MATEMÁTICA APLICADAQuero criar uma fórmula matemática Tópico resolvido

Aplicações e soluções para o dia-a-dia.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
khayro
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Qui 28 Mar, 2019 11:45
Última visita: 18-04-19
Mar 2019 28 12:02

Quero criar uma fórmula matemática

Mensagem não lida por khayro »

Bom dia a todos.

Sou servidor público. Não trabalho na área matemática, mas vez em quando me deparo com dúvidas que não consigo resolver.

Agora mesmo eu preciso criar uma fórmula para representar o cálculo de um reajuste (de tarifa de água).

Criei um esboço e gostaria da opinião de alguém da área. Posso contar com vossa ajuda?

Segue a fórmula:

FÓRMULA: IRT = (Dp x Ivd) + (Del x Ivd(+ 2%)) + (Dd x IPCA-15)
Onde:
IRT: Índice de Reajuste Tarifário;
Dp: Despesas com pessoal (percentual em relação à despesa total);
Del: Despesas com energia elétrica (percentual em relação à despesa total);
Dd: Demais despesas com outros itens não especificados (percentual em relação à despesa total);
Ivd: Índice de variação da despesa; e
IPCA-15: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), acumulado no período.




Movido de Ensino Superior para MATEMÁTICA APLICADA em Qui 28 Mar, 2019 12:11 por caju

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mar 2019 28 12:27

Re: Quero criar uma fórmula matemática

Mensagem não lida por caju »

Olá khayro, seja bem-vindo ao fórum.

Vou comentar cada parcela de sua fórmula: