Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Olimpíadas(OBM - 99) Porcentagem

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Rodriggo
sênior
Mensagens: 49
Registrado em: 12 Fev 2013, 04:39
Última visita: 28-05-18
Agradeceu: 43 vezes
Dez 2016 01 00:15

(OBM - 99) Porcentagem

Mensagem não lida por Rodriggo »

Em um aquário há peixes amarelos e vermelhos: 90% são amarelos e 10% são vermelhos. Uma misteriosa doença matou muitos peixes amarelos, mas nenhum vermelho. Depois que a doença foi controlada, verificou-se que no aquário, 75% dos peixes vivos eram amarelos. Aproximadamente, que porcentagem dos peixes amarelos morreram?
Resposta

67%
Seguinte, pessoal, o autor do livro (Marcelo Rufino) apresenta uma solução para o problema descrito, porém, não consigo entender o porquê dele utilizar alguns passos algébricos que pretendo descrever a seguir.
Solução:
Antes da doença:
Quant. inicial de peixes amarelos x
Quant. inicial de peixes vermelhos y

Equação I: x = 0,90(x+y) [tex3]\rightarrow[/tex3] x = 0,90x + 0,10y [tex3]\rightarrow[/tex3] 0,10x = 0,90y [tex3]\rightarrow[/tex3] x = 9y

Depois da doença:
Quant. de peixes amarelos igual a x'
Pelo enunciado, depois da doença 75% dos peixes eram amarelos:
Equação II: x' = 0,75(x'+y) [tex3]\rightarrow[/tex3] x' = 0,75x'+0,75y [tex3]\rightarrow[/tex3] 0,25x' = 0,75y [tex3]\rightarrow[/tex3] x' = 3y
Assim, o percentual de peixes amarelos que morreram é igual:
[tex3]\frac{x-x'}{x}100%=\frac{9y-3y}{9y}100%=\frac{6}{9}100%=67%[/tex3]

Pois bem, não entendi o porquê da utilização da equação I utilizada para descrever o problema. O processo é repetido, também, na equação II.

Editado pela última vez por Rodriggo em 01 Dez 2016, 00:15, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Coulombinho
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Set 2016, 05:21
Última visita: 06-12-16
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 4 vezes
Dez 2016 01 04:01

Re: (OBM - 99) Porcentagem

Mensagem não lida por Coulombinho »

Para ser sincero, a sua pergunta não fez sentido, pois se você não conseguiu entender o resultado final da primeira equação (x = 9y), então você não entendeu coisa alguma do exercício. Por isso eu irei explicar detalhadamente o que ele fez. Nossa, cara, agora que eu entendi o que você perguntou! Você se confundiu totalmente! A primeira equação calcula a quantidade de peixes amarelos inicialmente e a segunda equação calcula a quantidade de peixes amarelos no final (depois de ter acontecido a doença que matou uma parte dos peixes amarelos, ou seja, só calcula os que sobreviveram desconsiderando os que morreram). Se eu consegui responder aqui, então desconsidere o que eu escrevi.


Equação I conforme postada por você:
1. x = 0,90(x+y)
2. x = 0,90x + 0,10y
3. 0,10x = 0,90y
4. x = 9y

Equação I que seria a certa segundo eu:
1. x = 0,90(x+y)
2. x = 0,90x + 0,90y
3. 0,10x = 0,90y
4. x = 9y

Houve uma incompreensão entre a segunda e a terceira etapas dessa equação, entretanto vou considerar apenas o resultado final para explicar. Com todo respeito, mas se você não conseguiu entender a primeira equação (apesar dela estar incoerente nas partes aqui já citadas), então você não entendeu o exercício. Vou explicar o que ele fez agora.

Na primeira equação ele quis fazer uma comparação entre o número de peixes amarelos (x) e o número de peixes vermelhos (y), em outras palavras, ele igualou a quantidade de peixes amarelos (x) com a quantidade de peixes vermelhos (y). Como 90% dos peixes são amarelos e o restante (10%) são os peixes vermelhos, 9 vezes a quantidade de peixes vermelhos seria igual a quantidade de peixes amarelos. Para comprovar, é só multiplicar 10% por 9 que dará 90%. Representando tudo isso numericamente: A quantidade de peixes amarelos (x) é igual a 9 vezes a quantidade de peixes vermelhos (y), pois há 9 vezes mais peixes amarelos do que peixes vermelhos. Sendo assim, x = 9y.

Agora vamos para a segunda equação caso não tenham restado dúvidas na primeira. Observação: para ser sincero, achei o método de resolução dele muito confuso, pois eu fiz de um jeito completamente diferente (apesar de termos chegados a mesma resposta em cada equação e também a mesma resposta final). Eu fiz por regra de três e não demorei mais que 3 minutos.

Segunda Parte: Ele novamente quis igualar a quantidade de peixes amarelos com a quantidade de peixes vermelhos, mas a diferença é que uma parte dos peixes amarelos morreram, ou seja, diminuiu a concentração de peixes amarelos, pois eles morreram e isso fez com que aumentasse a porcentagem dos peixes vermelhos (apesar de que o número de peixes vermelhos se manteve a mesma quantidade que era antes). x' = quantidade de peixes amarelos depois da grande doença. Então o resultado final dele x' = 3y é na verdade uma comparação do número de peixes amarelos que sobreviveram a grande infestação com o número de peixes vermelhos. Ele igualou a incógnita (y) com a nova incógnita (x'), pois é a incógnita (y) que nós estamos usando como referência para encontrar a quantidade de peixes que morreram e também é a única que apareceu tanto na primeira equação quanto na segunda (foi a única fornecida para nós fazermos essa comparação).

