ALGORITMOS E IMPLEMENTAÇÕESAlgoritmo de Classificação por critérios e pesos

Implementação de equações dentro da computação, programação e algoritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ViniciusDC
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Seg 26 Jul, 2010 14:08
Última visita: 13-08-10
Jul 2010 26 14:43

Algoritmo de Classificação por critérios e pesos

Mensagem não lida por ViniciusDC »

Bom dia Pessoal,

Estou tentando fazer um sistema de classificação para empresas. Basicamente serve para atribuir um valor, o qual resultará em uma lista ordenada por ele.

A questão toda está em como chegar nesse valor.

Vou utilizar variáveis dinâmicas e estáticas.

As estáticas seriam os atributos da empresa. Cada atributo vai ter um valor binário: Sim = 1 e Não = 0.

Cada atributo vai ter um peso. Exemplo: Empresa A, tem o Atributo X e seu peso é 10. Já a empresa B tem o atributo Y e seu peso é 15, logo a empresa B está em primeiro e a A está em segundo.

Okay, so far, so good!

Como determinar este peso, ai já são variáveis dinâmicas.

Elas seriam determinadas por pesquisa de opiniao. Por exemplo. As pessoas vão dizer, através de um formulário, qual é o grau de importância de um determinado atributo, a média disso dará o peso.

a) Indispensável, até pagaria mais por isso 100
b) Seria ótimo, mas só estiver incluído preço 75
c) Seria bom, mas não é decisivo para mim 50
d) Tanto faz 25
e) Não gosto, mas aceito. 10
f) Não gosto, não escolheria. 0

Até então teríamos sempre pesos entre 0 e 100. Ótimo. Porém, eu quero acrescentar a soma de votos em uma determinada empresa e minha dúvida é como chegar a este número, sendo que o número de votos, obviamente passará de 100 e se for fazer uma porcentagem vai ficar muito baixo em relação aos pesos determinados acima.

Resumindo a questão é. Como transformar um número indefinido em um valor entre 0 e 100 e que seja compatível em importância com os pesos determinados na pesquisa de opinião?

Supondo: Atributo A da empresa A tem peso 65, o atributo B tem peso 30, o número de votos é 12.543 dentro de um total de 100.000 votos para 100 empresas.

A média dos atributos é 47,5. Como transformar o número 12.543 em um número entre 0 e 100 compatível com a importância de ter 12.543 votos num total de 100.000 votos? Para depois disso somar os atrbutos A e B com esse valor criado e depois dividir por 3 para obter a média.

Alguem ai entendeu?!

Muito obrigado




Avatar do usuário
rafaelplaurindo
Avançado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb 28 Ago, 2010 18:42
Última visita: 24-10-20
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
Dez 2010 08 18:57

Re: Algoritmo de Classificação por critérios e pesos

Mensagem não lida por rafaelplaurindo »

Bom, primeiramente, tudo que é variável, é dinâmico, quando você se refere a estático, o termo correto é constante.

Quero muito te ajudar, mas vamos combinar o seguinte. Vamos modularizar o problema, para não "viajarmos na maionese" já que programação não é como matemática, e o mesmo não está muito pequeno.

Primeiramente, precisamos saber que dados deveram ser inseridos no sistema, então monte um pequeno formulário. Depois explica-me o que primeiramente o sistema deve fazer, porque você escreveu demais e complicou o mesmo, fazendo-nos perder o fim da meada quando estamos no final da leitura do mesmo.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Razão entre os pesos
    por moondancer28 » » em Física I
    1 Respostas
    146 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem Critérios de Divisibilidade
    por MilkShake » » em Ensino Médio
    3 Respostas
    985 Exibições
    Última msg por csmarcelo
  • Nova mensagem Critérios de divisibilidade
    por MilkShake » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    623 Exibições
    Última msg por PeterPark
  • Nova mensagem Critérios de Divisibilidade
    por Idocrase » » em Ensino Superior
    2 Respostas
    346 Exibições
    Última msg por Idocrase
  • Nova mensagem Critérios de Divisibilidade
    por Idocrase » » em Ensino Superior
    5 Respostas
    364 Exibições
    Última msg por Idocrase

Voltar para “ALGORITMOS E IMPLEMENTAÇÕES”