Links e LivrosFuvest: Morgado ou Aref?

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:21471)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Out 2018 24 16:50

Fuvest: Morgado ou Aref?

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:21471) »

Nunca aprendi análise combinatória com rigor matemático, não sei aplicar nenhuma "fórmula" da matéria, além disso, não sei o que são arranjos simples,permutações...

Aprendi análise combinatória sem esses artifícios, mas gostaria de aprender a interpretar a escrita utilizada e "formalizar" a matemática nessas matérias. Tenho matemática como específica, por isso a preocupação.

Não me venha com Iezzi, pois não gostei muito da didática. Gostei somente da didática dele em geometria, Iezzi em conjuntos e funções foi muito sofrimento. E aí, qual dos dois é melhor pra alguém que tem certa facilidade com a matéria mas não formalizou bem? Aref ou Morgado?

Última edição: Auto Excluído (ID:21471) (Qua 24 Out, 2018 16:53). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 24 17:13

Re: Fuvest: Morgado ou Aref?

Mensagem não lida por MateusQqMD »

O livro do Morgado, na minha opinião, é muito superior aos livros do iezzi/aref na parte de combinatória. O texto é desenvolvido para ser utilizado por professores/alunos de licenciatura, então, com certeza, há um maior rigor em relação a "interpretar a escrita utilizada e "formalizar" a matemática nessas matérias." Mas isso não significa que a linguagem do livro seja difícil ou abstrata, como o livro do Caminha de combinatória, muito pelo contrário: o livro é desenvolvido de forma a tornar os problemas de contagem intuitivos e evita, na medida do possível, o uso de fórmulas. A citar, não é utilizado a fórmula de Arranjo durante a teoria/resolução de problemas, pois torna-se desnecessária.

Acrescento, apenas, que é necessário ser filtrado alguns tópicos no livro, pois, mesmo para a FUVEST, em algum momento você encontrará coisas que, na minha opinião, não cabem nesse vestibular (polinômio de Leibniz, por exemplo).

No geral, o livro é excelente e a leitura será muito enriquecedora, recomendo muito.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Out 2018 24 18:17

Re: Fuvest: Morgado ou Aref?

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Você quer formalizar sua base e não quer lê o Iezzi. Muito contraditório. Análise Combinatória a ensino médio decorre de só uma coisa, princípio fundamental da contagem e sim, nem Aref ou Morgado mostram essa parte com o rigor matemático.
Última edição: MatheusBorges (Qua 24 Out, 2018 18:18). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:21471)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Out 2018 27 08:43

Re: Fuvest: Morgado ou Aref?

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:21471) »

Acho que vou ir de Iezzi mesmo, é que em comparação com o Aref demorou muito mais tempo, mas saí com a matemática muito forte. A cabeça sai fervendo depois do Fundamentos, mas vale a pena. Valeu pelas recomendações :D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Trigonometria - Morgado
    por magben » » em Ensino Médio
    3 Respostas
    995 Exibições
    Última msg por jpedro09
  • Nova mensagem geometria plana morgado 2
    por wilney » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    1197 Exibições
    Última msg por wilney
  • Nova mensagem Morgado - combinatória
    por JohnnyEN » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1158 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Morgado - combinatória
    por JohnnyEN » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1753 Exibições
    Última msg por csmarcelo
  • Nova mensagem Morgado combinatória - Combinação simples
    por MilkShake » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    2204 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699

Voltar para “Links e Livros”