Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

DemonstraçõesDemonstração - Teorema de Menelaus (Geometria Plana) Tópico resolvido

Fórum de coletânea das melhores demonstrações de teoremas de matemática.
Se você quiser postar uma demonstração aqui, poste, inicialmente, no fórum correspondente utilizando o título "Demonstração Teorema X" e substitua com o nome do teorema/fórmula que você postou e, depois, envie o link para um moderador pedindo para sua mensagem ser movida para o fórum "Demonstrações". Somente moderadores poderão mover sua mensagem para este fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
italoemanuell
1 - Trainee
Mensagens: 202
Registrado em: 26 Jun 2007, 17:33
Última visita: 29-12-11
Agradeceram: 7 vezes
Jun 2007 28 10:36

Demonstração - Teorema de Menelaus (Geometria Plana)

Mensagem não lida por italoemanuell »

A partir de hoje estarei aqui postando teoremas geométricos, pouco vistos em livros comuns, e que costumam cai no ime pedindo para provar alguma colinearidade entre pontos!!

"Teorema de Menelaus"
Screen Shot 2017-06-16 at 12.11.53.png
Screen Shot 2017-06-16 at 12.11.53.png (11.44 KiB) Exibido 9135 vezes
Então vale a seguinte propriedade:

[tex3]\frac{\overline{CG}}{\overline{AE}}=\frac{\overline{CD}}{\overline{AD}}[/tex3] e [tex3]\frac{\overline{CG}}{\overline{BE}}=\frac{\overline{FC}}{\overline{FB}}[/tex3] ,ou seja, [tex3]\overline{AE}\cdot\overline{CD}\cdot\overline{FB}=\overline{AD}\cdot\overline{BE}\cdot\overline{FC}[/tex3]

Espero que tenham gostado, então tentem provar a mesma!!!! Bem como tbm sua reciprocidade!!!! fui...

Editado pela última vez por italoemanuell em 28 Jun 2007, 10:36, em um total de 2 vezes.

marco_sx
2 - Nerd
Mensagens: 150
Registrado em: 11 Fev 2007, 23:26
Última visita: 20-08-15
Localização: São Paulo
Agradeceram: 20 vezes
Jul 2007 06 20:06

Demonstração do Teorema de Menelaus

Mensagem não lida por marco_sx »

mene.png
mene.png (19.87 KiB) Exibido 20995 vezes
[tex3]\overline{GC}// \overline{AB}[/tex3]

Pelo caso AAA, temos: [tex3]\Delta ADE \sim \Delta CDG[/tex3]

[tex3]\frac{\overline{AE}}{\overline{AD}}=\frac{\overline{CG}}{\overline{CD}} \Rightarrow \overline{CG}=\frac{\overline{AE}\cdot \overline{CD}}{\overline{AD}}[/tex3] (I)

Também pelo caso AAA, temos: [tex3]\Delta BEF \sim \Delta CGF[/tex3]

[tex3]\frac{\overline{BE}}{\overline{FB}}=\frac{\overline{CG}}{\overline{FC}} \Rightarrow \overline{CG}=\frac{\overline{BE}\cdot \overline{FC}}{\overline{FB}}[/tex3] (II)

(I)=(II) : [tex3]\frac{\overline{AE}\cdot \overline{CD}}{\overline{AD}}=\frac{\overline{BE}\cdot \overline{FC}}{\overline{FB}} \Rightarrow \overline{AE}\cdot \overline{CD}\cdot \overline{FB}=\overline{AD}\cdot \overline{BE}\cdot \overline{FC}[/tex3]

Editado pela última vez por marco_sx em 06 Jul 2007, 20:06, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário

bmachado
sênior
Mensagens: 35
Registrado em: 28 Fev 2012, 22:51
Última visita: 31-07-12
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mar 2012 18 14:32

Re: Geometria Plana: Teorema de Menelaus

Mensagem não lida por bmachado »

Obrigado nunca tinha visto!
Movido de Ensino Médio para Demonstrações em 16 Jun 2017, 12:19 por caju


Deleted User 24633
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2020 08 22:14

Re: Demonstração - Teorema de Menelaus (Geometria Plana)

Mensagem não lida por Deleted User 24633 »

Olá gente! Recentemente, um problema me induziu a uma demonstração do teorema de Menelaus que até então eu não tinha visto... e resolvi compartilhar.
Eu sei que muito provavelmente esta demonstração é conhecida ou já foi descoberta mas enfim...

Considere o triângulo [tex3]ABC[/tex3] e a reta [tex3]PR[/tex3] que intercepta [tex3]AC[/tex3] em [tex3]Q[/tex3] :
menelaus.png
menelaus.png (17.26 KiB) Exibido 3211 vezes
O teorema de Menelaus diz que [tex3]\frac{PA}{PB}\cdot \frac{RB}{RC}\cdot \frac{QC}{QA}=1[/tex3]

Prova:

Consider a reta [tex3]l[/tex3] paralela a [tex3]PR[/tex3] pelo ponto [tex3]B[/tex3]
menelaus2.png
menelaus2.png (24.36 KiB) Exibido 3211 vezes
Pelo teorema de Tales [tex3]\frac{PA}{PB}=\frac{QA}{QT}.[/tex3]
Pelas propriedades do paralelismo [tex3]\triangle QCR \sim \triangle TCB[/tex3] então [tex3]\frac{RB}{RC}=\frac{QT}{QC}.[/tex3]

Assim [tex3]\frac{PA}{PB}\cdot \frac{RB}{RC}\cdot \frac{QC}{QA}=\frac{QA}{QT}\cdot \frac{QT}{QC}\cdot \frac{QC}{QA}=1[/tex3] como queríamos demonstrar.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Demonstrações”