Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

OlimpíadasProblema do 1º Grau: Balas e Caixas

Aqui devem ser postados problemas Olímpicos. Informe a olimpíada e o ano no título do tópico. Exemplo: (OBM - 2008).

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rean
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Abr 2008 29 12:48

Problema do 1º Grau: Balas e Caixas

Mensagem não lida por rean »

Brenda tem um estoque de balas, as quais estão numa caixa cheia ou numa caixa cheia pela metade. Ela vende a metade da caixa que tinha e deu meia caixa a um garoto. No dia seguinte, ela vendeu novamente a metade da caixa restante e deu meia a outro garoto. No outro dia, Brenda vendeu a metade restante e deu meia caixa a um outro garoto.
Agora ela não tem caixa nenhuma. Com quantas ela começou?
Resposta:

7

Editado pela última vez por rean em 29 Abr 2008, 12:48, em um total de 1 vez.
No mundo tudo está organizado segundo os números e as formas matemática
Rean
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petras
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Abr 2024 18 19:47

Re: Problema do 1º Grau: Balas e Caixas

Mensagem não lida por petras »

rean,
x = n. caixas

No primeiro dia, Brenda vendeu metade do número inicial de caixas, ou seja,
[tex3]\frac{𝑥}{2}​[/tex3]
Ela também deu meia caixa a um garoto, o que significa [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] de caixa.

No final do primeiro dia, Brenda tinha
[tex3](𝑥 − \frac{𝑥}{2} − \frac{1}{2})[/tex3] caixas.

No segundo dia, ela vendeu novamente a metade do número de caixas restantes, ou seja,
[tex3]\frac{1}{2}. (𝑥 − \frac{𝑥}{2} − \frac{1}{2})[/tex3] . E ela deu meia caixa a outro garoto, o que significa
[tex3]\frac{1}{2} [/tex3] de caixa.

No final do segundo dia, Brenda tinha: [tex3](𝑥−\frac{𝑥}{2}−\frac{1}{2}−\frac{1}{2} . (𝑥 − \frac{𝑥}{2} −\frac{1}{2})−\frac{1}{2}) [/tex3] caixas.

No terceiro dia, ela vendeu a metade do número de caixas restantes, ou seja, [tex3]\frac {1}{2}(𝑥−\frac{𝑥}{2}−\frac{1}{2}−\frac{1}{2} . (𝑥 − \frac{𝑥}{2} −\frac{1}{2})−\frac{1}{2}) [/tex3] . E ela deu meia caixa a outro garoto, o que significa [tex3]\frac{1}{2}[/tex3] de caixa.

No final do terceiro dia, Brenda não tinha mais caixas, então o número de caixas restantes é zero.

[tex3]𝑥 − \frac{𝑥}{2} − \frac{1}{2}- \frac{1}{2}. (𝑥 − \frac{𝑥}{2} − \frac{1}{2})-\frac{1}{2}-\frac {1}{2}(𝑥−\frac{𝑥}{2}−\frac{1}{2}−\frac{1}{2} . (𝑥 − \frac{𝑥}{2} −\frac{1}{2})−\frac{1}{2})-\frac{1}{2}=0\\
\frac{x-1}{2}-\frac{1}{2}(\frac{x-1}{2})-\frac{1}{2}-\frac{1}{2}(\frac{x-1}{2}-\frac{1}{2}(\frac{x-1}{2})-\frac{1}{2})-\frac{1}{2}=0\\
\frac{x-1}{2}-(\frac{x-1}{4})-\frac{1}{2}(\frac{x-1}{2}-(\frac{x-1}{4})-\frac{1}{2})=1\\
\frac{x-1}{4}-\frac{1}{2}(\frac{x-3}{4})=1\\
2x-2-x+3=8 \implies \boxed{x=7}




[/tex3]

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