seja, o carro já vinha acelerado quando a cronometragem começou!!!!!!!!!
Se quiser explicação sobre fundamentos de derivadas e Cálculo Diferencial e Integral, fique à vontade para pedir, se sentir necessidade!!!!!!!!
Espero ter ajudado.
Não, não procede.
Primeiramente, note que o movimento é retilíneo, MAS NÃO UNIFORME. Ele é UNIFORMEMENTE VARIADO, como mostra a própria função horária do deslocamento, que é quadrática!!!!!!!!
Isto significa que temos uma ACELERAÇÃO a ser considerada, VELOCIDADE AUMENTANDO até atingir os 100 km/h e, em momento algum, o exercício dá a entender se o veículo já estava ou não acelerado quando iniciou a contagem temporal, quando t = 0 e s = 2,0 km!!!!!!!!!!
Vamos montar uma tabela da função horária para os 4 tempos com as 4 posições registradas conforme a respectiva equação:
t (em horas) ---------------- s (em Km)
0 ----------------------------- 2,0
1 ----------------------------- 87
2 ----------------------------- 182
3 ----------------------------- 287
4 ----------------------------- 402
Note que, entre zero e 1 hora, o carro percorreu 85 km, nos dando uma velocidade média de 85 km/h.
Porém, de 1 hora para 2 horas, ou seja, com mais 1 hora de deslocamento, o carro percorreu mais (182-87) km = 95 km, ou seja, uma velocidade média de 95 km/h.
Isto significa que, de uma hora para a outra hora, o carro aumentou sua velocidade em uma quantidade de 10 km/h, ou seja, sua aceleração é de 10 km/h^2!!!!!!!!!!!
Esta sim, a ACELERAÇÃO QUE É CONSTANTE, E DE 10 KM/H^2!!!!!!!!!!!
Seguindo esta tendência, quando o deslocamento completar sua terceira hora, o carro terá incrementado em sua velocidade mais 10 km/h, perfazendo um total de 105 km/h!!!!!!!!!
No entanto, veja que o enunciado afirma que ao atingir a velocidade final de 100 km/h, o padrão de movimento muda e o carro pára de acelerar, passando a manter a mesma velocidade!!!!!!!!!
Por dedução lógica, isto significa que o momento de acionamento do controlador de velocidade acontece ANTES DO VEÍCULO COMPLETAR 3 HORAS DE VIAGEM!!!!!!!!!
Portanto, isto se dá com 2 horas completas de movimento, com incremento de alguns minutos.
Em se tratando de horas "cheias", são 2 horas, ou seja, resposta letra "B"!!!!!!!!!
No entanto, convém destacar que este cálculo que fizemos de aceleração não é nem preciso e nem exato, pois consideramos as velocidades MÉDIAS na determinação da aceleração INSTANTÂNEA, o que gera distorções de resultado, pois entre os km 2 e 87 consideramos para o cálculo da velocidade que o carro se moveu com rapidez CONSTANTE até atingir o km 87 para só daí acelerar para 95 km/h e considerarmos a velocidade novamente CONSTANTE até o km 182 para então parar. Mas sabemos que não é isto o que aconteceu na prática, mas sim o carro vem acelerando INSTANTANEAMENTE a cada segundo e a cada metro percorrido até atingir os 100 km/h!!!!!!!!!
Como o carro acelera INSTANTE A INSTANTE até a velocidade final, diferente de ANDAR CONSTANTE, ACELERAR E VOLTAR A ANDAR CONSTANTE, isto significa que o tempo total até atingir 100 km/h deve ser ainda menor do que 2 horas e um punhado de minutos adicionais!!!!!!!!!
Mas então, como calcular com precisão e exatidão o tempo gasto e pedido pelo exercício???????
Para isto, precisaremos abandonar os cálculos com velocidade e aceleração MÉDIAS e teremos que usar cálculos com velocidade e aceleração INSTANTÂNEAS, ponto a ponto, hora por hora e quilômetro a quilômetro!!!!!!!!!!
Não se faz isto com Matemática de Ensino Médio. Precisamos usar o Cálculo Diferencial e Integral!!!!!!!!
Podemos obter a função velocidade instantânea como sendo a derivada primeira da função posição e a função aceleração como derivada segunda da posição:
[tex3]v_{inst} = lim_{\Delta{s} --> 0}\frac{ds} {dt} = 10t+80[/tex3]
[tex3]a_{inst} = lim_{\Delta{s} -->0}\frac{dv_{inst}} {dt} = 10 \frac{km} {h^2}[/tex3]
Note que a aceleração INSTANTÂNEA coincide com a aceleração MÉDIA, ou seja, 10 km/h^2!!!!!!!!!!
