Links e LivrosCOMO APRENDER MATEMÁTICA PARA CONCURSOS MILITARES?

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pedrolopessv
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 15 Mai, 2021 21:16
Última visita: 09-06-21
Mai 2021 21 21:38

COMO APRENDER MATEMÁTICA PARA CONCURSOS MILITARES?

Mensagem não lida por pedrolopessv »

Olá! No final do ano passado ingressei no mundo dos concursos militares, mais especificamente com foco no CPACN (Colégio Naval). Estou no meu último ano para o concurso citado, por isso gostaria de pedir uma ajuda do pessoal aqui do fórum: Qual a melhor forma de se aprender a matemática do "estilo concurso militar"? Nunca apresentei dificuldade na matéria, consigo resolver tranquilamente questões de provas convencionais e ENEM/VESTIBULARES, porém as questões de Matemática militares são, no atual momento, impossíveis para mim. Noto que maioria das pessoas conseguem resolver as questões de uma forma um tanto quanto tranquila, enquanto eu não resolvo nem as da EAM. :(

Diria que só há uma coisa que me separa da aprovação, e essa coisa é a Matemática. A prova do CPACN se divide em 2 tempos (ou melhor, dois dias): O 1° dia com, ao total, 40 questões de Inglês e Matemática e o 2° dia com 50 questões de Português/Ciências/Estudos Sociais. Na resolução de provas anteriores, minha média do 2° dia gira em torno de 42/50 (42 de 50) e a prova de Inglês é praticamente gabaritada. Isso é mais que suficiente para a aprovação, mas em Matemática resolvo no máximo 3 questões.

A prova acontecerá dentro dos próximos 4-5 meses, poderiam recomendar-me uma forma rápida para se aprender a solucionar questões desse estilo? Qualquer conselho é de imensa valia. Desculpem-me pelo tamanho do texto, é que realmente estou correndo atrás da "solução"! Recomendariam o livro do Lacerda (Praticando a Aritmética)? :?:?:?

Última edição: pedrolopessv (Sáb 22 Mai, 2021 12:50). Total de 3 vezes.



Avatar do usuário
albertnewton
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb 04 Jan, 2020 14:56
Última visita: 19-07-21
Jun 2021 09 07:50

Re: COMO APRENDER MATEMÁTICA PARA CONCURSOS MILITARES?

Mensagem não lida por albertnewton »

Cara na realidade, a maioria desses concursos militares as pessoas que passam nele estudam por anos(1,2,3 ou até mais) em cursinhos especifícos,eu que estou me preparando para o ita e ime sei essa realidade pq eu vivo esse meio e não é fácil,esse mundo de concurso militar é literalmente viver em preparatórios e esperar a aprovação,infelizmente, se você esta tentando uma solução rápida, não há, agora se quer um conselho que vai te ajudar a passar nisso, vá para uma escola preparatória militar, um cursinho que prepare para esses tipos de concursos(AFA,Escola naval,especex,ime e ita) e simplesmente seja um aluno dedicado que em um ou dois anos a sua aprovação vem, escola naval não é um concurso mais díficil de passar(provavelmente se fizer tudo certo no cursinho e ser dedicado com um ou dois anos a aprovação vem), mas tem que ter uma preparação especifica, Escola Naval aceita tanto homens quanto mulheres com 18 anos completos e menos de 23,fique atento com a idade, dps de saber tudo que vai cair no concurso é so fazer provas antigas e ficar de boa,fique relaxado que sua aprovaçao vem, eu literalmente estou a um ano e meio estudando para o ITA e o IME e nem sei se vou passar é assim mesmo !!!




Avatar do usuário
albertnewton
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb 04 Jan, 2020 14:56
Última visita: 19-07-21
Jun 2021 09 07:54

Re: COMO APRENDER MATEMÁTICA PARA CONCURSOS MILITARES?

Mensagem não lida por albertnewton »

Outra coisa ,bizus,questões manjadas,coisas que mais caem,resolver provas antigas e assuntos espécificos, basicamente a sua pergunta voce aprende NO PREPARATÒRIO e COM TEMPOOOOO, o que volta no que a gente falou de tempo ao tempo
Outra coisa se não tiver condições financeiras tente bolsas, a maioria desses preparatórios militares dão bolsas a bons alunos e alunos dedicados, tente receber alguma bolsa, conversar com o coordenador vá atrás, faça a prova e mostre uma boa pontuação e já ajuda muito,converse com sua família,enfim,já falei o que tinha que falar,tchau



Avatar do usuário
matmatematica
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 09 Jan, 2024 14:13
Última visita: 09-01-24
Jan 2024 09 14:30

Re: COMO APRENDER MATEMÁTICA PARA CONCURSOS MILITARES?

Mensagem não lida por matmatematica »

No seu caso, eu tentaria incorporar a matemática na minha rotina diária para aprimorar o aprendizado.
Eu sugeriria focar em plataformas digitais. Por exemplo, você pode seguir contas no Instagram que postam sobre matemática, inscrever-se em canais educativos de matemática no YouTube e assinar newsletters que exploram aplicações práticas e postam conteudos mais voltados a aplicação.
O link abaixo de uma newsletter que discute como a matemática se aplica em situações cotidianas pode ser um bom começo:
https://minervama.beehiiv.com/




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Links e Livros”