Links e Livroslivros de fisica

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dodo360
Pleno
Mensagens: 66
Registrado em: Ter 09 Jul, 2013 21:40
Última visita: 20-03-14
Nov 2013 22 15:23

livros de fisica

Mensagem não lida por dodo360 »

oi gostaria de saber qual é o melhor livro de fisica ou qual é o mais indicado de acordo com meu perfiu : situação 1(ensino médio muito defasado não aprendi quase nada mas sei alguns conteudos de matematica basica por isso presiso de uma teoria forte e bem detalhada não ligo muito para os exercicios porque tenho o material do poliedro de fisica tambem e posso pegar vairios exercicios na internet) situação 2 (vou prestar engenharia civil e engenharia da computação nas faculdades tradicionais, unesp usp ou unicamp) situação 3 (vou estudar sozinho de forma autodidata). então de acordo esse meu perfil qual é o melhor livro de fisica indicado para mim (TOPICOS DE FISICA) a coleção de 3 volumes ou (FISICA CLASSICA) de 5 volumes? obrigado.




Avatar do usuário
jrneliodias
5 - Mestre
Mensagens: 2578
Registrado em: Sáb 16 Jun, 2012 17:15
Última visita: 23-05-22
Localização: Belém - PA
Nov 2013 22 21:43

Re: livros de fisica

Mensagem não lida por jrneliodias »

Olá, Dodo360.

Queria deixar minha opinião novamente. Li que você está focado na teoria das coleções, porém procurar um livro com teoria mais explicada se aproximará mais do cálculo e assim, a explicação do fato ficará mais difícil de entender. Devo lembrar que a física de ensino médio é uma noção da verdadeira física no ensino superior, uma introdução. Então, em qualquer livro de ensino médio sempre haverá furos e "toma que é isso".

O que eu defendo é que devemos nos focar em exercitar, no lado prático. Estudar os casos clássicos da matéria para aplicar nos particulares. Foi dessa forma que eu consegui aprender sozinho. Não faço resumos e me prendo na teoria. Fazia as questões explicando com base na teoria. Assim vamos a minha análise das coleções.

Eu as comparo da seguinte forma, você está no térreo de um prédio e quer chegar em um andar alto. O Tópicos de Física é a escada, porém diferente, ela possui degraus de três tamanhos diferentes em ordem crescente para cada andar. Por outro lado, o Física Clássica é a escada rolante, ele não vai levá-lo para o andar que você quer, chegará em um mais abaixo do pretendido, ou seja, deverá buscar outro meio para chegar lá.

Ignorado a engenharia desse prédio e entendido a metáfora, eu conclui que o Tópicos possui uma teria sucinta. Ele não irá explicar tudo, ele focará mais nos exercícios onde explicará na forma de exercícios resolvidos ou mostrará questões que lhe darão base para fazer certas conclusões. Um ponto positivo é que há seu manual de resolução pela internet, então podemos fazer essa soma de partes e usá-lo para tirar dúvidas e aprender também.

Todavia, ele exige um ritmo acelerado, aqui entra a escada, haverá momentos que você subirá a escada andando, outros correndo ou saltando. Isso o levaria ao andar pretendido mais rápido, porém também haverá momentos que você se cansará e ficará em um degrau. Este fato ocorrerá em determinadas questões onde irá travar e o conhecimento dela poderá ser exigido em uma questão mais na frente.

O Física Clássica vai abordar a física de uma maneira mais confortável, ele dará o conteúdo, bem explicado por sinal, e exercícios complementados com alguns resolvidos de uma forma bem autodidata. Porém, ele não aprofundará tanto quanto o Tópicos e poderá levar mais tempo para finalizá-lo, já que são 5 volumes. Para o vestibular, creio que ele sirva bem o seu propósito. Porém essa maneira "escada rolante" de ser pode ser um problema, pode acabar se acostumando com esse ritmo e sentir dificuldade em estudar por outros materiais fora dele.

Diante disso, deve analisar como é o seu rendimento. Pois, o primeiro exige assimilação e o segundo, tempo. Não saberia dizer qual desses é melhor, já que somos diferentes e o que é bom para mim pode não ser para você.

Espero ter ajudado, abraço.



Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dodo360
Pleno
Mensagens: 66
Registrado em: Ter 09 Jul, 2013 21:40
Última visita: 20-03-14
Nov 2013 22 23:34

Re: livros de fisica

Mensagem não lida por dodo360 »

hum, entendo, então na verdade minha duvida sobre as opções dos 2 livros é : se por exemplo eu começo estudando cinematica, ai ou vo la pá, estudo a teoria e vou para os exercicios, minha duvida é com a teoria que o livro aborda, se eu estudar toda a teoria no casa de cinematica, e não tiver newhuma duvida, conseguirei fazer todos os exericios que o propio livro celeciona ?, qual dos dois preenche esse quesito ? obrigado



Avatar do usuário
jrneliodias
5 - Mestre
Mensagens: 2578
Registrado em: Sáb 16 Jun, 2012 17:15
Última visita: 23-05-22
Localização: Belém - PA
Nov 2013 22 23:44

Re: livros de fisica

Mensagem não lida por jrneliodias »

Não sei, cara. Isso é muito relativo, entende? É que nem querer aprender a andar de bicicleta, não adianta tentar escolher qual é a melhor entre duas bicicletas, tem que pegar uma e tentar andar. Vai cair, levantar, pensar em desistir, olhar para a outra e pensar que poderia ter sido melhor. Mas, no final você aprende a andar.

As duas coleções são boas. Se você se dedicar, vai aprender.

Abraço.


Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.

Avatar do usuário
Cientista
2 - Nerd
Mensagens: 1517
Registrado em: Ter 19 Mar, 2013 16:23
Última visita: 14-04-17
Localização: Moçambique-Maputo
Contato:
Nov 2013 23 05:10

Re: livros de fisica

Mensagem não lida por Cientista »

Nélio porque razão existem Exercicíos que exigem um conhecimento de uma matéria mais avançada enquanto que essa matéria ainda não foi dada? Supomos que eu estou na 9a série, então aparece um exercicio que se eu tivesse o conhecimento da 10a série ele seria feito com maior facilidade, mas esse exercicío encontra-se na 9a série, porque tais factos acontecem? Embora eu pense assim porque ajuda que o estudante aprofunde e procure mais, além de tudo é engraçado e divertido, nem tudo pode ser molesa rsrsrsrrs :D


Força e bons estudos!

Avatar do usuário
jrneliodias
5 - Mestre
Mensagens: 2578
Registrado em: Sáb 16 Jun, 2012 17:15
Última visita: 23-05-22
Localização: Belém - PA
Nov 2013 23 09:59

Re: livros de fisica

Mensagem não lida por jrneliodias »

Talvez, seja porque com o que você sabe, já possa responder a pergunta hehe.


Para alcançar um objetivo, não procure motivação, busque a disciplina. Ela que irá fazer você levantar todos os dias para realizar seus sonhos. A motivação é o resultado, é o que sente no final do dia, quando deitar sua cabeça no travesseiro.

ismaelmat
Imperial
Mensagens: 531
Registrado em: Seg 11 Jul, 2016 11:04
Última visita: 14-04-24
Fev 2019 26 21:07

Re: livros de fisica

Mensagem não lida por ismaelmat »

Perfeita explicação, a melhor análise que eu vi! Tópicos + Resoluções é imbatível pois é possível terminar em um ano de cursinho tranquilo desde que a pessoa tenha uma certa base de matemática! Team Tópicos!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Links e Livros”