Links e LivrosAprovação em um vestibular concorrido - materiais e prep.

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
RafaelJose
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Qui 29 Dez, 2016 16:33
Última visita: 02-01-17
Dez 2016 29 16:59

Aprovação em um vestibular concorrido - materiais e prep.

Mensagem não lida por RafaelJose »

Olá a todxs!
primeiramente, vou apresentar-me brevemente aqui: Chamo-me Rafael, nasci em 1998 e atualmente sou acadêmico da graduação da Faculdade de Medicina da USP (no momento em que escrevo este texto estou no final do primeiro ano). Sou de Blumenau - SC e estudei todo o ensino fundamental e médio em uma escola pública estadual da minha cidade. Meu pai é pedreiro e minha mãe, empregada doméstica. Desde muito pequeno tive interesse pela medicina e decidi que queria estudar na USP no último ano do ensino fundamental. Preparei-me sozinho durante o ensino médio para o vestibular da FUVEST, sem fazer cursinho, e a prestei no final do meu terceiro ano (2015). Fui aprovado na primeira chamada do curso.
foto2.jpg
foto2.jpg (88.16 KiB) Exibido 3769 vezes
Foto minha com busto do Dr. Arnaldo, fundador da faculdade, no começo do ano. ps.: ignore o bigode ridículo que eu tinha (até pouco tempo atrás... :x )

Agora, vamos ao que interessa...
como conseguir a aprovação em um vestibular concorrido? muitos já me fizeram essa pergunta e, todas as vezes, foi e é difícil responder. Na realidade, não há uma resposta extremamente simples e "comprehensive". O que escrevo aqui, não é nada mais do que um resumo do que eu fiz para conseguir a vaga dos meus sonhos e que deu certo e do que eu acho que pode ajudá-lo a atingir seu objetivo.
ps.: meu foco neste texto serão as faculdades nacionais. Caso tenha interesse por informações sobre provas de faculdades estrangeiras, entre em contato INBOX para que que possa indicá-l@ amigos que poderão ajudá-l@ mais do que eu nesse caso.
ps.2: cito na mensagem vários links externos, mas não é objetivo fazer qualquer propaganda, nem estou recebendo nada para citar nenhum desses links

1ª Dica) Confie em você mesmo!
Onde você estudou anteriormente, como era visto na escola, o que seus amigos pensavam ou pensam de você, o que seus pais pensavam ou pensam de você, o que os outros pensam de você... nada disso impedirá você de atingir seu objetivo! O resultado final dependerá principalmente de você, sua proatividade, sua preparação e seu PRESENTE (não passado anterior À sua preparação atual!).
Não se engane: não estou dizendo que a meritocracia do vestibular ou de nossa sociedade é verdeira, pois não é! Claramente, dependendo de sua condição socioeconômica você terá que se esforçar muito mais ou menos. O que estou dizendo que seu objetivo é possível. Ademais, grandes desafios e uma grande dedicação podem trazer recompensas incríveis (como ocorreu comigo!). Estudar em uma ótima faculdade, seja nacional ou estrangeiral traz vantagens e oportunidades únicas de desenvolvimento profissional e, acima de tudo, pessoal! Por piores que sejam suas condições, se você está lendo este artigo tenho certeza de que você poderá chegar aonde sonha. Você é capaz, acredite ;)

Considerando-se apenas o ponto de vista de educação, a diferença entre os melhores estudantes das melhores escolas e das piores escolas é, basicamente, de conteúdo memorizado/decorado/aprendido. Muito desse conteúdo, cobrado no ENEM e nos vestibulares, constitui pura informação que precisa ser decorada e reproduzida em provas e cuja aplicabilidade seja na sua vida, seja no curso que você escolher, muito provavelmente é pequena. Atenção: não quero sugerir, de forma alguma, que o conteúdo de ensino médio seja inútil. Ele inclui certas bases que são absolutamente essenciais para o acompanhamento de um curso de nível superior, seja ele qual for. Entretanto, a maneira como grande parte desse conteúdo é passado reduz brutamente tanto o interesse (por parte do aluno) quanto a sua aplicabilidade e pertinência. Qual minha mensagem, afinal? Que caso você não tenha estudado em uma boa escola, o que precisa é, principalmente, construir uma base de conceitos, isto é, memorizar e aprender vários conteúdos que você talvez nunca tenha estudado ou não domine adequadamente, mas isso de forma alguma significa que você tenha menor capacidade. SEU "ATRASO" É DE ESTUDO, NÃO DE CAPACIDADE E POTENCIAL! Talvez se você fizesse o vestibular agora (assumindo que você ainda precisa se preparar), você AINDA não fosse aprovado. Note: AINDA! Nada que uma boa preparação não possa solucionar...

Outra coisa, muito importante: não ligue para a opinião de certas pessoas! Há muitos que podem invejá-lo por não conseguirem sonhar tão alto quanto você e, de forma mal intencionada (ou, talvez, nem tanto, pelo menos é o que queremos acreditar...) podem acabar fazendo-o imaginar que seu objetivo é impossível, muito distante, ou que não vale a pena nem tentar. Mostre que você é sim capaz, eu confio em você 8)


2ª Dica) Escolha sua meta!

Aonde você deseja chegar? Atirar no escuro diminui exponencialmente suas chances!
- Já tem ideia de qual curso irá fazer? Se sim, prossiga. Se não, recomendo que tente se decidir antes de continuar. Há muito material na internet que pode ajudá-lo e, além disso, conversar pessoal ou virtualmente com algum profissional das áreas pelas quais você se interessa -- e até mesmo acompanhá-lo em seu trabalho por um dia, por exemplo -- pode também ser muito útil.
- Onde você pretende estudar? Há muitas faculdades, no Brasil ou fora. Sua escolha faz diferença! Pesquise. (ps.: Rankings podem ajudar, mas não são um veredicto nem absolutamente corretos). Fale com pessoas que estudam nessas faculdades (estou disponível, inclusive :D )

E quanto ao número de vestibulares a prestar? Bem, como tudo, depende da sua escolha. O que eu penso é que, se você tem uma base boa dos conteúdos, pode aumentar o número de vestibulares que vai prestar. Porém, seja sábio: as provas de vestibulares são cansativas e não vale a pena prestar provas de faculdades nas você não quer de forma alguma estudar, principalmente se elas forem em datas próximas às provas dos vestibulares de seu interesse. Cansaço e estresse adicional nas provas dos seus sonhos não é muito legal, não é mesmo? Também acho que deixar de prestar aquele vestibular que você sempre sonhou por falta de confiança não é inteligente (lembrando que caso você não tenha $ para pagar a inscrição, é possível solicitar isenção!). Nothing ventured, nothing gained... ;)

2ª Dica) Estude os vestibulares que você vai prestar.
Veja bem: não disse aqui estude PARA os vestibulares. Eu escrevi ESTUDE OS VESTIBULARES. Sim, é isso mesmo. ALÉM de estudar os conteúdos que são cobrados, estude a prova em si! Aprenda tudo sobre os vestibulares que você vai prestar. Isso faz uma diferença enorme, sério!
- Leia o manual/edital do seu vestibular. Você o encontrará no site da sua faculdade. Ele fornecerá informações valiosas, como os diferentes pesos para as disciplinas, os conteúdos abordados e a forma como são cobrados ou a estrutura das questões e da redação.
-Pesquise no Google e no YouTube por "como estudar para o vestibular X", "dicas para o vestibular X", "segredos do vestibular X". Para os grandes vestibulares, é grande a chance de você encontrar muita informação útil. Abaixo alguns exemplos de sites/materiais que podem ajudá-lo. Nenhum é de minha autoria. São materiais que me foram úteis durante a minha preparação:
* http://poliedromedicina.com.br (Na página de vestibulares tem conteúdo gratuito e útil)
* https://diariodovestibulandodemedicina. ... dicina.pdf
* https://diariodovestibulandodemedicina. ... dicina.pdf
* https://diariodovestibulandodemedicina. ... dicina.pdf

