Com o intuito de movimentar o forum pensei na gente resolver problemas de geometria que é a parte da matemática que o pessoal aqui aparentemente mais se interessa.
As regras são as mesmas da maratona olímpica de teoria dos números.
1) O usuário que quiser participar deverá RESPONDER a última questão sem resposta e POSTAR uma nova questão na mesma mensagem.
2) A resolução da questão deverá ser feita como se estivesse sendo entregue para a prova discursiva de alguma olimpíada.
3) O uso do LaTeX é obrigatório, caso não saiba usar leia aqui http://www.tutorbrasil.com.br/forum/tutorial_tex.php.
4) Todas questão deverão ser de olímpiadas, contendo o ano e o país de aplicação.
5) Não deve ser postado uma nova questão enquanto a anterior não for resolvida.
6) As questões não respondidas irão ficar por no máximo 36h, após o limite iremos removê-la para o fórum Olímpiadas, disponibilizando para que seja postada uma nova.
7) As questões deverão ser numeradas na ordem crescente.
8 ) Antes que postar uma nova questão, verifica se ela já não se encontra no fórum. Para pesquisar é fácil, basta colocar um trecho na caixa de buscar e pronto.
**Veja como devemos proceder.**
Problema 1
(Questão acompanhado do país e do ano)Escreva a questão
Quem for resolver deverá escrever:
Solução do Problema 1
Descrever a solução
Problema 2
(Questão acompanhado do país e do ano) Escreva a questão.
Problema 1
(Treinamento IMO 2019 - Canada) Sejam P, Q, R pontos nos lados AB, BC, CA do triangulo ABC tal que AP = CQ e o quadrilátero RPBQ seja cíclico. As tangents ao circuncirculo do triangulo ABC nos pontos C e A intersectam as retas RQ e RP nos pontos X e Y respectivamente. Prove que RX = RY
Olá caros usuários.
Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.
Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.
Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.
O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.
Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.
Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.
Grande abraço,
Prof. Caju
Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.
Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.
Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.
O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.
Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.
Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.
Grande abraço,
Prof. Caju
Olimpíadas ⇒ Maratona Olímpica de Geometria (Não Oficial)
-