IME/ITA(ITA - 91) Pressão Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2021 20 17:49

(ITA - 91) Pressão

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

No início de uma experiência, a bureta do lado esquerdo da figura estava completamente cheia de água. Pela torneira da bureta, foi admitido nitrog~enio gasoso puro. Após a admissão do nitrogênio, o nível de água na bureta ficou na mesma altura que no recipiente do lado direito da figura. A pressão ambiente externa era 760mmHg e a temperatura era 25ºC. Nesta temperatura, a pressão de vapor da água é 24mmHg.
185.png
185.png (8.47 KiB) Exibido 1400 vezes
Assinale a afirmação falsa a respeito do volume gasoso dentro da bureta após o estabelecimento do equilíbrio.
a) 736/760 das moléculas correspondem a N2.
b) A pressão total é de 784mmHg
c) A pressão parcial do vapor de água é 24mmHg
d) A pressão parcial do nitrogênio é 736mmHg
e) A fração molar das moléculas de água é 24/760
Resposta

No meu material de provas antigas, D/E. Numa lista que achei na internet, naquele site "Quimica para o Vestibular", letra B.




Avatar do usuário
Matheusrpb
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 504
Registrado em: Sex 09 Mar, 2018 17:55
Última visita: 04-12-23
Out 2022 13 12:25

Re: (ITA - 91) Pressão

Mensagem não lida por Matheusrpb »

A pressão total dentro da bureta deve ser igual à pressão externa. Logo, a alternativa B está incorreta. Além disso, sabemos que:

[tex3]P_{N_2} + P_{H_2O} = P_{atm}[/tex3]

[tex3]P_{N_2} + 24 = 760 \ \rightarrow \ P_{N_2} = 736 \ \mathrm{mmHg}[/tex3]

Ademais, a proporção das pressões é a mesma para o número de moléculas/mols, fazendo com que as outras alternativas estejam corretas.



Por que você me deixa tão solto ? E se eu me interessar por alguém ?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”