IME/ITA(ITA) Balancemento de equação

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2021 10 02:10

(ITA) Balancemento de equação

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? É, tô meio sumida. Tava meio deprê: trabalhando e cansaço. Mas acho que vou ter que estudar assim mesmo.

Alguém poderia me ajudar nessa questão, mais apenas na seguinte especificidade: como balancear esse monstrinho aqui?

[tex3]\mathrm{2CuBr_{(s)} + 8 {HNO_3}_{(aq)} \rightarrow {2Cu(NO_3)_2}_{(aq)} + {Br_2}_{(g)} + {4NO_2}_{(g)} + 4H_2O_{(l)}}[/tex3]

Aqui existe dois elementos que sofrem oxidação. Acho que nunca fiz uma dessa. Ah, a resposta da questão como um todo eu já tenho. Só esse pedacinho que eu pensei: vou balancear, afinal estou no capítulo de balanceamento, vou tentar. LOL

ITA — É descrita uma sequência de várias etapas experimentais com suas respectivas observações:

I. Dissolução completa de um fio de cobre em água de bromo em excesso, com formação de uma solução azulada A.

II. Evaporação completa da solução A e formação de um sólido marrom B.

III. Aquecimento do sólido B a 500 ºC, com formação de um sólido branco de CuBr e um gás marrom C.

IV. Dissolução de CuBr em uma solução aquosa concentrada de ácido nítrico, formando uma nova solução azulada D e liberação de dois gases: C e E.

V. Evaporação da solução azulada D, com formação de um sólido preto F e liberação de dois gases: E e G.

VI. Reação a quente do sólido F com hidrogênio gasoso e na ausência de ar, formando um sólido avermelhado H e liberando água.

Baseando-se nestas descrições, apresente as fórmulas moleculares das substância B, C, E, F, G e H.




Avatar do usuário
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Jun 2021 10 08:03

Re: (ITA) Balancemento de equação

Mensagem não lida por careca »

Pode-se utilizar o método íon-elétron na reação iônica. Por sinal, essas questões nível IME/ITA geralmente são muito difíceis por delta-nox.

[tex3]\mathrm{CuBr_{(s)} + {HNO_3}_{(aq)} \rightarrow {Cu(NO_3)_2}_{(aq)} + {Br_2}_{(g)} + {NO_2}_{(g)} + H_2O_{(l)}}[/tex3]

Extraindo a reação iônica:

[tex3]Br^{-} + NO_3^{-} \rightarrow Br_2 + NO_2 + H_2O + NO_3^{-}[/tex3]

[tex3]2NO_3^{-} +2H^{+} + 1e^{-}\rightarrow NO_2 + H_2O + NO_3^{-}[/tex3] x ( 2)

[tex3]2Br^{-} \rightarrow Br_2 + 2e^{-}[/tex3] (x 1)

_____________________________________________ (somandos as equações cortando os elétrons)

Equação iônica balanceada:
[tex3]2Br^{-} + 4NO_3^{-} + 4H^{+} \rightarrow 2NO_2 + 2H_2O + 2NO_3 ^{-}+ Br_2[/tex3]

Agora, devemos transformá-la na equação do enunciado:

Agora, note que: [tex3]NO_3^{-} + H^{+}\rightarrow HNO_3[/tex3]

[tex3]2Br^{-} + 4HNO_3 \rightarrow 2NO_2 + 2H_2O + 2NO_3 ^{-}+ Br_2[/tex3]

Adicionando o Cobre:

[tex3]2CuBr + 4HNO_3 \rightarrow 2NO_2 + 2H_2O + Cu(NO_3)_2 + Br_2[/tex3]

Note que a quantidade de cobre não ficou equilibrada, então devemos dobrar o termo [tex3]Cu(NO_3)_2[/tex3] e, consequentemente, dobrar os termos nitrogenados:

[tex3]2CuBr + 8HNO_3 \rightarrow 4NO_2 + 2H_2O + 2Cu(NO_3)_2 + Br_2[/tex3]

Para balancear os oxigênios, basta dobrar a quantidade de água:

[tex3]2CuBr + 8HNO_3 \rightarrow 4NO_2 + 4H_2O + 2Cu(NO_3)_2 + Br_2[/tex3]

____________

Esse método íon-elétron é sinceramente muito bom. Para explicar é bem demorado, mas na hora das contas economiza muito tempo. Principalmente nessas reações onde há mais de uma oxidação/redação é aconselhável. Tente procurar esse método, vai te ajudar bastante.



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”