Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

IME/ITA(ITA) Reação Química Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Biotec
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Set 2019, 19:01
Última visita: 19-09-21
Agradeceu: 1 vez
Set 2021 19 11:45

(ITA) Reação Química

Mensagem não lida por Biotec »

Olá, pessoal!
(ITA-SP) Quando se deseja detectar a presença de NH4+ em soluções aquosas, aquece-se uma mistura da solução que contém esse íon com uma base forte, NaOH, por exemplo; testa-se então o gás produzido com papel indicador tornassol vermelho umedecido em água. Explique
por que esse experimento permite detectar a presença de íons NH4+ em soluções aquosas. Em sua explicação
deve(m) constar a(s) equação(ões) química(s) balanceada(s) da(s) reação(ões) envolvida(s).

Resolução do livro:
Questão ITA - reação química - resolução.png
Questão ITA - reação química - resolução.png (33.36 KiB) Exibido 2047 vezes
Minha resolução é diferente da do livro (Feltre 1), mas não sei o que está errado nela. É a seguinte:

NH4+ forma uma base fraca, ou seja, tende a ficar na forma de NH4OH. NaOH é uma base forte, que rapidamente dissocia-se em água, liberando Na+ e OH-. Logo:
NaOH + H2O -> Na+ + OH-
NH4+ + OH- -> NH4OH
NH4OH aquecido se transforma em gás (Ponto de ebulição : 33,35°C). NH4OH gasoso entrará em contato com o papel tornassol umedecido, liberando alguns íons OH- e o papel ficará azul:
NH4OH + H2O -> NH4+ + OH-
Alguém pode me dizer se há algum erro ou se minha resolução é aceitável??? Agradeço desde já! :D

Editado pela última vez por MateusQqMD em 19 Set 2021, 18:51, em um total de 1 vez.
Razão: retirar letras maiúsculas do título (regra 7).
Avatar do usuário

Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Set 2021 19 12:11

Re: (ITA) Reação Química

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá Biotec,

O íon Amônio não é uma base fraca, é UM ÁCIDO (inclusive, é o ácido conjugado da amônia). Além disso, na parte da reação do íon com NaOH, perceba que você pode combinar as duas reações e ficará apenas uma idêntica ao do livro.

Além disso, NH4OH não existe, de fato, portanto, você não pode falar que ele se transforma em um gás porque o que se forma é amônia (NH3) que a temperatura ambiente já é um gás. Acredito que o aquecimento é para diminuir a solubilidade desse gás, desprendendo uma maior quantidade dele da solução.

Por fim, acho que seria interessante comentar que a amônia é uma base fraca e quando se dissolve na água do papel umidecido, uma pequena porcentagem das moléculas dissolvidas se ioniza e liberam íons OH-, tornando o meio básico e mudando a cor do papel.

[tex3]NH_{3\ (aq.)}+H_2O_{(l)}\rightarrow NH_{4\ (aq.)}^+ +OH^-_{(aq.)}[/tex3]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Biotec
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Set 2019, 19:01
Última visita: 19-09-21
Agradeceu: 1 vez
Set 2021 19 12:14

Re: (ITA) Reação Química

Mensagem não lida por Biotec »

Muitíssimo obrigado!!!!!! :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Fatec 2016 Química – Equação/Reação Química
    por napolyana » » em Química Geral
    1 Respostas
    3703 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw
  • Nova mensagem (ITA-1967) Numa reação química é produzido o volume V
    por Hudson535 » » em IME/ITA
    0 Respostas
    111 Exibições
    Última mensagem por Hudson535
  • Nova mensagem Energia de Reação/Reação de combustão
    por fferreira » » em Química Geral
    1 Respostas
    469 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw
  • Nova mensagem Reação química
    por Vscarv » » em Química Geral
    1 Respostas
    8032 Exibições
    Última mensagem por Cientista
  • Nova mensagem (FUVEST) Reação Química
    por Vscarv » » em Química Geral
    1 Respostas
    4662 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI

Voltar para “IME/ITA”