IME/ITASimulado ITA) Química descritiva

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Out 2021 20 09:44

Simulado ITA) Química descritiva

Mensagem não lida por careca »

A espectrometria de massas é uma técnica muito utilizada na Química para a determinação de fórmulas moleculares de compostos e de composição de misturas. O princípio básico dessa técnica é aquecer a amostra a temperaturas muito elevadas, induzindo à decomposição dos compostos em seus elementos químicos. O aquecimento também fará que os elementos químicos sofram transições eletrônicas, que são acompanhadas de emissão de luz. O resultado obtido na espectrometria é o teor em massa dos diversos elementos químicos presentes na amostra. A respeito da espectrometria de massas, é INCORRETO afirmar que:

a) A frequência emitida nas suas transições eletrônicas é característica do elemento químico e independe do seu número de oxidação no composto em que está presente originalmente na amostra.
b) Supondo que a amostra tenha iodo nas formas CH3I e IO3- o espectômetro é capaz de determinar o teor de iodo presente em cada uma das duas formas.
c) A intensidade da luz emitida pelos elementos químicos está diretamente relacionada com o seu teor em massa presente na amostra.
d) O espectrômetro é capaz de determinar o teor relativo dos isótopos 15O e 16O em uma amostra contendo oxigênio.
e) Duas amostras de uma mesma solução aquosa contendo bactérias vivas foram coletadas. A primeira foi submetida imediatamente ao espectrômetro. A segunda foi mantida em um sistema fechado, porém não isolado, por tempo suficiente para que acontecessem diversas reações químicas. Quando a segunda amostra for submetida ao espectrômetro, é de se esperar exatamente o mesmo resultado.
Resposta

Gabarito = B



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”