IME / ITAITA - Compensa?

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 19-04-24
Nov 2016 08 08:48

ITA - Compensa?

Mensagem não lida por LucasPinafi »

O ITA é realmente tudo o que falam? Compensa alguém que está fazendo faculdade normal entrar no ITA ?



Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
pietrotavares
Pleno
Mensagens: 64
Registrado em: Dom 30 Out, 2016 21:26
Última visita: 02-10-17
Nov 2016 08 13:05

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por pietrotavares »

Olá Lucas,

É uma pergunta puramente subjetiva, depende das suas aspirações e o que você quer pra sua vida.
Eu, por exemplo, cursava uma federal. Até que em agosto decidi que queria fazer USP, expliquei aos meus pais e os convenci de me deixarem cancelar a matrícula e poder estudar tranquilo em casa para a fuvest.
O que você deve fazer é imaginar se, num futuro, você talvez ficasse arrependido de não ter cursado tal curso ou tal instituição.

Respondendo a sua pergunta:
O ITA é, quase que realmente, tudo que falam (depende de quais bocas estão falando). Fiz o meu 3º colegial na Turma ITA do Poliedro, la conheci o perfil de pré-iteanos e iteanos: pessoas excepcionalmente inteligentes, que sem dúvida fazem/farão parte de uma elite de engenheiros. Óbvio que a instituição não é perfeita, mas é sem menor sombra de dúvida a melhor faculdade de engenharia do Brasil.

Se você fez essa pergunta aqui no fórum, demonstra pelo menos um leve interesse em fazer semelhante ao que eu fiz. Analise-se, com muita atenção, pois para decidir largar algo de valor e correr atrás de outra coisa é preciso que antes se tenha muito desejo e convicção.


Abraço!



"A vida não é mais que uma sombra errante/Um mau ator que se pavoneia e se aflige no seu momento sobre o palco/E então nada mais se ouve" (Macbeth, 5.5.24-26)

Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Nov 2016 08 16:00

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por undefinied3 »

Eu "ainda" estou no terceiro ano do médio e o que eu tenho vontade de fazer é ITA. Ao longo do ensino médio fui percebendo certas peculiaridades do vestibular que me intrigava muito. Sempre tive a tendência pra exatas mas o ITA mesmo assim se mostrava um grande desafio que fazia eu me interessar cada vez mais até tomar a decisão de que eu só iria me formar lá. Talvez ainda seja muito cedo pra eu ter essa certeza, mas por enquanto a ideia é essa.

Sei que talvez tudo isso que eu falei não valha de nada pra você já que eu não sou um caso de estar na faculdade e decidir ter ido pra lá, longe disso, sou mais novo, acontece que eu sou aqui de São José, a sede do CTA e do ITA, então já acabei visitando o local várias vezes. Eu diria, sem muito exagero, que o CTA é praticamente um outro pequeno universo dentro da cidade, o local é super calmo, super seguro (obviamente, entrada só autoriziada pelos soldados que ficam nas entradas por meio de identificação e tudo mais), MUITO arejado (é mato em tudo quanto é canto, não dá aquele peso de centro de cidade, muito pelo contrário) e, apesar de ser um centro militar, eu diria que não tem nenhuma diferença com o resto da cidade em relação ao que pode se fazer um não. LÓGICO que, até mesmo pelo tipo das pessoas que moram lá, não é um lugar que fica rolando festa de noite ou coisas do tipo, mas também não há nenhuma repressão ou algo do tipo.

Espero ter ajudado em algo :)


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 19-04-24
Nov 2016 08 20:31

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Opa, obrigado pelas respostas amigos. Já ouvi falar tão bem quanto tão mal de lá. Acho que realmente é uma relação de ódio/amor das pessoas para com essa instituição... apenas gostaria de ouvir os dois lados para tirar alguma conclusão.
Quantos anos tu tem, undefinied3?
E vc, pietrotavares, está contente com tua escolha? Vai fazer o mesmo curso?


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
pietrotavares
Pleno
Mensagens: 64
Registrado em: Dom 30 Out, 2016 21:26
Última visita: 02-10-17
Nov 2016 08 21:52

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por pietrotavares »

Undefinied3,
Nas minhas lurkadas pelas maratonas de matemática IME/ITA aqui do fórum, ainda hoje mesmo, me deparei com excelentes resoluções suas, de exercícios "cabulosos" (uma inclusive envolvendo bastante cálculo integral). E agora sabendo que você está "ainda" no 3º colegial, me sinto na obrigação de te parabenizar. Não tarda até que você seja aprovado.

