Olimpíadas(Treinamento Olímpico Iraniano) Geometria Plana Tópico resolvido

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:17906)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2017 08 16:27

(Treinamento Olímpico Iraniano) Geometria Plana

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

Sabendo que [tex3]ABC[/tex3] é um triângulo isósceles e [tex3]BC > AB = AC.[/tex3] D, M são respectivamente os pontos médios de [tex3]BC, AB.[/tex3] X é um ponto tal que [tex3]BX┴ AC[/tex3] e [tex3]XD || AB.[/tex3] [tex3]BX[/tex3] e [tex3]AD[/tex3] se interseptam em [tex3]H.[/tex3] Se [tex3]P[/tex3] é o ponto de interseção de [tex3]DX[/tex3] e a circunferência circunscrita de [tex3]AHX[/tex3] (exceto [tex3]X[/tex3] ), prove que a tangente de [tex3]A[/tex3] com a circunferência circunscrita ao triângulo [tex3]AMP[/tex3] é paralela a [tex3]BC.[/tex3]

Última edição: Auto Excluído (ID:17906) (Qui 08 Jun, 2017 16:27). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 08 17:12

Re: (Treinamento Olímpico Iraniano) Geometria Plana

Mensagem não lida por undefinied3 »

AB, AC e tudo mais são as retas ou os segmentos? To sofrendo um pouco pra construir a figura se forem todos segmentos.



Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:17906)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2017 08 17:22

Re: (Treinamento Olímpico Iraniano) Geometria Plana

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

undefinied3 escreveu: AB, AC e tudo mais são as retas ou os segmentos? To sofrendo um pouco pra construir a figura se forem todos segmentos.
Boa tarde amigo, creio que eu possa ter cometido algum erro ao traduzir a questão para o português.
Questão original:
Screenshot_20170608-171843.png
Última edição: Auto Excluído (ID:17906) (Qui 08 Jun, 2017 17:22). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 08 21:42

Re: (Treinamento Olímpico Iraniano) Geometria Plana

Mensagem não lida por undefinied3 »

Sua tradução está certinha, eu que me confundi um pouco porque o enunciado original é meio estranho, pelo menos pra mim. Algumas coisas não ficam claras, mas o desenho saiu, agora to tentando resolver. Alguns segmentos ficam congruentes quando você monta o desenho, mas eu ainda tenho que provar os motivos, porque por enquanto eu só sei por causa de ter medido com a régua e pelo wolfram. Qualquer coisa posto minha tentativa.
Última edição: undefinied3 (Qui 08 Jun, 2017 21:52). Total de 1 vez.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jun 2017 08 22:57

Re: (Treinamento Olímpico Iraniano) Geometria Plana

Mensagem não lida por undefinied3 »

AHX e APX enxergam o mesmo arco
Trace a base média MY (provaremos que Y=G).
MY // BC (base média), AMY=ABC=ACB
Suponha que Y não seja G, então APY enxerga o mesmo arco que APG. Ora, mas então poderíamos pensar em
mover esse ponto G até encaixar em Y e ele enxergaria novamente o mesmo arco, o que é um absurdo, pois
a construção implica claramente Y e G estarem do mesmo lado na circunferência em relação a AP, e o descrito
só seria possível se estivessem em lados opostos.

Desse modo, repare como AGPM é um quadrilátero inscritível, mas AMP está no circuncírculo, assim
concluimos que G também está nesse circuncírculo de AMP
Daí, o mesmo circuncírculo de AMP é circuncírculo de um triângulo isósceles AMG. Segue que traçar uma tangente por A será paralelo a MG,
pois o triângulo é isósceles. Como MG//BC por ser base média, a tangente por A é paralela a BC,
CQD.
Anexos
Screenshot_1.png

Última edição: undefinied3 (Sex 09 Jun, 2017 00:46). Total de 1 vez.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Olimpíadas”