Olimpíadas(MACEDÔNIA-2004)

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
futuromilitar
1 - Trainee
Mensagens: 735
Registrado em: Sáb 14 Mai, 2016 12:01
Última visita: 04-03-22
Localização: Ceará
Jun 2016 03 15:00

(MACEDÔNIA-2004)

Mensagem não lida por futuromilitar »

Suponha n ≥ 4 e seja S um conjunto finito de pontos no espaço 3, de maneira que quaisquer quatro de seus pontos não sejam coplanares. Suponha que todos os pontos de S podem ser coloridos de vermelho e azul de modo que qualquer esfera que intersecte S em ao menos 4 pontos tenha a propriedade de que exatamente a metade dos pontos na interseção de S com a esfera é azul. Prove que todos os pontos de S encontram-se numa esfera.



''Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo.'' (Van Gogh)

Avatar do usuário
leozitz
2 - Nerd
Mensagens: 331
Registrado em: Qui 06 Jan, 2022 16:26
Última visita: 26-02-24
Fev 2023 06 19:40

Re: (MACEDÔNIA-2004)

Mensagem não lida por leozitz »

rascunho, importante pq traz intuição para chegar a solução
Resposta

obs: o rascunho não foi revisado então pode conter erros

vou provar que tem uma esfera com n/2 pontos da cor azul (note que n tem que ser par, se n for ímpar o problema dá errado)

de todas as [tex3]\binom{n}{4}[/tex3] esferas, vamos considerar a com mais pontos da cor azul
se todos os pontos da cor azul estão nela o problema acabou, se não, matem 2 da cor azul pega um azul de fora
// note que se eu for mudado de esfera eu consigo gerar pontos, talvez tentar usar isso
se metade é azul, então a outra metade é vermelha, com isso eu posso supor sem perda de generalidade que eu tenho pelo menos n/2 pontos da cor azul
imagina que eu tenho uma esfera com 3 pontos da cor azul, com isso eu consigo gerar 3 pontos da cor vermelha, se eu manter 2 desses pontos e pegar outros outra esfera eu consigo gerar novos pontos vermelhos usando poucos pontos da cor azul, essa vai ser a ideia, vamos deixar ela rigorosa.

por hora vamos supor n >= 8, o caso n = 4 é trivial e o caso n = 6 a gente faz depois.
como n >= 8, tenho garantido pelo menos 4 pontos da cor azul, com isso define uma esfera, no caso n = 8 exatamente isso já resolve o problema, então vamos supor que gente tem n > 8 e supor por absurdo que tem ponto azul que ainda não está nessa esfera, se todo ponto azul estiver na mesma esfera o problema acaba pq dai a gente tem pelo menos n/2 vermelhos, que também estão nela, ou seja, todos os pontos.
digamos que a maior esfera tenha x pontos da cor azul, com isso a gente tem pelo menos x pontos da cor vermelha, vamos ficar 2 desses pontos da cor azul, depois disso a gente consegue

digamos que a gente tem m esferas e na esfera de número i a gente [tex3]z_i[/tex3] pontos da cor azul nela
[tex3]\text{quantidade de pontos da cor azul} = z_1 + z_2 + ... + z_m \ge \frac{n}{2}[/tex3]
4 pontos não coplanares no espaço definem uma esfera, pega 3 deles, eles forma um circulo, com isso o centro da esfera fica sobre uma reta (perpendicular ao plano desses 3 que passa pelo centro dessa circunferencia), ai usa o 4º ponto para determinar onde fica o centro da esfera,
se eu pegar 4 pontos vermelhos então eu vou precisar ter 2 azuis alem desses 4 vermelhos nessa mesma esfera.
suponha sem perda de generalidade que temos pelo menos n/2 pontos da cor azul.

como estamos supondo n > 8, temos pelos menos 4 pontos da cor azul, suponha que nem todo ponto da cor azul esteja na mesma esfera, caso contrário o problema acaba.
vamos dizer que a esfera com a maior quantidade de pontos da cor azul, vamos chamar essa esfera de [tex3]\star[/tex3] para facilitar, tenha z pontos da cor azul, desta forma sobram pelo menos [tex3]\frac{n}{2} - z[/tex3] pontos da cor azul fora dessa esfera, vamos criar novas esferas fixando 3 pontos da esfera [tex3]\star[/tex3] , note que com isso eu consigo pelo menos [tex3]z + 3k + \sum_{i=0}^kz_i\ge z + 3k + \frac{n}{2}-z[/tex3] pontoos da cor vermelha, onde k é a quantidade de esferas que eu consigo criar fixados esses 3 pontos e z_i é quantidade de pontos da cor azul que não vem da esfera [tex3]\star[/tex3]
como a gente está supondo por absurdo que nem todo ponto azul está na mesma esfera k > 0 então a gente vai ter que [tex3]n = azul + vermelho > \frac{n}{2} + \frac{n}{2}+3k> n[/tex3] que é um absurdo

Última edição: leozitz (Seg 06 Fev, 2023 19:43). Total de 1 vez.
Razão: adicionar observação.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Portugal-2004)
    por Hollo » » em Olimpíadas
    1 Respostas
    817 Exibições
    Última msg por NigrumCibum
  • Nova mensagem (ITA - 2004) Considere a função
    por LuisSchmitt » » em IME / ITA
    2 Respostas
    2028 Exibições
    Última msg por LuisSchmitt
  • Nova mensagem (FUVEST - 2004) Sequência
    por Fibonacci13 » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    2396 Exibições
    Última msg por rcompany
  • Nova mensagem (UFV 2004) Identificação de carbono assimétrico
    por obiwankenobi » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    2644 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem AFA 2003/2004
    por Bar22melDI » » em IME / ITA
    2 Respostas
    864 Exibições
    Última msg por Bar22melDI

Voltar para “Olimpíadas”