Lucas,
Apesar da pressão e das sessões de estudos desumanas (afinal decidi meio "em cima" do vestibular e não lembro nada de humanas e bio pois sempre caguei infinito pra essas matérais) me sinto contente sim. Não é o mesmo curso, eu cursava Sistemas de Informação (que após o 1º período já é possível constatar que forma profissionais "de segunda mão"), agora pretendo cursar Ciência da Computação.
Se eu quisesse Engenharia de Computação meu foco seria, absolutamente, o ITA. É o melhor lugar pra quem quer fazer Engenharia e tem admiração por excelência.

Abraços!


"A vida não é mais que uma sombra errante/Um mau ator que se pavoneia e se aflige no seu momento sobre o palco/E então nada mais se ouve" (Macbeth, 5.5.24-26)

Avatar do usuário
Autor do Tópico
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 19-04-24
Nov 2016 08 22:15

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por LucasPinafi »

O Undefinied3 é um rapaz muito inteligência, as soluções dele são sempre belíssimas e sucintas. É para se elogiar mesmo.
Legal, mas lugar que forma profissionais de segunda mão é o que mais tem hoje em dia, amigo. Realmente uma fábrica de diplomas.


Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Nov 2016 08 22:24

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por undefinied3 »

Fiz 17 esse ano, Lucas.

E Pietrotavares, muito obrigado pelo comentário, é realmente um grande apoio e muito motivador reconhecimentos desse tipo, principalmente quando é fruto de um grande trabalho como estudar para esses vestibulares mais diferentes. Eu sem dúvida diria que este forum teve um papel fundamental no meu aprendizado, a galera sempre disposta a ajudar e aqui já era por si só um grande acervo de resoluções. O mínimo que eu posso fazer é colaborar com tudo isso, pelo menos com o que sei.

Fui prever a mensagem pra enviar e vi que o Lucas comentou também. Novamente, só tenho a agradecer. Pessoalmente, sempre me interessei bastante por suas resoluções, mesmo que no fórum de ensino superior, devido ao alto nível da matemática envolvida, mesmo que fugisse do meu conhecimento. É uma grande honra receber seu comentário :)


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
pietrotavares
Pleno
Mensagens: 64
Registrado em: Dom 30 Out, 2016 21:26
Última visita: 02-10-17
Nov 2016 08 23:09

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por pietrotavares »

"Fábrica de diplomas". Excelente expressão.

Por fim:
Acredito que valha a pena abdicar-se de uns bons anos para estudar no ITA. (Seja por nunca ter dado muito importância para escola e daí ter que estudar por 2+ anos para chegar ao nível exigido pela prova, seja por ter de largar uma faculdade em que já estava no 384º período etc..)
Não falo isso com base só no "valor moral/intelectual" de ter se graduado lá, mas também naquela já muito sabida questão da empregabilidade e dos salários dos graduados no ITA.

No mais, cada um sabe o que é melhor pra si. Espero que a sua escolha lhe convenha agradavelmente no futuro.
Grande abraço aos dois.


"A vida não é mais que uma sombra errante/Um mau ator que se pavoneia e se aflige no seu momento sobre o palco/E então nada mais se ouve" (Macbeth, 5.5.24-26)

Avatar do usuário
Autor do Tópico
LucasPinafi
5 - Mestre
Mensagens: 1765
Registrado em: Dom 07 Dez, 2014 00:08
Última visita: 19-04-24
Nov 2016 08 23:32

Re: ITA - Compensa?

Mensagem não lida por LucasPinafi »

Obrigado, pelas respostas e atenção amigos.
Apenas respondendo aos comentários anteriores.
Undefinied3: tenho certeza que você irá pegar com muita mais facilidade do que eu peguei os conteúdos de matemática superior. Pessoalmente, acho que você vai ficar fascinado pelo o que essa matemática nova oferece, seu poder e elegância de tratar problemas do mundo real.
E, Pietrotavares, também concordo com você (sobre o esforço recompensador do ITA). No mais, realmente espero que você consiga alcançar seu objetivo atual. Saiba que estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

Grande abraço



Ser ̶m̶e̶l̶h̶o̶r̶ pior a cada dia

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME / ITA”