IME/ITASimulado IME) Isomeria Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mai 2021 19 12:48

Simulado IME) Isomeria

Mensagem não lida por careca »

Simulado IME) Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de composto opticamente ativo:

a) 1,3-dicloroaleno.
b) Ácido (2R),(3S) 2,3-dihidroxi-butanodióico.
c) Hexano preparado a partir de substâncias quirais em meio quiral.
d) Hexano preparado a partir de substâncias quirais em meio aquiral.
e) Glicose preparada a partir de substâncias inorgânicas em um meio aquiral.
Resposta

Gabarito --> A (Corrigido)
_____________________________________________________________///________________________________________________________________
Eu consegui entender que:

O (1,3 -dicloroaleno é aquele caso de isomeria cis-trans sem carbono quiral, cai recorrentemente no IME ( A resposta seria A)

O Hexano não apresenta isomeria por não possuir carbono quiral (eliminei C,D)

Não consegui entender a B e nem a E. Além disso, não sei muito bem o que seria um meio aquiral/quiral.

Última edição: careca (Qua 19 Mai, 2021 16:36). Total de 1 vez.


Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mai 2021 19 15:37

Re: Simulado IME) Isomeria

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá careca,

Meio quiral/aquiral pode ser várias coisas, mas normalmente é o solvente da reação. Se ele for um enantiômero específico, o meio é quiral. Aquiral é quando o composto não possui atividade óptica ou o solvente é um racemato. Isso porque enantiômeros possuem propriedades químicas distintas quando estão inseridos em meios quirais.

Na verdade, os alenos NÃO SÃO ISÔMEROS GEOMÉTRICOS, eles possuem óptica sem carbono quiral, então são ISÔMEROS ÓPTICOS . Então o gabarito é letra A. Invlusive, pode procurar na web se quiser.

Letra b) Falsa, inclusive esse é o ácido meso-tartárico.

Letra c) e d) Falsas, nem preciso comentar

Letra e) Falsa, EU ACHO que como o meio é aquiral e as substâncias são inorgânicas, provavelmente água e CO2, os enantiômeros se formarão em iguais proporções pois suas propriedades químicas, NESTE CASO, são as mesmas. Então, o que será formado será uma mistura racêmica (racemato), não um enantiômero apenas.

Última edição: Ósmio (Qua 19 Mai, 2021 15:38). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mai 2021 19 16:33

Re: Simulado IME) Isomeria

Mensagem não lida por careca »

Ósmio,muito obrigado! peguei a lógica da questão. O gabarito está realmente errado, confirmei com o professor.

Realmente --> Gabarito A



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “IME/ITA”