MATEMÁTICA APLICADAuso e aplicação do termo "concorrência" (candidato/vaga)

Aplicações e soluções para o dia-a-dia.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
gnunes85
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Seg 30 Jan, 2012 15:43
Última visita: 05-02-12
Jan 2012 30 16:43

uso e aplicação do termo "concorrência" (candidato/vaga)

Mensagem não lida por gnunes85 »

Sabe-se que o termo concorrência indica a relação de candidatos às vagas oferecidas em um concurso/vestibular/etc. Acontece que a concorrência a meu ver não significa muito pois se para um curso de Medicina, e.g., a concorrência é de 30/1 enquantoque para um curso novo com poucas vagas, v.g., o de Gastronomia, a concorrência for de 50/1, o conhecimento matemático comum nos diria que o curso de Gastronomia é mais "difícil" ou mais concorrido. Todavia, os fatos mostram que mesmo menos concorrido, nessa situação (oferecimento de poucas vagas pelo curso de Gastronomia o que implicou numa alta concorrência, o que me permitiria chamar de concorrência "aparente"), o curso de Medicina exige uma nota mais alta do que o outro curso.

Então, que parâmetro falta para calcular a "facilidade" de um concurso? Fatores extrínsecos à matemática? Ou isso não dá para calcular? Ou tudo que eu falei está errado (em que parte)?

2. Num mesmo nível, para a mesma cidade, mesmo curso, etc. sendo que a instituição resolveu "repartir" a concorrêcia: pessoas até 25 anos e acima disso. Então quem tem menos de 25 está concorrendo para uma vaga, e acima para 3 vagas. Acontece que a instituição permite que algumas pessoas com idade próxima aos 25 anos escolha em qual das 2 categorias queira concorrer... Sendo assim, no final das inscrições, ficaram 99 inscritos na primeira categoria (para uma vaga) e 299 inscritos para a outra (com 3 vagas). Uma pessoa com a possibilidade de escolher entre as duas categorias e ainda podendo se inscrever deveria escolher qual das 2 categorias???

O senso comum diz que, considerando o fator idade como irrelevante, é mais fácil eliminar 99 candidatos do que 297... ou não? o que a Matemática diz sobre isso?




Avatar do usuário
victoria
2 - Nerd
Mensagens: 207
Registrado em: Qua 23 Fev, 2011 20:26
Última visita: 20-04-13
Fev 2012 05 19:55

Re: uso e aplicação do termo "concorrência" (candidato/vaga)

Mensagem não lida por victoria »

Olá gnunes85,

respondendo a sua primeira pergunta claramente, a "facilidade" (sic) do curso nada tem a ver com a matemática. Veja, a concorrência para a carreira de Medicina esse ano na Fuvest foi superada pela concorrência do curso de engenharia Civil. Todavia, a nota de corte de medicina foi 73, e de engenharia civil foi abaixo disso. Ou seja, a nota de corte DEPENDE DO DESEMPENHO DOS CONCORRENTES. A concorrência divulgada serve de estatística. Um curso de biologia, que seja, pode ter 3 candidatos por vaga, mas se todos aqueles que decidirem prestar biologia naquele ano forem muito bem nas provas, acertando mais de 80% por exemplo, tenha a certeza que a nota de corte será bem alta...

Para a sua segunda pergunta veja, vou esquematizar:

99 candidatos----------1 vaga

299candidatos-----------3 vagas ------> ou seja 99,6 candidatos------------- 1vaga

Logicamente, pela proporção as 3 vagas são um pouco mais concorridas.

Espero que tenha compreendido.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “MATEMÁTICA APLICADA”