IME / ITAPrimeiro ano no ITA

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
SCOFIELD
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Seg 14 Nov, 2016 22:38
Última visita: 21-05-17
Dez 2016 03 12:28

Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por SCOFIELD »

Galera, estudei o ano de 2016 inteiro para o vestibular da UFPR-PR e provavelmente serei aprovado na segunda fase para o curso de Física. Decidi a poucos meses que meu objetivo agora é o ITA e comecei a estudar por alguns livros que várias pessoas aconselharam aqui e em outros locais. Minhas maiores dúvidas atualmente são as seguintes:

1) O curso de Física irá me ajudar para o vestibular do ITA? não tenho problemas em reprovar em determinadas matérias (didática etc) e tranca-lo futuramente.
2) Não tenho a melhor condição financeira, então penso, se eu for aprovado, como irei me manter no ITA? principalmente no primeiro ano. Sei que eles dão uma bolsa auxílio para os alunos, mas digamos em gasto, quantos +/- se vai nessa fase? Desconsiderando o deslocamento de Curitiba-PR a São Paulo.




Auto Excluído (ID:17092)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2016 03 15:51

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17092) »

Olá, SCOFIELD!

Se tiver Whatsapp manda um "Oi" para 84-998626741. Da última vez que mandei meu número no fórum, eu acabei ganhando um amigo em igual condição: sem cursinho e sozinho.

Até, Bernoulli.




Avatar do usuário
pietrotavares
Pleno
Mensagens: 64
Registrado em: Dom 30 Out, 2016 21:26
Última visita: 02-10-17
Dez 2016 04 01:33

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por pietrotavares »

Olá SCOFIELD,

Tive a oportunidade de ouvir de pessoas muito superiores e com mais experiencia do que eu (a maioria iteanos) que não compensa, de forma alguma, fazer uma faculdade para se preparar pro vestibular do ITA.
O melhor seria você focar na matéria efetiva que cai no vestibular: a do Ensino Médio. Claro que saber cálculo e princípios avançados de física vai ajudar em algumas questões, mas, sinceramente, o tempo gasto para aprender isso estaria sendo muito melhor usado para aprender outras coisas mais interessantes. Sei lá, na prova do ITA tem mais questões de Eletroquímica, por exemplo, do que questões que você se beneficiaria de fazer usando cálculo.

Tenha extrema certeza de que você quer ITA, antes de tudo, se você depois resolver fazer um vestibular tradicional você, provavelmente, vai estar no sal. Uma vez que não vai ter estudado nada de humanas etc..
No mais, sucesso!


[]'s


"A vida não é mais que uma sombra errante/Um mau ator que se pavoneia e se aflige no seu momento sobre o palco/E então nada mais se ouve" (Macbeth, 5.5.24-26)

Avatar do usuário
Coulombinho
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Qua 07 Set, 2016 05:21
Última visita: 06-12-16
Dez 2016 04 22:59

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por Coulombinho »

Eu pensei em fazer um tópico perguntando sobre a EsPCEx se realmente compensa seguir a carreira militar (eu fiz o vestibular da EsPCEx e, como alguns sabem, o resultado saiu recentemente). Eu pensei que a minha colocação iria ficar tão ruim que nem valeria a pena de ver, mas até que fiquei bem (667 colocado e há 400 vagas) e, considerando a desistência dos alunos nos últimos anos, há uma boa chance de eu ser chamado. Então, a minha pergunta é se vocês já pensaram em fazer a EsPCEx e se realmente vale a pena seguir essa carreira (apesar de eu não ter ido tão bem, foi a minha primeira tentativa e eu acabei de finalizar o Ensino Médio). Além disso, eu posso ser um engenheiro mecânico após ter feito o curso deles de ciências militares, ou seja, formar-se como engenheiro mecânico mesmo tendo feito EsPCEx? Porque se eu fizesse o curso superior do IME de Engenharia Mecânica e Armamento, eu já entraria ou como segundo tenente ou como primeiro tenente (não me lembro) e com curso superior de uma das melhores universidades do país. Fico com receio de poder querer desistir devido ao salário e a alta cobrança e queria saber se haveria vaga para mim na indústria após formado na EsPCEx e ter seguido carreira militar.


Sou um amendobobo, yeah!

Avatar do usuário
Autor do Tópico
SCOFIELD
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Seg 14 Nov, 2016 22:38
Última visita: 21-05-17
Dez 2016 05 05:59

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por SCOFIELD »

Coulombinho, você não pensa em fazer EsSA (Escola de Sargento das Armas)? Vi que foi colocado como curso superior a pouco tempo.



Avatar do usuário
Coulombinho
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Qua 07 Set, 2016 05:21
Última visita: 06-12-16
Dez 2016 05 07:22

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por Coulombinho »

SCOFIELD escreveu:Coulombinho, você não pensa em fazer EsSA (Escola de Sargento das Armas)? Vi que foi colocado como curso superior a pouco tempo.
Eu pensei na EsPCEx devido a patente (Aspirante a Oficial) ser conseguida em 1 ano na EsPCEx e 4 anos na AMAN (totalizando 5 anos). Com todo respeito, mas seguir a carreira militar como terceiro ou segundo sargento é quase um absurdo na minha visão (e por isso eu acredito que eles não tenham cursos de engenharia), pois o salário é muito pior do que o Aspirante Oficial que já não é maravilhoso e o aluno se forma em ciências militares. Acho que vou optar por tentar o IME no próximo ano que é garantido o curso superior que eu realmente quero que é o Engenharia Mecânica e Armamento, sendo que ainda entra como primeiro ou segundo tenente (não tenho certeza) sem contar o curso superior em uma das 5 melhores universidades de engenharia do Brasil (apesar da duração ser de 5 anos).

editei para corrigir a duração dos cursos.
Última edição: Coulombinho (Seg 05 Dez, 2016 07:22). Total de 2 vezes.


Sou um amendobobo, yeah!

Auto Excluído (ID:17092)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2016 05 11:04

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17092) »

Oi, Coulombinho!

É bem relativo o que você falou. A entrada do IME pela EsPCEx tem uma prova mais agradável (pelo menos, os conhecimentos de ensino superior são bem acessíveis para realizar a prova) do que a peneira feita do vestibular do IME. Na minha visão, não é uma perda de tempo você seguir a carreira militar por um tempinho: "http://www.institutodeengenharia.org.br ... C3%A9rcito".
É difícil arriscar uma coisa que pode afetar seu futuro, mas é preciso tentar. Claro, o salário pode não ser um dos melhores entrando pela EsPCEx. Porém, se você quer salários astronômicos não vai aproveitar bem a formação do curso e nem a vida. Como dizia um professor meu: "O importante é você buscar fazer bem aquilo que gosta, o salário é consequência".

Até, Bernoulli.



Avatar do usuário
Coulombinho
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Qua 07 Set, 2016 05:21
Última visita: 06-12-16
Dez 2016 05 13:28

Re: Primeiro ano no ITA

Mensagem não lida por Coulombinho »

Bernoulli, valeu pelo conselho. Dei uma pesquisada melhor e vi que havia a prova que você disse (http://www.ime.eb.br/cg-oficiais-da-aman.html) e o curso seria o Curso de Graduação. Também pesquisei melhor a respeito dos cursos oferecidos pela AMAN e, realmente, acho que é isso que eu quero fazer da minha vida. Se eu tiver sorte este ano, eu aceitá-la-ei com todo o prazer :lol:



Sou um amendobobo, yeah!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME / ITA”