Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Olimpíadas(Bélgica-1992) Progressão Aritmética Tópico resolvido

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

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Fev 2018 09 11:21

(Bélgica-1992) Progressão Aritmética

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

Quantos inteiros [tex3]n(1\leq n\leq 500)[/tex3] não são divisíveis nem por [tex3]2[/tex3] e nem por [tex3]3[/tex3] ?
a) [tex3]83[/tex3] .
b) [tex3]84[/tex3] .
c) [tex3]166[/tex3] .
d) [tex3]167[/tex3] .
e) [tex3]417[/tex3] .
Resposta

Letra D

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lorramrj
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Fev 2018 09 11:55

Re: (Bélgica-1992) Progressão Aritmética

Mensagem não lida por lorramrj »

Nesse intervalo vemos pares de números agrupados dois a dois que não são divisíveis por 2 e nem por 3.
Basta analisar quantos números temos de 5 até 497 com passo 6 e depois multiplicar por 2.

[tex3]1..|(5,7), (11,13),(17,19),(23,25), (29,31), (35..37)....(491..493), (497,499)|[/tex3]

Analisando do 5 para o 11 temos um passo de: [tex3]r = 11-5 = 6[/tex3]

Logo: [tex3]497 = 5 + (n-1).6 \rightarrow n=83[/tex3]

Logo: [tex3]T = 83 \times 2 + 1 \rightarrow \boxed {T = 167 } [/tex3]

Editado pela última vez por lorramrj em 09 Fev 2018, 12:01, em um total de 2 vezes.
Engenharia da Computação | PUC-RIO

O que sabemos não é muito. O que não sabemos é imenso.”
:-> [tex3]\textbf{S. P. Laplace}[/tex3]
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