Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

MATEMÁTICA APLICADAProbabilidade em linha de produção Tópico resolvido

Aplicações e soluções para o dia-a-dia.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
alexandregc
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jul 2018, 12:18
Última visita: 02-08-18
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez
Jul 2018 27 12:52

Probabilidade em linha de produção

Mensagem não lida por alexandregc »

Olá pessoal,

Primeiramente peço desculpas se esta dúvida não corresponder ao tema de "matemática aplicada" e peço que o movam para o local mais adequado dentro do forum...

Trabalho em uma indústria de confecção e estou fazendo uma pesquisa acadêmica sobre a linha de costura de um item.
Nesta pesquisa, estou realizando uma simulação e tenho uma situação onde a linha de produção tem 44 funcionários no total com dois grupos de cargos (costureiras e ajudantes), sendo que as informações sobre absenteísmo (falta de funcionários) são de uma média de 2 faltas por dia aleatoriamente entre estes 44 funcionários.

Para usar essas informações como forma de calcular a taxa de um funcionário faltar, eu calcularia dividindo as faltas pelo total de funcionários. Logo, 2 / 44 = 0,0454545 = o que representa 4,54% de chance de um funcionário faltar! Correto?!

O problema é que estou simulando apenas os funcionários que operam máquinas (costureiras) na linha de produção e esta amostra é menor. São apenas 28 costureiras (funcionárias operando máquinas) e neste caso não posso dizer que há uma probabilidade de 0,0454545 de que um desses 28 venham faltar no dia! Correto?!

Então, como calculo a probabilidade de 1 costureira (entre estas 28) venha faltar, sabendo-se que na média, 2 funcionários entre os 44 totais faltam por dia de forma aleatória?!? Ou seja, em um dia, 2 ajudantes podem faltar. No outro dia, um ajudante e uma costureira podem faltar. Em outro, 2 costureiras podem faltar, e assim por diante de forma aleatória...

Infelizmente não há muitos indicadores confiáveis sobre absenteísmo e as informações são apenas baseadas em média (2 faltas por dia entre 44)!

Agradeço pelo apoio.

alexandregc

Avatar do usuário

jedi
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 985
Registrado em: 11 Jul 2013, 14:57
Última visita: 14-04-24
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 745 vezes
Jul 2018 28 13:08

Re: Probabilidade em linha de produção

Mensagem não lida por jedi »

sendo 28 costureiras e 16 ajudantes

então o total de combinações de duas pessoas faltando é

[tex3]C^{44}_{2}=\frac{44!}{2!(44-2)!}=22.43=946[/tex3]

o total de combinações em que os dois faltantes são ajudantes é

[tex3]C^{16}_{2}=\frac{16!}{2!(16-2)!}=8.15=120[/tex3]

então o número de combinações de pessoas faltantes em que pelo menos uma das duas é costureira será

[tex3]946-120=826[/tex3]

portanto a probabilidade de pelo menos um dos dois ser costureira será:

[tex3]\frac{826}{946}=0,8731[/tex3]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
alexandregc
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jul 2018, 12:18
Última visita: 02-08-18
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez
Ago 2018 02 21:27

Re: Probabilidade em linha de produção

Mensagem não lida por alexandregc »

Caro Jedi,

Obrigado pela direção!
O detalhe é que como estou analisando apenas a probabilidade de um único funcionário faltar entre os 32, utilizei o conceito de combinação para calcular C(32,1) e C(16,1) para então, realizar a multiplicação dos dois! Assim, descarto as probabilidades de faltarem 2 colaboradores entre os operadores de máquinas C(32,2) e também descarto a probabilidade de faltarem 2 colaboradores entre os auxiliares C(16,2).
Logo, minha resposta é 384/946 = 0,4059

Obrigado pela dica!
alexandregc

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “MATEMÁTICA APLICADA”