E, finalmente a última equação, ele pegou a quantidade de peixes amarelos no começo, subtraiu pela quantidade no final e dividiu pela quantidade no início. Em outras palavras, ele considerou a quantidade de peixes no início (9y) como sendo 100% dos peixes amarelos (quando todos estavam vivos) e subtraiu pela quantidade no final (3y) para achar a quantidade de peixes amarelos que morreram que seria igual a 6y. O resultado já é este: "6y", mas o exercício quer esse resultado em relação a quantidade inicial. Portanto, uma simples regra de três já resolveria o problema. Como 9y seria o total de peixes, ficaria assim a relação: 9y - 100%
6y - porcentagem dos peixes amarelos que morreram

E se você fizer os cálculos, dará 66,666...% que se pode aproximar para 67%.

O que ele fez foi basicamente substituir as incógnitas que lhe apareciam. Com todo respeito, seria muito melhor se você tentasse fazer e nos mostrasse a sua resolução.

Editado pela última vez por Coulombinho em 01 Dez 2016, 04:01, em um total de 2 vezes.
Sou um amendobobo, yeah!
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Rodriggo
sênior
Mensagens: 49
Registrado em: 12 Fev 2013, 04:39
Última visita: 28-05-18
Agradeceu: 43 vezes
Dez 2016 01 04:37

Re: (OBM - 99) Porcentagem

Mensagem não lida por Rodriggo »

Cara, muito obrigado. Resposta mais detalhada que a sua: impossível.

Consegui compreender a tua resolução; a única coisa que ainda não entra na minha cabeça é como ele usou a equação "x = 0,90(x+y)" e chegou nesse resultado.
Pra mim não faz o menor sentido colocar o (x+y) como fator comum para o 0,9, entende?
Avatar do usuário

Coulombinho
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Set 2016, 05:21
Última visita: 06-12-16
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 4 vezes
Dez 2016 01 04:39

Re: (OBM - 99) Porcentagem

Mensagem não lida por Coulombinho »

Rodriggo escreveu:Cara, muito obrigado. Resposta mais detalhada que a sua: impossível.

Consegui compreender a tua resolução; a única coisa que ainda não entra na minha cabeça é como ele usou a equação "x = 0,90(x+y)" e chegou nesse resultado.
Pra mim não faz o menor sentido colocar o (x+y) como fator comum para o 0,9, entende?
Eu tinha acabado de fazer um re-up, dá uma olhada para ver se eu respondi. Foi o método de resolução dele, rsrsrs. Eu também não entendi o porquê dele ter feito isso, só sei que o resultado final fez sentido. Provavelmente é apenas uma maneira de fazer mais fácil para ele, mas não para mim, rsrsrsrs. Eu não fiz assim, rsrsrsrs.
Editado pela última vez por Coulombinho em 01 Dez 2016, 04:39, em um total de 1 vez.
Sou um amendobobo, yeah!
Avatar do usuário

Loexdramorama
Pleno
Mensagens: 57
Registrado em: 03 Mai 2016, 14:30
Última visita: 22-05-20
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 26 vezes
Jan 2017 03 12:36

Re: (OBM - 99) Porcentagem

Mensagem não lida por Loexdramorama »

Oi, blz?
Eu resolvi isto de outro jeito.

São 90% AMARELOS e 10% VERMELHOS. Morreram amarelos e passaram a ser 75% AMARELOS.

Chamei os NOVOS AMARELOS de x. E o total AMARELOS+VERMELHOS=X+10%.
Temos tbm que 75%=\frac{75}{100}

Então \frac{AMARELO}{AMARELO+VERMELHO}=\frac{x}{x+10}=\frac{75}{100} (Escrevi 10 no lugar de 10% pq o TEX não aceitou tá. Mas na resposta eu vou colocar o % blz?!)
Resolvendo isto vc vai encontrar x=30%.

Agora vc faz outra conta
\frac{AMARELOS MORTOS}{AMARELOS ANTES}=\frac{60}{90}=\frac{2}{3}

\frac{2}{3} é aproximadamente 0,67=\frac{67}{100}=67%

Editado pela última vez por Loexdramorama em 03 Jan 2017, 12:36, em um total de 1 vez.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (OBM) Baricentro e Incentro
    por gabrielbpf » » em Olimpíadas
    3 Respostas
    3573 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem (OBM) Combinatória
    por Ashitaka » » em Olimpíadas
    2 Respostas
    1093 Exibições
    Última mensagem por Ashitaka
  • Nova mensagem (OBM) Equação 2º grau.
    por lucasf10 » » em Pré-Vestibular
    2 Respostas
    1842 Exibições
    Última mensagem por lucasf10
  • Nova mensagem (OBM)Combinatória
    por rogerjordan » » em Olimpíadas
    0 Respostas
    829 Exibições
    Última mensagem por rogerjordan
  • Nova mensagem (OBM)Combinatória
    por rogerjordan » » em Olimpíadas
    1 Respostas
    1894 Exibições
    Última mensagem por csmarcelo

Voltar para “Olimpíadas”