3ª Dica) Fazer cursinho ou não: eis a questão.
Vou antes dizer o porquê de não ter feito cursinho. Sempre me considerei muito autodidata e nunca fui super fã de assistir muitas aulas, então preferia em geral estudar sozinho: eu poderia buscar resolver diretamente às minhas dúvidas e necessidades, e estudar as matérias que EU tinha maior dificuldade. Então, tive de fato maior liberdade estudando sozinho. Mas nem tudo foi tão bem quanto planejado! Ao estudar sozinho, você também acaba tendo que assumir uma responsabilidade muito maior. Cabe a você descobrir exatamente o que precisa aprender; cabe também a você planejar os horários e separar os períodos de tempo para estudar as matérias e os conteúdos! E, no meu caso, a verdade é que o planejamento era uma das coisas mais estressantes que eu tinha de fazer. Claro, tudo deu certo no final, mas deu muito trabalho duro! Além disso, meus pais não tinham condições de pagar um bom cursinho -- essa é outra razão que contribuiu para eu não ter feito um. Alguns cursinhos da minha cidade até me ofereceram bolsas de 100% ou com desconto próximo, mas, no final, acabei não aceitando porque não gostei da qualidade de nenhum deles e o fato de todos serem direcionados para os vestibulares de SC ou para o ENEM não me deu confiança suficiente. Não queria perder meu tempo com o que, para mim, era naquele momento pouco útil.
Se você pode pagar por um bom cursinho (ou há algum cursinho de boa qualidade próximo de você que dá bolsas para alun@s carentes, caso seja um) e você sente necessidade de assistir aulas, tirar dúvidas com professores e tudo mais, fazer um cursinho pode ser sim uma boa escolha para você! Só lembre de pesquisar muito bem antes de "fechar negócio" e não confiar apenas nas propagandas (se todos fossem sinceras, todos os cursinhos seriam o que "mais aprova" ao mesmo tempo :silent: ). Fale com pessoas que fazem cursinho e os questione sobre o que acham da infraestrutura, dos professores, do suporte, do material, etc. Os links que citei acima também podem ajudá-lo na escolha.

