Ensino MédioQuestão em anexo - Geometria Analítica

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Flavio2020
Imperial
Mensagens: 730
Registrado em: Seg 06 Fev, 2017 16:29
Última visita: 16-03-24
Localização: CACEQUI RS
Out 2021 24 14:56

Questão em anexo - Geometria Analítica

Mensagem não lida por Flavio2020 »

No gráfico,arco mKR = 30 ° e CL = NK = 2. Achar
as coordenadas de E.
WhatsApp Image 2021-10-24 at 11.58.59.jpeg
WhatsApp Image 2021-10-24 at 11.58.59.jpeg (20.15 KiB) Exibido 522 vezes
a)(0;[tex3]\frac{4(2-\sqrt{3}}{3}[/tex3] )
b)(0;[tex3]\frac{4(4-\sqrt{3}}{13}[/tex3] )
c)0;[tex3]\frac{12-\sqrt{3}}{3}[/tex3] )
d)(0;[tex3]\frac{2(12-\sqrt{3}}{13}[/tex3] )
e)0;[tex3]\frac{2(21-2\sqrt{3}}{13}[/tex3] )

Resposta

d

Última edição: Flavio2020 (Dom 24 Out, 2021 15:05). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Out 2021 24 16:01

Re: Questão em anexo - Geometria Analítica

Mensagem não lida por joaopcarv »

Para mim, deu alternativa [tex3]\mathsf{E...}[/tex3] enfim, eu fiz assim:

Sendo [tex3]\mathsf{\angle KR \ = \ 30^\circ, \ \angle CK \ = \ 60^\circ.}[/tex3] Sendo [tex3]\mathsf{\overline{OK} \ = \ \overline{CK} \ = \ R}[/tex3] , então o triângulo [tex3]\mathsf{\triangle OCK}[/tex3] é equilátero de lado [tex3]\mathsf{l \ = \ R.}[/tex3] Dado isso, [tex3]\mathsf{\underbrace{\overline{KN}}_{2} \ = \ \dfrac{l}{2} \ \therefore \ l \ = \ R \ = \ 4.}[/tex3]

Dado que [tex3]\mathsf{\overline{OL} \ + \ \cancelto{2}{\overline{LC}} \ =\ \cancelto{4}{R} \ \therefore \ \overline{OL} \ = \ 2.}[/tex3]

Ou seja, [tex3]\mathsf{D \ = \ (0,2).}[/tex3] Do anexo. tem-se que [tex3]\mathsf{B}[/tex3] possui a mesma projeção de [tex3]\mathsf{D}[/tex3] no eixo [tex3]\mathsf{y}[/tex3] (mesmo valor de ordenada), tem como projeção nas abscissas o ponto [tex3]\mathsf{A}[/tex3] , que tem abscissa [tex3]\mathsf{= -4}[/tex3] . Logo, [tex3]\mathsf{B \ = \ (-4,2).}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\overline{ON}}[/tex3] é a altura do triângulo equilátero [tex3]\mathsf{\triangle OCK}[/tex3] , logo [tex3]\mathsf{\overline{ON} \ = \ 2 \cdot \sqrt{3}.}[/tex3] Para termos as coordenadas do ponto [tex3]\mathsf{N}[/tex3] , basta projetarmos esse segmento nos eixos, dado que o mesmo faz [tex3]\mathsf{30^\circ \ + \ 30^\circ \ = \ 60^\circ}[/tex3] com o eixo [tex3]\mathsf{x}[/tex3] .

[tex3]\mathsf{x_N \ = \ 2 \cdot \sqrt{3} \cdot \cos(60^\circ)}[/tex3]

[tex3]\mathsf{x_N \ = \ \sqrt{3}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{y_N \ = \ 2 \cdot \sqrt{3} \cdot \sin(60^\circ)}[/tex3]

[tex3]\mathsf{y_N \ = \ 3}[/tex3]

Temos então que [tex3]\mathsf{N \ = \ (\sqrt{3}, 3).}[/tex3]

Achando a reta que contém [tex3]\mathsf{\overline{BN}:}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\alpha \ = \ \dfrac{3 \ - \ 2}{\sqrt{3} \ - \ (-4)}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{\alpha \ = \ \dfrac{1}{\sqrt{3} \ + \ 4}}[/tex3]

Por fim:

[tex3]\mathsf{\dfrac{y \ - \ 2}{x \ + \ 4} \ = \ \dfrac{1}{\sqrt{3} \ + \ 4}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{y \ = \ \dfrac{x}{\sqrt{3} \ + \ 4} \ + \ \dfrac{12 \ + \ 2\cdot \sqrt{3}}{\sqrt{3} \ + \ 4}}[/tex3]

A ordenada do ponto [tex3]\mathsf{E}[/tex3] é justamente:

[tex3]\mathsf{y_E \ = \ \dfrac{12 \ + \ 2\cdot \sqrt{3}}{\sqrt{3} \ + \ 4}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{y_E \ = \ \dfrac{2 \cdot (21 \ - \ 2\cdot \sqrt{3})}{13} \ \approx 2,698}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{E \ = \ \bigg(0, \dfrac{2 \cdot (21 \ - \ 2\cdot \sqrt{3})}{13}\bigg)}}}[/tex3]
geoanalitica.jpg
geoanalitica.jpg (15.2 KiB) Exibido 505 vezes
Alguém pode conferir?

Última edição: joaopcarv (Dom 24 Out, 2021 16:03). Total de 2 vezes.


That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Movido de IME / ITA para Ensino Médio em Seg 25 Out, 2021 14:22 por ALDRIN

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”