No entanto, os resultados para deslocamento mudam. Para a velocidade final de 100 km/h, temos um tempo gasto dado por:
[tex3]v_{inst} = 10 \frac{km} {h^2}t+80\frac{km} {h}[/tex3]
[tex3]100 \frac{km} {h} = 10\frac{km} {h^2}t+80\frac{km} {h}[/tex3]
[tex3]10\frac{km} {h^2}t = 100 - 80 = 20\frac{km} {h}[/tex3]
[tex3]t = \frac{20\frac{km} {h}} {10\frac{km} {h^2}} = 2,0h[/tex3] !!!!!!!!!!!!
Note que, na prática, o veículo alcançou a velocidade final em exatas 2 horas da marcação no cronômetro e este, quando acionado em t = 0, se deu com o carro já iniciando os registros em 80 km/h, ou seja, o carro já vinha acelerado quando a cronometragem começou!!!!!!!!!
Se quiser explicação sobre fundamentos de derivadas e Cálculo Diferencial e Integral, fique à vontade para pedir, se sentir necessidade!!!!!!!!
Espero ter ajudado.
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Abr 2023
06
13:17
Re: Dúvida em questão.
Olá,
Acontece que tal questão é um simulado para o ENEM, ou seja, é uma questão bem básica, digamos; evidentemente, não é necessário utilizar Integral ou Diferencial. Mas eu ainda acho que tem algum erro. Isto porque, pela mesma tabela que você enviou, se substituirmos os valores chegamos que quando t = 4 a velocidade média é 100km/h.
t ---------------- s
0 ---------------- 2,0
1 ---------------- 87 (I)
2 ---------------- 182 (II)
3 ---------------- 287 (III)
4 ---------------- 402 (IV)
No instante (I), a velocidade média é de 85/1=85km/h
No instante (II), a velocidade média é de 180/2=90km/h
No instante (III), a velocidade média é de 285/3=95km/h
Ou seja, a aceleração, na verdade, é de 5km/h^2, o que nos leva a concluir que, quando t = 4, o aparelho aciona.
Acontece que tal questão é um simulado para o ENEM, ou seja, é uma questão bem básica, digamos; evidentemente, não é necessário utilizar Integral ou Diferencial. Mas eu ainda acho que tem algum erro. Isto porque, pela mesma tabela que você enviou, se substituirmos os valores chegamos que quando t = 4 a velocidade média é 100km/h.
t ---------------- s
0 ---------------- 2,0
1 ---------------- 87 (I)
2 ---------------- 182 (II)
3 ---------------- 287 (III)
4 ---------------- 402 (IV)
No instante (I), a velocidade média é de 85/1=85km/h
No instante (II), a velocidade média é de 180/2=90km/h
No instante (III), a velocidade média é de 285/3=95km/h
Ou seja, a aceleração, na verdade, é de 5km/h^2, o que nos leva a concluir que, quando t = 4, o aparelho aciona.
Editado pela última vez por Deleted User 29599 em 06 Abr 2023, 13:18, em um total de 1 vez.
Abr 2023
06
15:51
Re: Dúvida em questão.
Discordo novamente!!!!!!!!!
Se você calcula uma velocidade média para intervalo de tempo maior, seu erro naturalmente será maior!!!!!!!!!
Daí fazer:
v1 = (87 km - 2,0 km) / (1h - 0) = 85 km/h
v2 = (182 km - 87 km) / (2h - 1h) = 95 km/h
v3 = (287 km - 182 km) / (3h - 2h) = 105 km/h
etc....
Daí sim, insisto, a aceleração é de 10 km/h^2!!!!!!!!!
O Cálculo Diferencial e Integral prova que o raciocínio usado por mim é o que se prova mais próximo da realidade. E outra que só introduzi esta ferramenta depois de resolver "no estilo Enem"!!!!!!!!!!
Simplesmente não interessa se a questão é para os moldes do Enem ou não. O estudante já tem condições para saber que quanto menor for a taxa de variação no cálculo das grandezas envolvidas, mais próximo estará do valor "verdadeiro" e mais preciso será o resultado obtido, bem como mais próximo da realidade!!!!!!!!!
