MATEMÁTICA APLICADAConsulta sobre Demanda em Matemática Financeira

Aplicações e soluções para o dia-a-dia.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jul 2022 24 11:56

Consulta sobre Demanda em Matemática Financeira

Mensagem não lida por lmtosta »

Bom dia a todos.


Como alguns de vocês já devem saber, atualmente sou estudante de graduação em Ciências Econômicas e recentemente cursei uma disciplina de Matemática Financeira, própria e de grande importância para o curso e para a formação de um Economista!!!!!!!

No entanto, como tenho visto na instituição onde estudo assim como em todos os demais lugares neste país, as disciplinas de Matemática como um todo são ofertadas de modo completamente horroroso, fraco, desproporcional e quase que desconexo com o raciocínio lógico-matemático propriamente!!!!!!!!

Digo isso porque, embora ensinem as fórmulas e cálculos a serem usados de acordo com a realidade do Mercado Financeiro, acabam tratando a parte do raciocínio lógico-matemático com total desdém e desprezo sobre como se conclui tal raciocínio ou como alguém deduz determinada fórmula!!!!!!!

Em outras palavras, as aulas de Matemática Financeira, assim como de Estatística e algumas até de Cálculo, se resumem tão somente em como substituir valores e aplicar em fórmulas, que são simplesmente "vomitadas" para os alunos/usuários!!!!!!!!

A preocupação é fazer o aluno aplicar corretamente a fórmula. De onde a fórmula vem, dane-se ou, como dizem alguns, "porque Deus quis assim"!!!!!!!

Como sou completamente avesso a esse tipo de metodologia reinante nas instituições de Ensino Superior, à medida que fui cursando a disciplina de Matemática Financeira, fui deduzindo toda e qualquer fórmula que foi aparecendo no material, até o fim da matéria!!!!!!!

NESTE SENTIDO, PERGUNTO: HAVERIA INTERESSE DOS MEMBROS DESSE FÓRUM QUE EU POSTE TODAS AS DEMONSTRAÇÕES DE TODAS AS EQUAÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA QUE ENCONTREI PELO CAMINHO NA DISCIPLINA QUE CURSEI???????

Pergunto por dois motivos:
1º) Adoro Matemática e Demonstrações como um todo, de natureza lógico-matemática;
2º) Noto que há considerável demanda de membros do fórum por esta disciplina, desde questões simples até mais complexas!!!!!!!!

Creio que algumas dúvidas de usuários passe pelas demonstrações de fórmulas, pois no próprio curso que faço já vi colegas perguntando para o professor de onde vinha o "1+i", por que "1" e não qualquer outro número, por que elevar a "n", etc!!!!!!!!!!!

Sempre fui contra a mera memorização de fórmulas e se o objetivo é ensinar usar uma fórmula, não há necessidade de 2 ou mais disciplinas de Matemática!!!!!!!!

Só que, infelizmente, hoje em dia poderíamos substituir as seguintes matérias:
a) Estatística;
b) Matemática Financeira;
c) Geometria Analítica e Álgebra Linear;
d) Geometria Plana e Espacial

por exemplo, por uma única intitulada "Como usar e aplicar fórmulas da Matemática"!!!!!!!!!

O pior é que, em alguns casos, principalmente no Ensino Básico, isto acaba valendo também para Física e Química!!!!!!!!

Voltando à Matemática Financeira, caso haja demanda suficiente, gostaria de trazer aqui as demonstrações de equações sobre os seguintes temas:
1) Rudimentos/Noções de Cálculos Financeiros;
2) Juros Simples e Descontos Simples;
3) Juros Compostos e Descontos Compostos;
4) Séries Uniformes de Pagamentos e Recebimentos (Antecipados, Postecipados, Diferidos e Perpétuos);
5) Sistemas de Amortização de Financiamentos: SAC, SAF, SACRE e Price (com comentários sobre o Sistema Americano, SAA)!!!!!!!!

POR GENTILEZA, QUEM TIVER INTERESSE QUE EU POSTE ESSE MATERIAL, POR FAVOR SINALIZE E DEIXE SEU COMENTÁRIO NESTE POST, PARA QUE EU SAIBA SE HÁ DEMANDA PARA ESSE TIPO DE CONTEÚDO POR AQUI!!!!!!!!

ESPERO QUE SIM, POIS GOSTO MUITO DO TEMA, MAS TAMBÉM PRECISO SABER SE VALE OU NÃO A PENA CONSUMIR TEMPO E ESFORÇO, JÁ QUE O OBJETIVO É ATINGIR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS!!!!!!!!

Abraços a todos e aguardo manifestações!!!!!!!!




Avatar do usuário
Daleth
3 - Destaque
Mensagens: 258
Registrado em: Sáb 31 Jul, 2021 11:30
Última visita: 20-12-23
Jul 2022 24 19:48

Re: Consulta sobre Demanda em Matemática Financeira

Mensagem não lida por Daleth »

Olá amigo

Acabei de ingressar em uma graduação em engenharia de computação
Minha universidade é voltada para relações econômicas e tem disciplinas dessa área na minha grade
Pra mim, seria de grande ajuda se pudesse realizar as demonstrações (se não for incômodo claro)
Eu venho ao fórum regularmente, então sempre estaria vendo suas postagens

Desde já agradeço se puder fazer isso



Os melhores momentos dá vida acontecem no inesperado, no ocasional, nos momentos em que não esperamos que aconteçam.

Paulo Cuba

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Como calcular a demanda prevista pela média móvel ponderada?
    por OldMan » » em Ensino Superior
    0 Respostas
    347 Exibições
    Última msg por OldMan
  • Nova mensagem Matemática Financeira
    por Deleted User 22881 » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    2504 Exibições
    Última msg por VDA
  • Nova mensagem Matemática FInanceira
    por Loreto » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    1890 Exibições
    Última msg por VDA
  • Nova mensagem Matemática Financeira
    por Gabi123 » » em Pré-Vestibular
    0 Respostas
    832 Exibições
    Última msg por Gabi123
  • Nova mensagem (CESPE) Matemática Financeira
    por ALANSILVA » » em Concursos Públicos
    1 Respostas
    1286 Exibições
    Última msg por csmarcelo

Voltar para “MATEMÁTICA APLICADA”