4ª Dica) Tenha um bom material de estudo!
Se você estuda sozinho, é importantíssimo ter um material de estudo que será sua "base" de estudo. A única coisa que eu efetivamente comprei foi apenas UM livro de estudo complementar, que nem era fundamental. TODO o restante, que eu usei como base de estudo (livros didáticos e apostilas de cursinho), eu consegui ou recebendo de doações de professores ou na própria internet (como PDFs).
Além dessa "base", materiais de estudo complementares são importantes, especialmente para: REDAÇÃO, LITERATURA (aqui principalmente em relação aos livros da leitura obrigatória), ATUALIDADES, FILOSOFIA e SOCIOLOGIA.
- Falarei sobre a redação em outra dica...
- Em relação à literatura, estude história literária, não apenas por livros, mas também por sites, vídeos e outros materiais. Quanto aos livros da leitura obrigatória, a questão de os ler ou não é controversa! Na minha opinião, se você tem tempo extra, vale a pena lê-los sim! Durante minha preparação, li todos os livros da leitura obrigatória da Fuvest e, além de eu achar que isso me ajudou ao responder as questões da prova, encarava a leitura de muitos deles como um lazer (além de ajudar a melhorar sua capacidade de interpretação de texto). PORÉM, O MAIS IMPORTANTE É: não importando se você lerá os livros da leitura obrigatória ou não, você deverá obrigatoriamente ler resumos, interpretações e comentários de críticos e de professores sobre esses livros. Há muito material disponível na internet, na forma de texto e de vídeo, de cursinhos como Objetivo, Anglo, entre outros... Os grandes vestibulares cobram hoje não apenas o roteiro, mas PRINCIPALMENTE conhecimentos sobre o contexto socio-histórico-econômico-literário da vida do autor e da época de publicação do livro (já que muitos autores têm diferentes "fases" de sua obra literária), sua importância e a relação de trechos dos livros com seus (esperados) conhecimentos de semântica, interpretação de texto, figuras de linguagem, história geral e do brasil, teoria literária e entre outros.(Não se assuste, pode parecer muita coisa, mas se você se empenhar logo logo estará gostando de estudar essas relações, muito mais do que apenas decorar mecanicamente personagens e roteiros ;) ).
- Mantenha-se conectado ao mundo em que você vive! Qual a situação atual (conjuntural e estrutural) da Síria, do Iêmen, de Israel, do Reino Unido, do Japão, dos EUA, do Brasil, etc. e como ela se relaciona com a história e geografia de todos esses lugares? Guerras, conflitos, crises econômicas e humanitárias, globalização, blocos econômicos, desigualdade socioeconômica, problemas ambientais, grandes eleições pelo mundo, movimentos separatistas...: esses são todos exemplos de assuntos que você precisa dominar! Leia jornais e revistas, assista a filmes e documentários, procure por apostilas e vídeo-aulas de atualidades. Abaixo, indico algumas referências que podem ajudá-lo nesse aspecto:
* http://historiaonline.com.br/ - há vídeo aulas, podcasts e outros serviços gratuítos
* https://www.youtube.com/playlist?list=P ... m5zrAvm0vo
* https://www.youtube.com/user/maratonaatualidades
* https://www.youtube.com/channel/UCe3tPd ... BG8uV4hbew
E há vários sites de notícias como (lembre-se de que nada é imparcial e que você deve aprender a ter senso crítico):
* http://edition.cnn.com/
* http://www.bbc.com/portuguese
* http://www.folha.uol.com.br/
* http://www.cartacapital.com.br/
* http://www.estadao.com.br/
* http://veja.abril.com.br/
Alguns vestibulares também cobram sobre conteúdos específicos que não estão presentes em todos os materiais didáticos e/ou que muitos cursinhos não passam, lembre-se da dica anterior de ler o edital! Na FUVEST, conhecer a geografia e a história local da cidade e do estado de SP e do Sudeste do BR é importante, mas em alguns vestibulares como o da UFSC e o da UFRGS, conhecer sobre a regionalidade é ainda mais essencial, pois isso é algo EXTENSIVA e REPETIDAMENTE cobrado nessas provas!

5ª Dica) Planejamento, organização e disciplina: indispensáveis!

Preciso falar mais alguma coisa? Sem planejamento ou sem treinamento, não se vence uma guerra... :)

6ª Dica) Não enloqueça! Somos todos humanos, afinal

Não se desespere caso não consiga estudar em um determinado dia, caso não consiga atingir uma das suas metas que planejou, caso não renda tanto quanto esperado... Ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, nem mesmo aqueles que passaram em 1º lugar nos vestibulares mais concorridos do país ou do mundo, conseguiu cumprir sempre todas as metas. Somos humanos, e erramos, e não há porque se desesperar por isso.
Caso seja necessário, pare um pouco. Descanse. Reflita. E, então, volte ao trabalho: replaneje suas metas, seus métodos, a distribuição do seu tempo.
Além de estudar, VIVA também (e principalmente)! Cuide de sua saúde, faça exercícios físicos e se alimente bem, descanse quando preciso. Durma quando preciso. Claro que você precisará ceder muitos dos seus confortos para atingir seu objetivo, mas isso não significa que ser vestibulando deve ser igual a ser um zombie, semivivo! Estude o tempo que mais render para você: para uma determinada pessoa esse pode ser 15 horas por dia, e para outra pode ser 6... Nosce te ipsum!