Você pediu a opinião das pessoas e eu dei a minha. Agora se está tão cheio de si quanto a isto, fique com a tua certeza e vai se danar, pois as pessoas têm mais o que fazer além de ficar dando atenção a verdadeiros donos da verdade como você!!!!!!!!!!
Passar bem.
Se você calcula uma velocidade média para intervalo de tempo maior, seu erro naturalmente será maior!!!!!!!!!
Daí fazer:
v1 = (87 km - 2,0 km) / (1h - 0) = 85 km/h
v2 = (182 km - 87 km) / (2h - 1h) = 95 km/h
v3 = (287 km - 182 km) / (3h - 2h) = 105 km/h
etc....
Daí sim, insisto, a aceleração é de 10 km/h^2!!!!!!!!!
O Cálculo Diferencial e Integral prova que o raciocínio usado por mim é o que se prova mais próximo da realidade. E outra que só introduzi esta ferramenta depois de resolver "no estilo Enem"!!!!!!!!!!
Simplesmente não interessa se a questão é para os moldes do Enem ou não. O estudante já tem condições para saber que quanto menor for a taxa de variação no cálculo das grandezas envolvidas, mais próximo estará do valor "verdadeiro" e mais preciso será o resultado obtido, bem como mais próximo da realidade!!!!!!!!!
Você pediu a opinião das pessoas e eu dei a minha. Agora se está tão cheio de si quanto a isto, fique com a tua certeza e vai se danar, pois as pessoas têm mais o que fazer além de ficar dando atenção a verdadeiros donos da verdade como você!!!!!!!!!!
Passar bem.
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Abr 2023
06
19:31
Re: Dúvida em questão.
lmtosta
Não é minha área mas há na net a resolução de um problema similar (***)
Adaptando a solução para o problema em questão verifica-se os seus resultados.
[tex3]S = So + Vo.t + \frac{a.t^2}{2}\\
S= 2+{\color{red}80}t+{\color{red}5}t^2 \implies Vo=80km/h: a = 10km/h^2\\
V=Vo+at \implies 100 = 80+10t \therefore t = 2h[/tex3]
***"Um carro passa por um radar colocado em uma estrada retilínea. O computador ligado ao radar afere que a equação horária para o movimento do carro é: s= 2,0 + 70,0t + 3,0 t² para s medido em km e t medido em horas.
Esta equação é válida até o carro atingir a velocidade escalar de 100km/h, que é a máxima possível, pois o carro é equipado com um limitador de velocidade. Sabe-se que para t = 0 o carro passa diante do radar. Podemos afirmar que:
a) o radar está no marco zero da estrada
b) se a velocidade escalar máxima permitida na posição do radar for de 80,0km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade
c) até atingir a velocidade escalar de 100 km/h, a velocidade escalar aumenta numa taxa de 6,0km/h em cada hora.
d) no instante t = 4,0h, o controlador de velocidade será acionado.
e) no instante t = 1,0h, o carro passará por uma cidade que está localizada a 75,0km do radar
Não é minha área mas há na net a resolução de um problema similar (***)
Adaptando a solução para o problema em questão verifica-se os seus resultados.
[tex3]S = So + Vo.t + \frac{a.t^2}{2}\\
S= 2+{\color{red}80}t+{\color{red}5}t^2 \implies Vo=80km/h: a = 10km/h^2\\
V=Vo+at \implies 100 = 80+10t \therefore t = 2h[/tex3]
***"Um carro passa por um radar colocado em uma estrada retilínea. O computador ligado ao radar afere que a equação horária para o movimento do carro é: s= 2,0 + 70,0t + 3,0 t² para s medido em km e t medido em horas.
Esta equação é válida até o carro atingir a velocidade escalar de 100km/h, que é a máxima possível, pois o carro é equipado com um limitador de velocidade. Sabe-se que para t = 0 o carro passa diante do radar. Podemos afirmar que:
a) o radar está no marco zero da estrada
b) se a velocidade escalar máxima permitida na posição do radar for de 80,0km/h, o condutor será multado por excesso de velocidade
c) até atingir a velocidade escalar de 100 km/h, a velocidade escalar aumenta numa taxa de 6,0km/h em cada hora.
d) no instante t = 4,0h, o controlador de velocidade será acionado.
e) no instante t = 1,0h, o carro passará por uma cidade que está localizada a 75,0km do radar
Editado pela última vez por petras em 06 Abr 2023, 19:33, em um total de 1 vez.
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