Links e LivrosLivros Matemática

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Jan 2017 26 01:08

Livros Matemática

Mensagem não lida por Killin »

(Primeiramente me perdoem se eu tiver postado a mensagem no lugar errado, se caso eu tiver feito isso, e algum moderador puder arrumar, serei eternamente grato.)

Bom, vamos lá.

Quero criar uma base sólida em matemática, começando por onde tiver que começar. Creio que já tenho uma noção interessante da matéria, mas ainda me falta muita coisa. Comecei a pesquisar livros que pudessem me proporcionar essa base e creio que conforme as sugestões que encontrei, por mais que os gostos sejam relativos e tudo mais, o mais indicado foi isso:

Conjuntos e Funções - Aref.

Progressões e Logaritmos - Aref.

Trigonometria - Aref.

Combinatória, Matrizes e Determinantes - Aref. (Nota: falam muito bem do livro do Morgado sobre combinatória e probabilidade, porém, esse do Aref já engloba um conteúdo mais geral por conter matrizes e determinantes, então se este também manter a qualidade do livro do Morgado será mais econômico pra mim.)

Geometria Plana e Espacial - (Nota: Os livros do Morgado 1 e 2 sobre Geometria Plana são incontestáveis, porém vou precisar de um livro apenas para Geometria Espacial, alguém poderia me indicar um bom?)

Geometria Analítica - Aref.

Número complexos e Polinômios - Caio Guimarães (Nota: esse livro seria recomendado para quem ainda não tem uma noção interessante nesses conteúdos?)

Obs: o que acham da lista? essas indicações estão totalmente abertas a serem contestadas, qualquer sugestão será bem vinda. Obrigado.



Life begins at the end of your comfort zone.

Movido de Fórum de Matemática Pré-Vestibular para Links e Livros em Qui 26 Jan, 2017 11:23 por caju

Avatar do usuário
ARTHUR36
1 - Trainee
Mensagens: 123
Registrado em: Qua 20 Jul, 2016 10:46
Última visita: 21-07-20
Fev 2017 12 17:07

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por ARTHUR36 »

Você está se preparando para qual nível de prova?



"A disciplina é a parte mais importante do sucesso."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Fev 2017 12 21:01

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por Killin »

USP/UNICAMP
Mas minha ideia mesmo é ter pelo menos a base de um estudante do ITA, por exemplo.
ARTHUR36 escreveu: Você está se preparando para qual nível de prova?
Última edição: Killin (Dom 12 Fev, 2017 21:01). Total de 1 vez.


Life begins at the end of your comfort zone.

Avatar do usuário
ARTHUR36
1 - Trainee
Mensagens: 123
Registrado em: Qua 20 Jul, 2016 10:46
Última visita: 21-07-20
Fev 2017 12 21:30

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por ARTHUR36 »

Você conhece a coleção "Fundamentos da Matemática Elementar"?
Já vi um professor dizer que acha essa coleção suficiente para esse nível.


"A disciplina é a parte mais importante do sucesso."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Fev 2017 12 22:52

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por Killin »

Já vi sim, mas em geral falam que o Noções de Matemática é mais didático. Estou na metade do Volume 1 do Noções e até então estou gostando bastante. Creio que vou seguir com essa coleção; apenas para Geometria Plana vou procurar algum outro livro. E se, caso me sobrar tempo (na qual penso que será difícil) tentarei me aprofundar em alguns conteúdos com outros livros.
ARTHUR36 escreveu: Você conhece a coleção "Fundamentos da Matemática Elementar"?
Já vi um professor dizer que acha essa coleção suficiente para esse nível.
Última edição: Killin (Dom 12 Fev, 2017 22:52). Total de 1 vez.


Life begins at the end of your comfort zone.

Avatar do usuário
rodBR
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb 28 Jan, 2017 22:37
Última visita: 04-03-24
Fev 2017 12 22:57

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por rodBR »

O livro "Problemas de Matematicas Elementales" (Lidski) é um ótimo livro, e sempre é uma boa indicação para esse tipo de estudo (Ita, Ime, Olimpíadas...)

Abraços>> rodBR.


"Uma vida sem questionamentos não merece ser vivida".

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Fev 2017 12 23:05

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por Killin »

Obrigado pela indicação, dei uma olhada e parece realmente ser uma obra incrível. Porém, requer uma boa base matemática, na qual venho buscando no momento. :wink:
rodBR escreveu: O livro "Problemas de Matematicas Elementales" (Lidski) é um ótimo livro, e sempre é uma boa indicação para esse tipo de estudo (Ita, Ime, Olimpíadas...)

Abraços>> rodBR.
Última edição: Killin (Dom 12 Fev, 2017 23:05). Total de 1 vez.


Life begins at the end of your comfort zone.

Avatar do usuário
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 11-04-24
Fev 2017 12 23:59

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por LucasPinafi »

> Entre Noções e Fundamentos eu fico com o fundamentos...
> um dos melhores livros é do Rufino
> lidski só para aprofundamentos, ele não ensina nada que tu deve saber para fazer o exercício
> Geometria, o do Rufino ou do Morgado
> Caio é completo, mas G.A não é tão necessário pelo livro dele. Já a parte de complexos e polinômios é um livro auto suficiente, depois de ler ele tu não precisará de nenhum outro.
Mas, se tu tiver estudando apenas para vestibulares normais nem compensa todos esses livros, ainda mais pq tu vai ter q estudar humanas e biológicas.


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Auto Excluído (ID:20047)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 08 07:41

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20047) »

LucasPinafi escreveu:
Dom 12 Fev, 2017 23:59
> Entre Noções e Fundamentos eu fico com o fundamentos...
> um dos melhores livros é do Rufino
> lidski só para aprofundamentos, ele não ensina nada que tu deve saber para fazer o exercício
> Geometria, o do Rufino ou do Morgado
> Caio é completo, mas G.A não é tão necessário pelo livro dele. Já a parte de complexos e polinômios é um livro auto suficiente, depois de ler ele tu não precisará de nenhum outro.
Mas, se tu tiver estudando apenas para vestibulares normais nem compensa todos esses livros, ainda mais pq tu vai ter q estudar humanas e biológicas.
Lucas,irei prestar vestibular para fuvest e estou pensando em comprar a coletânea Elementos da Matemática do Rufino...o que acha?Qual livro de física e matemática me recomendaria para esse vestibular?



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Mar 2018 08 18:52

Re: Livros Matemática

Mensagem não lida por Killin »

sirisaac, tudo depende de quando e como você quer passar no vestibular. Se você estiver por exemplo no primeiro ano do ensino médio e pretende passar com folga na Fuvest, tipo gabaritar a prova de Matemática, e estar disposto a aprender coisas que nem sonham em cair na prova, apenas por curiosidade, creio que a coleção do Rufino seja válida. Caso contrário, se você quer passar em um ano, creio que a possibilidade de concluir toda a coletânea seja impossível. Mas claro, se você já tem uma base muito sólida em Matemática e consiga render bastante, talvez seja possível. No entanto ainda acho inviável pela quantidade de assuntos que a prova cobra em todas as áreas do conhecimento.



Life begins at the end of your comfort zone.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Links e Livros”