7ª Dica) Não deixe de estudar redação!
Negligenciar uma materia é muito ruim, seja redação, seja qualquer outra. Mesmo que você saiba muito sobre uma determinada matéria (ou acha que sabe), é preciso estudá-la (mas neste caso você obviamente deve dedicar menos tempo a ela...)
A regra de estudar o seu vestibular é aqui de novo essencial. Como é a redação do seu vestibular? Que tipo de texto é geralmente cobrado? Qual o peso da redação? Quais são os temas geralmente abordados e de que forma? (Mais social e direcionada a propostas de abordagem, como a do ENEM? Ou mais filosófica e reflexiva como a da FUVEST, por exemplo?)
Escreva toda semana pelo menos um texto utilizando propostas de anos anteriores do seu vestibular, ou simulados de cursinhos que estão disponíveis na internet (o blog do site Descomplica é um exemplo de site que possui propostas de redação para download). Depois, releia várias vezes o seu texto e, além disso, mostre-o para o maior número de pessoas que conseguir e peça a opinião delas! Amigos, professores de sua escola ou de outras, ou, inclusive, aprovados em vestibulares concorridos (aposto que se você pedir ajuda pelo face para algum ou alguns dos aprovados em vestibulares concorridos, você conseguirá muita ajuda valiosa -- eu mesmo posso ajudá-lo se eu puder ;) ). O céu é o limite para quem está interessado em aprender...

8ª Dica) Treine muito!
Aqui está incluído não apenas fazer muitoos exercícios para testar seus conhecimentos, como também fazer simulados. Se seu cursinho não faz simulados frequentemente (ou você não faz cursinho), minha sugestão é: imprima as provas de anos anteriores e as resolva em casa. Busque também, se possível, simular o vestibular real, em um ambiente calmo e silencioso e com o mesmo tempo da prova original.
Essa talvez seja uma das dicas mais importantes na minha opinião. Fazendo simulados e os corrigindo depois utilizando gabaritos e resoluções de cursinhos disponíveis na internet, pude evoluir muito, acompanhar meu resultado e conhecer bem o vestibular da FUVEST. Eu fazia também anotações do que errava ou do que aprendia e as lia várias vezes por semana (foram especialmente úteis nas semanas pré-prova, em que não sabia bem o que fazer).

9ª Dica) Não se esqueça de revisar!
Planeje e faça revisões. E aqui me refiro tanto a revisões pré-vestibular, mensais e semanais, quanto mini-revisões ao final do dia. Nossa memória não é perfeita e ao longo dos dias os conteúdos estudados vão lentamente desvanecendo da nossa mente. Por isso, também é importante estudar já pensando em se facilitar a futura revisão, utilizando estratégias como resumir o conteúdo em tópicos, mapas conceituais/fluxogramas ou cartões-resumo. Atenção: é importante escrever "no papel" para aprender melhor. Digitar é menos eficiente. No entanto, apenas copiar textos ou fazer os famosos "resumos escritos" é uma estratégia ruim, pois é pouco eficaz e consome muito tempo!

Bem, é basicamente isso o que queria dizer por ora. Agradeço a quem se interessou e leu. Qualquer sugestão, questionamento, opinião ou dúvida, comente por favor :D
Abraço, boa sorte e sucesso!

Última edição: RafaelJose (Qui 29 Dez, 2016 16:59). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
ARTHUR36
1 - Trainee
Mensagens: 123
Registrado em: Qua 20 Jul, 2016 10:46
Última visita: 21-07-20
Fev 2017 17 12:02

Re: Aprovação em um vestibular concorrido - materiais e prep.

Mensagem não lida por ARTHUR36 »

Parabéns!
São dicas muito importantes.



"A disciplina é a parte mais importante do sucesso."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem APROVAÇÃO ENG COMP UNICAMP
    por daniellyrosa » » em Depoimentos
    5 Respostas
    2106 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Aprovação para EsPCEx
    por Sclopy » » em Off-Topic
    3 Respostas
    1863 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Agradecimento- Aprovação Efomm
    por iammaribrg » » em Depoimentos
    6 Respostas
    2004 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem Dicas para aprovação e estudos em casa
    por leozinhorj » » em Off-Topic
    1 Respostas
    1094 Exibições
    Última msg por Leandro2112
  • Nova mensagem Aprovação - IME
    por Deleted User 23699 » » em Depoimentos
    10 Respostas
    2701 Exibições
    Última msg por Jigsaw

Voltar para “Links e Livros”